17 de janeiro | 2010

42% dos atingidos por virose local são turistas

Compartilhe:

Embora pudesse parecer o con­trário, apenas cerca de 42% das pessoas atingidas pela virose que vem ocorrendo desde o feriado pro­­longado de Ano Novo são turistas que passaram pelo Parque A­quático Thermas dos Laranjais. Os demais casos de diarréia e vômitos associados, principalmente, foram de pessoas residem na cidade de Olím­pia­.

Segundo a informação da coordenadora de Vigilância e Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Marli Manzatto Belucci dos Santos, até o final da tarde da quinta-feira, dia 14, o setor tinha notificado o total de 436 casos. Destes, 130 foram em turistas e outros 306 em moradores da cidade de Olímpia. O surto que está acontecendo desde o dia 30 de dezembro, a­tin­gindo centenas de pacientes, a ma­ioria com mais de dez anos de idade, apresentando vômitos e diarréias, sintomas geralmente associados às viroses, já é considerado sob controle pela Secretaria de Saúde. A reportagem des­ta Folha tentou, até o fechamento desta edição, obter informações sobre casos que possivelmente tenham surgido até o final da tarde desta sex­­ta-feira, dia 15. Mas a informação era de que estes seriam relacionados somente a partir da manhã deste sábado, o que dificultava uma divulgação antecipada.

Porém, a quantidade de casos tem gerado uma sobrecarga de trabalho na Santa Casa de O­lím­pia. “Foi preciso dobrar o número de médicos, enfermeiros e funcionários para fazer a limpeza do hos­pital. Nosso atendimento está sobrecarregado”, reclama a provedora Helena de Souza Pereira.

Mas a evolução do total de casos foi significativa durante esta semana. Segundo as informações, até o final da tarde da segunda-feira, dia 11, eram 283 casos e três dias depois, quer dizer, no final da tarde da quinta-feira, eram 436, ou seja, cerca de 54% a mais.

A última informação divulga­da relativa à faixa etária das vítimas, aconteceu quando o problema tinha atingido 283 pessoas, sendo que oito delas tinha menos de um ano de idade; 50, entre um e quatro anos; 27, entre cinco e nove anos; e os outros 198 mais de dez anos.

A partir de então, nenhuma outra informação sobre faixa etária chegou a ser divulgado. Importante é que nenhum dos pacientes atendidos na rede pública apresentou quadro clínico grave.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas