16 de março | 2008

76% concluem ensino médio com baixo aproveitamento em matemática

Compartilhe:

 

Cerca de 76,1% dos alunos da rede oficial de ensino do município de Olímpia concluem o ensino médio, o equivalente ao antigo 2.º grau, com baixo aproveitamento em matemática. Por outro lado, apenas 2,5% obtêm aproveitamento considerado adequado. A esta conclusão pode-se chegar ao avaliar os resultados divulgados nesta semana pela Secretaria de Estado da Educação, relativos ao Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) de 2007.

Embora nesse caso os resultados sejam melhores que os gerais da Direção Regional de Ensino de Barretos, onde 81,4% tiveram aproveitamento abaixo do básico e apenas 1,6% demonstraram aproveitamento adequado, quando se compara com o aproveitamento estadual a situação se inverte. Neste caso, os resultados foram de 71% para abaixo do básico e 3,7% para o considerado adequado.

Mas a situação é ainda pior quando se avalia resultado para alunos que concluíram o curso com nível avançado de aproveitamento. Neste caso, o município ficou com zero por cento, enquanto que na direção regional foi de 0,1% e no Estado, 0,6%.

A situação, embora não muito, melhora um pouco quando a referência são os alunos que concluíram a 8.ª série do ensino fundamental. Enquanto o município obteve 5,9% no nível adequado; 48,3% no considerado básico; e 45,7% no abaixo do básico, na regional foram 4,1%, 41% e 54,8%, respectivamente e, no estado, também na mesma seqüência, foram 5,1%, 44,8% e 49,8%. Também neste caso o município ficou com zero por cento quando se trata do nível avançado de aproveitamento.

As provas do Saresp são aplicadas anualmente aos alunos da educação básica da rede estadual de ensino, com a finalidade de facilitar às escolas no sentido de avaliarem seus desempenhos e melhorar a qualidade de aprendizagem.

Os alunos classificados no nível abaixo do básico demonstram domínio insuficiente dos conteúdos, competência e habilidades desejáveis para a série escolar em que se encontram.

Já o básico demonstra um desenvolvimento parcial. O nível adequado demonstra o que seria considerado pelo menos desejável e o avançado demonstra competências acima do requerido para a série escolar.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas