16 de setembro | 2014

Aloysio Nunes visita a Santa Casa e fala em remodelar o SUS

Compartilhe:

O senador Aloysio Nunes, que é candidato ao cargo de vice-presidente da República do também senador Aécio Neves, ambos do PSDB, esteve visitando a Santa Casa de Olímpia. Na visita, que durou aproximadamente 30 minutos, na manhã do sábado, dia 13, Nunes falou sobre seus planos futuros, caso seja eleito, e de como deverá ser seu comprometimento com município.

Portador de um histórico de trabalho em prol do hospital, Nunes ressaltou que a intenção é continuar prestando a mesma ajuda de quando era ainda apenas um deputado federal, com “minha solidariedade, com emendas parlamentares, recursos orçamentários. Pode contar sempre”.

E continuou: “neste mandato de senador tenho contado com o Rodrigo, procurador, mas nós precisamos, além disso, fazer uma mudança profunda na atitude do Governo Federal em relação ao setor filantrópico, as Santas Casas e aos hospitais filantrópicos”.

Aloysio Nunes destaca que “basicamente é preciso aumentar a participação do Governo Federal, do financiamento do Sistema Único de Saúde do qual os filantrópicos e as Santas Casas respondem 50% do atendimento médico hospitalar. Isso permitirá corrigir através do sistema único de saúde”.

De acordo com Nunes atualmente as Santas Casas recebem apenas em torno de 50% do custo dos procedimentos e isso gera uma instabilidade financeira permanente: “uma incerteza quanto ao futuro, problemas de gestão grave, que são superados aqui no caso de Olímpia por uma qualidade excepcional das pessoas que estão à frente da Santa Casa e, também com a ajuda da Prefeitura, do Governo de Estado, das emendas parlamentares. Nós precisamos encontrar uma solução estrutural. E a solução estrutural é essa, aumento da participação, do financiamento do Governo Federal, do SUS, mediante adoção de uma Lei que destine pelo menos 10% do orçamento Federal a saúde”.

Entretanto, admite que o SUS é bom sistema, embora sinta a falta de mais financiamento: “O SUS é um excelente sistema. O SUS precisa, aliás, ser melhor implantado. É preciso que no caso de uma cidade polo de atendimento a saúde, haja uma participação também das Prefeituras das cidades vizinhas no custeio do sistema. O problema é que hoje todas as Prefeituras estão sobrecarregadas no gasto de saúde. Olímpia gasta em torno de 25% do seu orçamento, quando a obrigação funcional é 15%, e com certeza as cidades daqui da comarca estão na mesma situação. Por isso é que é preciso que o Governo Federal volte a participar do financiamento do SUS do mesmo nível que tinha há 10 anos, que é de 55% do total dos recursos do sistema. O Governo Federal nesses 10 anos recuou de 55% a 45%, é isso que explica a situação difícil que a Santas Casas e os Hospitais Filantrópicos e também as Prefeituras”.

Já em relação à Santa Casa de Olímpia falou de seu compromisso de “continuar ajudando como tenho feito sempre ao longo de toda minha vida política desde o meu primeiro mandato de Deputado Estadual, estar aqui, sempre uma parceria com este que é mais do que meu amigo, meu irmão que é o Dr. Nilton Martinez”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas