23 de setembro | 2007

60% querem diminuição das cadeiras na câmara

Compartilhe:

 

Num momento em que se debate o aumento da quantidade de vereadores nos municípios brasileiros, inclusive em Olímpia que pode passar para pelo menos 11 cadeiras, cerca de 60% dos entrevistados nesta semana pela enquete desta Folha, são de opinião de que o que deveria haver mesmo seria uma diminuição.

Metade deste contingente entende que deveriam ser no máximo cinco cadeiras. Por outro lado, apenas 40% dos entrevistados opinaram pela manutenção das nove cadeiras atualmente existentes. Nenhum deles opinou por um aumento no número de vereadores do município de Olímpia.

O fisioterapeuta Donizette Tadeus Manzato, de 51 anos, por exemplo, é um dos que entendem que cinco vereadores seriam suficientes. Principalmente, segundo ele, se trabalhassem ao menos metade do que um profissional liberal como ele ou mesmo outros que atuam na área da saúde.

"A gente percebe que cinco vereadores atuando como deve ser, não haveria necessidade de tantos vereadores como há hoje. E também que não houvesse duas alas, uma a favor do prefeito e outra contra. Isso só prejudica o trabalho dos próprios vereadores", comentou.

Já o biomédico Eduardo Martins Del Dottore, de 28 anos, preferiu não destacar nenhuma quantidade de vereadores para a câmara local, mas apenas destacar que deveriam ser o suficiente para ajudarem na administração de uma cidade do porte de Olímpia.

Para a cabeleireira Silvana Regina Oliveira, de 36 anos, quatro vereadores para a câmara local seria o ideal. "Porque eles brigam demais para fazer alguma aprovação e é tanta briga que não falam nem de fazer para Olímpia", acrescentou.

Já o comerciante Nailton Benardino Barbosa, de 38 anos, é um dos que opinaram para que continuem sendo nove vereadores no município de Olímpia. "Acho que o que tem é suficiente e está bom", avaliou.

Reduzir para cinco vereadores foi a opinião da empresária Fernanda Amâncio Tenório, de 25 anos: "Porque tem um monte e não conseguem resolver nada. Acho que cinco seria uma quantidade suficiente para que não haja tantas brigas na câmara".

Na opinião da advogada Ana Carina Monzani, de 28 anos, a quantidade atual, em relação à população do município, seria a ideal: "Não precisaria nem mais e nem menos".

No mesmo sentido opina o comerciante Marco Antonio dos Santos, de 33 anos: "Se aumentar essa quantidade pode estar gerando mais custos e gastos para o município".

Também para o pedreiro Waldomiro Aparecido dos Santos, de 69 anos, o total de nove vereadores é suficiente: "O que precisa é que trabalhem em conjunto para representar a cidade na assistência social, saúde, educação e mesmo na administração, porque a cidade está muito desleixada (sic)".

A redução para cinco é defendida pelo vendedor Silas Martins Suficier, de 20 anos: "É a quantidade ideal pelo tamanho da cidade. Não precisa mais que cinco vereadores, no máximo seis vereadores estaria de bom tamanho".

Mais severo opinou o vidraceiro Jaime Masson Suficier, de 27 anos: "Acredito que no máximo três, porque tem muita gente lá dentro. Acho que somente três é suficiente".

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas