08 de agosto | 2021

57º Fefol mostra a cultura popular de norte a sul do Brasil a partir de 4.ª feita pela internet

Compartilhe:

 

Neste ano edição mesclará apresentações ao vivo e em vídeos gravados para o evento. Apresentações de grupos de todo o país, oficinas, simpósio e muito mais marcam a programação online do 57º Fefol.


Entre os dias 11 e 15 de agosto de 2021, a Estância Turística de Olímpia – Capital Nacional do Folclore, vai apresentar de forma online a cultura de todo o país, com transmissão pela internet das apresentações do 57º Festival do Folclore de Olímpia.

A programação do evento, que terá edição híbrida com atividades ao vivo e gravadas, começa na quarta-feira, dia 11, a partir das 20h30.

A Cerimônia de Abertura contará com um vídeo produzido pela secretaria de Educação, com a tradicional participação dos alunos da rede municipal, além de convidados como o Grupo Geração Folclore, Grupo Parafolclórico Frutos da Terra e Escola de Samba Unidos da Cohab.

O tema do espetáculo será “Olímpia, há 57 anos conectando pessoas e tradições!”, que retrata um misto de saudade e esperança por dias melhores, relembrando as culturas populares e pessoas importantes ligadas ao folclore e ao festival de Olímpia, entre elas o saudoso Professor Edward Marques da Silva, o Wadão, compositor oficial das músicas-tema da festa e que faleceu em outubro de 2020.

Após a abertura e os discursos oficiais, o primeiro dia de apresentações será aberto com o Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, de Belém – PA, que é o homenageado da edição deste ano. Na sequência, outros quatro grupos de norte a sul do país terão suas danças transmitidas.

Na quinta-feira, dia 12, às 14h, haverá transmissão ao vivo pelo canal do Fefol no Youtube de contação de histórias e, a partir das 20h30, a segunda noite de apresentações terá a participação de cinco grupos folclóricos e parafolclóricos. A programação continua na sexta-feira, dia 13, também com contação de histórias à tarde. À noite, sete grupos de diversos estados brasileiros terão suas apresentações transmitidas a partir das 20h30.

Já no sábado (14), as atividades começam às 16h, com veiculação ao vivo pelo Youtube do 7º Simpósio de Estudos Etnomusicológicos de Olímpia e, a partir das 20h30, mais sete apresentações estão programadas dos grupos convidados. O último dia do evento, domingo (15), será marcado por outras sete apresentações dos grupos participantes, com o encerramento previsto para as 22h30.

Uma novidade neste ano é que os grupos de outras localidades e os folclóricos de Olímpia, como as Companhias de Reis, terão as apresentações gravadas, enquanto os grupos parafolclóricos de Olímpia, GODAP, Frutos da Terra e Anástasis farão seus espetáculos ao vivo, diretamente da Casa da Cultura, mas sem a presença de público. Além dessas atividades, todos os dias, haverá Oficia de Brinquedos Tradicionais infantis como Gira Gira, Balangandã, Helicóptero de Papel, Meteoro e Bitu, com vídeos disponíveis para acesso no canal do Youtube. 

Ao todo, o 57º FEFOL conta com 34 grupos folclóricos e parafolclóricos, de 12 estados brasileiros, representando as cinco regiões do país, sendo 14 grupos de outras localidades e 20 de Olímpia. As apresentações noturnas serão transmitidas na Página Oficial do Festival do Folclore de Olímpia no Facebook e no Canal do Youtube. O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Associação Olímpia para Todos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas