04 de agosto | 2018

54º Fefol começa completando 18 anos de Curupira na prisão

Compartilhe:

#CURUPIRALIVREJÁ!        … ninguém merece ficar preso tanto tempo. Já se vão 18 anos de desrespeito ao mestre.


O 54.º Festival Nacional do Folclore (Fefol) começa na noite de sábado, 04/08, no Recinto de Exposições e Praça das Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna, mas com um senão histórico provocado pela incompreensão da palavra Mito. Isso porque já está se completando 18 anos que o Curupira, o protetor das florestas e Patrono do Festival, por vontade do criador do evento, está numa espécie de cárcere inculta e sem poder receber as chaves da cidade, conforme foi definido pelo mestre, folclorólogo José Sant’anna.

Desde o ano 2000, a solenidade que era fundamental para o professor foi decepada do Festival de forma ditatorial e sem se discutir com a população e já foi motivo de enquetes e de muita polêmica. O tema, no entanto, surgiu novamente nesta semana. Um dos ancoras do Cidade em Destaque, programa diário da Rádio Cidade FM, 98,7 Mhz, comentando o assunto e discutindo com os internautas que participavam diretamente do programa pela internet, iniciou uma campanha no facebook e pela emissora pedindo a libertação do Curupira e que vai ter até camiseta mostrando o Curupira atrás das grades com a hashtag #curupiralivre.

Um dos ouvintes do programa, inclusive, comentou: “É um absurdo que um grupo religioso que não frequenta o Festival por abominar lendas impor sua vontade aos que frequentam. Daqui a pouco eles tiram os santos dos altares da igreja católica, já que não acreditam em imagens”. O assunto é comentado nesta edição na Coluna do Arantes (CLIQUE AQUI E LEIA).

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas