05 de setembro | 2021

Agosto foi o mês com o menor número de casos e óbitos de Covid do ano em Olímpia

Compartilhe:

Agosto registrou oficialmente 280 novos casos de infecção pelo novo coronavírus e 9 óbitos oficiais (de acordo com os protocolos da Saúde. O número de pessoas com sequelas, no entanto, foi praticamente o mesmo dos que entraram no sistema oficial. A 9ª vítima da covid-19 de agosto só entrou no sistema na 5ª feira.



O mês de agosto registrou o menor número de casos e óbitos confirmados em decorrência da covid-19 desde o início do ano. Segundo os dados oficiais divulgados no Boletim Epidemiológico, o município contabilizou 270 novos casos no último mês, o que representa uma média diária de 8,70, e 9 óbitos registrados via SIM – Sistema de Informação sobre Mortalidade do SUS.

Em setembro ainda não existe nenhum dado oficial, mas pelo menos duas pessoas morreram pelo menos de sequelas da doença. Um deles, inclusive, faleceu na sexta-feira e estava internado há algumas semanas em tratamento da doença. É Paulo César Pedroso, de 59 anos que era conhecido por ter dançado por muito tempo e participado depois do Godap. Ele deixou a esposa Flávia e os filhos César e Juliana.

PROTOCOLOS DO MINISTÉRIO
DA SAÚDE DEIXA MUITOS DE FORA

O número de óbitos leva em conta os que faleceram e cumpriram os protocolos do Ministério da Saúde, dos quais ficaram de fora principalmente os que morrem de sequelas da doença provocada pelo novo coronavírus, que se fossem juntados poderia superar ou duplicar o número oficial e chegar até a 16 mortos.

Ao todo, durante a pandemia, oficialmente Olímpia chegou a 277 mortos, mas há quem acredite que direta e indiretamente supere os 400.

Os números oficiais representam uma queda de mais de 80% em casos e óbitos em relação ao mês de março deste ano, considerado o pico de toda a pandemia no município, quando foram registrados 1.535 casos e 43 mortes.

ATENDIMENTOS DE SINDROME
GRIPAL TAMBÉM DIMINUIRAM

Os atendimentos no Serviço de Referência em Síndrome Gripal também foram os menores contabilizados neste ano, com 729 no total, além de 494 coletas de SWAB e 40 testes rápidos, ao longo do mês de agosto, o que implica em uma queda de 74,5% nos atendimentos em relação a março, justificando ainda a suspensão do serviço aos finais de semana devido à diminuição da demanda.

Também foi no último mês que a Santa Casa de Misericórdia teve o melhor índice de internações em leitos de UTI Covid desde janeiro, chegando a contar com apenas 5 pacientes internados na ala intensiva (20% de ocupação), o que também demonstra melhoria no quadro da doença.

Aliado diretamente a essa redução nos índices está o avanço da vacinação que já conta com mais de 64 mil doses aplicadas no total, sendo cerca de 95% da população adulta imunizada e mais de 50% com o esquema vacinal completo.

VEJA AS MORTES OFICIAIS EM AGOSTO

269º, Julio Cesar de Castro, 40 anos, terça-feira, 03 de agosto na UTI do hospital Nossa Senhora em Barretos.

270º, Henrique de Souza Duarte, 94 anos, no sábado, 15, na Santa Casa de Olímpia.

271º, Ivanez Martins dos Santos de Moura, 54 anos, na segunda-feira, 16, chegou na UPA em parada cardiorrespiratória.

272º, Horacia Pivello do Nascimento, 85 anos, na quinta-feira, 19 na Santa Casa local.

273º, Valdemar Machado, 81 anos, também na quinta-feira, 19, na Santa Casa de Olímpia.

274º, Mercedes Franco Furquim, 93 anos, na sexta-feira, 20, na Santa Casa local.

275º, Benizio Alexandre de Moraes, 78 anos, no domingo, 22, na Santa Casa local.

276º, Luiz Antonio Mazer, 64 anos, na segunda-feira, 23, na Santa Casa de Olímpia.

277º, Bartolomeu José Itavo, 90 anos, no dia 31 de agosto na Santa Casa de Olímpia.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas