27 de setembro | 2012

Agência de publicidade que prestou serviço para Prefeitura registra pesquisa no TSE

Compartilhe:

A agência de publicidade Preview Consultoria de Marketing, Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública Ltda. que aparece na internet com o mesmo endereço da Preview Marketing e Publicidade Ltda que já prestou serviço para a Prefeitura Municipal de Olímpia, registrou pesquisa de intenção de voto, tanto para o cargo de prefeito, quanto para vereador, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o que consta no site do órgão, trata-se da pesquisa registrada com o protocolo: SP-01289/2012, com data da segunda-feira desta semana, dia 24, para ser divulgada no próximo sábado, dia 29. A empresa declarou que o custo da pesquisa será pago com recursos próprios, no montante de R$ 5 mil.

No registro protocolado consta como estatístico responsável Wander Luiz Benesciuti, com registro no CONRE com o número 8509-A. Já a empresa está registrada no CONRE com o número 5944-08.

Na página do TSE na internet, embora a pesquisa esteja marcada para ser divulgada a partir do dia 29, também está prevista para iniciar no sábado dia 29 de setembro e ser concluída no domingo dia 30 de setembro. A agência informou que deverão ser entrevistados 403 eleitores.

O questionário completo a ser aplicado, no qual constam a forma de resposta espontânea e disco, inicia com perguntas sobre o sexo e faixa etária do eleitor. Mas na primeira pergunta da espontânea, a primeira pergunta é sobre se a eleição fosse hoje, em quem o entrevistado votaria para prefeito e o porque da escolha.

O eleitor também será questionado sobre, se a eleição fosse hoje, quem seria o eventual vitorioso, isso independente de qual seria o seu voto. Mas pergunta também em qual dos três candidatos expostos o eleitor não votaria de jeito nenhum.

Já no disco, no qual são apontados os nomes dos três candidatos para escolha, há também espaço para o eleitor responder se não sabe e também se não votaria em nenhum dos três.

Em seguida é feito o questionamento sobre o nome do candidato a vereador que receberia o voto do entrevistado, também com as opções não sabe ou em nenhum deles. Ao final há o questionamento sobre a escolaridade e a religião desse eleitor.

PESQUISA REGISTRADA ANTES
Curiosamente o site do TSE mostra também outra pesquisa de intenção de voto registrada anteriormente, ou seja, no dia 12 de setembro, com o protocolo SP-00913/2012, para ser divulgada na segunda-feira, dia 17 de setembro.

Esse registro de pesquisa também para os cargos de prefeito e vereador, foi feito pela empresa Jet Publicidade e Pesquisa Fernandópolis Ltda., com custo de R$ 5 mil, valor que seria pago por Eleições 2012 Comitê Financeiro SP Único DEM de Olímpia, na qual seriam entrevistados 400 eleitores em um único dia, ou seja, no dia 16 de setembro, um domingo.

No registro consta que o estatístico responsável é Augusto da Silva Rocha, registrado no CONRE com o número 7655-A, enquanto a empresa está registrada também no CONRE com o número 5900/08.

O questionário completo é praticamente idêntico ao apresentado pela Preview, apenas com algumas inversões principalmente sobre questões de religiosidade e faixa etária do entrevistado.

No entanto, embora já passados vários dias da realização da pesquisa, também curiosamente os resultados não foram divulgados.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas