12 de agosto | 2009

Abertura oficial do 45o Fefol não teve apresentações folclóricas

Compartilhe:

 Pela primeira vez desde que o evento foi criado, a abertura oficial da 45.ª edição do Fefol (Festival do Folclore), realizada na noite do sábado, dia 8, que seria o primeiro dia do festival, não apresentou nenhuma apresentação folclórica, contrariando o que foram preconizado quando ainda vivo, seu idealizar e criador, folclorólogo, professor José Sant’anna. Pelo contrário, as atividades, afora o lançamento do anuário, foram todas relacionadas a atividades políticas, religiosas e artísticas culturais.

Pelo menos isso é o que depreende das atividades desenvolvidas. Primeiro, por volta das 18 horas, aconteceram as inaugurações da Casa do Caipira, uma casa de barro dotada com mobílias, fogão e forno a lenha e, da nova estátua do Curupira, que aparece correndo em direção ao portão principal do Recinto de Exposições e Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna, praticamente em frente à sede administrativa do local. Antes, a figura do patrono do festival ficava numa pequena praça dentro da arena cultural.

 Em seguida foram apresentados vários shows com duplas de músicas sertanejas, que foi, aí sim, seguida da abertura propriamente dita, com os pronunciamentos do presidente da comissão organizadora do evento, Paulo Duarte Ferreira; do assessor do Ministério do Turismo, João Paulo Rillo; da coordenadora dos Festivais, professora Maria Aparecida (Cidinha) de Araújo Manzolli; e do prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho.

Depois, houve uma apresentação que, embora não assumida pela Secretaria Municipal de Educação, aconteceu com a participação de alunos das escolas das redes municipal e estadual de Olímpia, em homenagem ao professor Sant´anna, que contou com participação especial dos grupos olimpienses, Terno de Moçambique de São Benedito e Congada Chapéu de Fitas.

 Depois teve a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, carregada pelo capitão do Moçambique São Benedito, Adelis Paula Santos, cuja solenidade foi seguida de mais uma parte dos shows de músicas sertanejas e, finalmente, por volta das 23h30, aconteceu o show pirotécnico, que durou cerca de 18 minutos.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas