04 de agosto | 2013

Alberto Pedrosa assume a presidência da diretoria da Guarani

Compartilhe:

Da redação e assessoria
Nomeado desde a quinta-feira, dia 1° de agosto, pelo Conselho de Administração da Guarani, o engenheiro Alberto Pedrosa (foto à esquerda) substituirá Jacyr da Costa Fillho (foto à direita) a partir do próximo dia 6, na presidência da diretoria da empresa Açúcar Guarani, que tem plantas industriais localizadas em Olímpia, Gua­raci e Severínia.

Alberto Pedrosa terá, em especial, a missão de fazer da Guarani uma das empresas mais competitivas do setor, principalmente em termos de custo de produção de açúcar e etanol.

Com sua experiência e liderança, dará continuidade ao amplo programa de competitividade Gua­rani 2015/16, lançado há dois anos, que inclui um importante plano de investimento e visa ao aprimoramento do desempenho em diferentes itens da cadeia de produção: rendimento agrícola, mecanização da colheita, extração e custos logísticos.

“A Guarani tem objetivos ambiciosos e dispõe de vantagens o­pe­racionais, particularmente importantes para alcançá-los”, declarou Alexis Duval, Presidente do Conselho de Administração da Guarani. “Alberto Pedrosa conta com todo o apoio do Conselho da Guarani para alcançar essa missão”, acrescentou.

Alberto Pedrosa é brasileiro, nas­cido em 1954. Engenheiro me­câ­nico formado pelo Instituto Tec­nológico de Aeronáutica (IT­A), Alberto iniciou sua carreira em 1976 na Rhône-Poulenc, no Brasil. A partir de 1985, na França e no Brasil, ele assume a responsabilidade da unidade de negócios internacionais. Em 2002, passa a integrar o Comitê Executivo da Rho­dia em Paris, como diretor geral de Compras, Energia e Suprimentos e, em seguida, como presidente da divisão Polyamida do mesmo grupo. Em 2006, Alberto passa a ser responsável pelas Operações de Material Rodante da Alstom Transport. Em 2010, ele assume como diretor, o programa mundial de competi­tivi­da­de da Renault.

SOBRE A GUARANI

A Guarani é uma das empresas líderes do setor de cana-de-açúcar do Brasil e destaca-se entre as ma­iores produtoras de açúcar, etanol e e­nergia. Possui oito unidades industriais, sendo sete no Brasil, na região noroeste do Estado de São Pa­u­lo, e uma unidade em Moçam­bique.

Em 2012, a Companhia processou 18,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e produziu 1,5 milhão de toneladas de açúcar, 530.000 m3 de etanol e 485 GWh de energia para a comerciali­za­ção.

Em abril de 2010, a Tereos In­ter­na­cional e a Petrobras Bio­com­bustível estabeleceram uma parceria estratégica e de longo prazo para consolidar a Guarani como um dos principais atores do setor sucroenergético.

SOBRE

A TEREOS

A Tereos é um grupo cooperativo açucareiro especializado na trans­formação de beterraba, ca­na-de-açúcar e cereais em açúcar, álcool e amido. Com forte presença em seus territórios, a Tereos reúne 12.000 associado-cooperados em torno de uma visão de longo prazo: valorizar a produção agrícola e contribuir com a oferta de alimentos.

Com 40 unidades industriais e 26.000 colaboradores na Europa, América do Sul, África e China, a Tereos acompanha o desenvolvimento de seus clientes, tanto na Europa quanto no exterior. O grupo se destaca entre os lideres mundiais em seus três setores de atividades: açúcares (n°4 mundial, n°2 na Europa), álcool e etanol (n°1 na Europa, n°3 no Brasil) e produtos à base de amido (n°3 na Europa).

PETROBRAS

BIOCOMBUSTÍVEL

A Petrobras Biocombustível é uma das maiores produtoras de etanol e biodiesel do País. No setor de etanol, tem participação em 10 usinas, com capacidade de produzir 1,3 bilhão de litros de etanol por ano.

No biodiesel, opera três usinas próprias e duas em parceria, que juntas apresentam capacidade de 821 milhões de litros/ano. A Companhia também desenvolve o projeto de engenharia para a implantação, em 2015, de sua primeira usina de produção comercial de etanol de segunda geração.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas