05 de outubro | 2014

Aécio (PSDB) vence eleição em Olímpia com 58,27% dos votos contra 24,21% de Dilma (PT)

Compartilhe:

O senador Aécio Neves, do PSDB, conseguiu um desempenho surpreendente na reta final das eleições e em Olímpia acabou conseguindo 58,27% dos votos, mais da metade da segunda colocada, a presidente Dilma Rousseff do PT.

A candidata Marina Silva do PSB, que se manteve durante a maior parte da eleição em segundo lugar, obteve apenas 14,37% dos votos no município.

Os candidatos do PSDB ao governo e ao Senado, Geraldo Alkmin e José Serra, respectivamente, em Olímpia, também tiveram votação significativa, com mais de 70 por cento dos votos nas respectivas eleições.

Na eleição para a Camara Federal, foram confirmados como primeiro e segundo colocados os candidatos apoiados pelo prefeito Eugênio José Zuliani e pelo vice Gustavo Pimenta, Rodrigo Garcia e Bruno Covas, primeiro e segundo colocados.

Para deputado estadual, Itamar Borges foi o mais votado, seguido por João Magalhães do PMDB e pastor Leonardo do SD (abaixo, os principais resultados de Olímpia).

Por outro lado, para a juíza eleitoral da comarca de Olímpia, Marina de Almeida Gama Matioli, as eleições na comarca de Olímpia, que engloba as cidades de Embaúba, Cajobi, Severínia, Olímpia, Guaraci e Altair, foram tranquilas e foram registradas apenas três ocorrências de realização de boca de urna na cidade de Cajobi.
As urnas começaram a chegar no cartório eleitoral por volta de 17h15 e os trabalhos foram finalizados por folta de 20 horas, quando todos os resultados já apareciam no site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

"Essa eleição realmente foi muito tranquila na maior parte das cidades. Aqui em Olímpia a votação transcorreu na maior tranquilidade, não tivemos incidentes, nas cidades em volta também não. O único local onde a gente teve três apreensões por boca de urna foi em Cajobi. Mas do resto ocorreu sem incidentes, o eleitor pode comparecer à urna, dar seu voto tranquilamente. Eu faço um balanço muito positivo dessa eleição", afirmou.

Sobre incidentes com urnas eletrônicas a juíza contou que apenas três apresentaram problemas e isso foi corrigido já de manhã, mas não foi preciso trocar nenhuma urna na comarca.

Já a respeito da questão dos santinhos jogados nas portas das escolas Marina de Almeida entende que é um ponto negativo que corre nas eleições. "Infelizmente isso é um hábito péssimo. As pessoas realmente não pensam nas consequências das coisas que fazem. Esse voto de última hora é uma realidade mas, primeiro, o eleitor tem o direito de ir votar sem pressão e, depois, o risco que isso gera realmente é muito grande. Eu mesma presenciei pessoas idosas com bengala tentando andar sem escorregar, crianças pequenas escorregando; imagino que ninguém tenha se machucado. Mas é perigoso, é crime ambiental, além de ser crime eleitoral, isso pode entupir bocas de lobo, isso pode gerar inúmeros transtornos, infelizmente as pessoas continuam adotando esse tipo de conduta", explicou.

A juíza continuou, sobre o assunto, destacando: "Logo de manhã, assim que foi notado que inúmeras pessoas tinham dificuldades para transitar, entramos em contato com a prefeitura; alguns dos fiscais e o pessoal da Justiça Eleitoral mesmo pegaram vassouras, tentaram retirar, mas o vento jogava tudo de volta. Entramos em contato com a prefeitura e foi possível fazer a limpeza. Infelizmente não foi feito logo pela manhã, mas na primeira hora possível isso foi retirado das portas das escolas", concluiu.

Finalizando, Marina de Almeida agradece as pessoas que trabalharam nas eleições. "Os mesários, o pessoal do apoio logístico fizeram esse trabalho que realmente é cansativo. É preciso que as pessoas cada vez mais se conscientizem da importância não só de dar o voto, mas principalmente do respeito que elas devem ter com essas pessoas que estão lá para ajudar para que as eleições ocorram da melhor forma possível".

 

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VEJA O RESULTADO COMPLETO EM PDF

 

>

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VEJA O RESULTADO COMPLETO EM PDF

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas