04 de julho | 2024

Vamos aprender a fazer o verdadeiro quibe?

Compartilhe:

A Massa Básica para Quibes é um verdadeiro coringa na cozinha. Ela serve ao preparo de várias receitas diferentes / GB Imagem  

 

Vamos aprender a fazer o verdadeiro quibe?

 

Massa Básica

Ingredientes: 300 gramas de trigo para quibe moído; meio quilo de patinho, bem limpo sem gordura ou nervos, moído; 1 cebola média cortada em rodelas; 1 raminho de hortelã; sal e pimenta síria; 1 pequena pitada de pimenta-do-reino branca, moída. Preparo: Lave o trigo e deixe de molho durante uma hora. Escorra e esprema bem com as mãos. Misture o trigo aos demais ingredientes e passe duas vezes pela máquina de moer carne, regulada na abertura mais fina possível.

 

Recheio para Quibes

Ingredientes: 250 gramas de patinho moído; sal e pimenta síria a gosto; 1 pequena pitada de pimenta-do-reino branca moída; 1 colher (sobremesa) de manteiga; 2 cebolas médias picadas. Preparo: Esquente o óleo e frite bem a carne. Tempere com sal, as pimentas e acrescente a manteiga e a cebola. Quando a cebola começar a dourar, o recheio estará pronto. É utilizado no Quibe Frito e no Quibe Assado.

 

Quibe Frito

O Quibe Frito utiliza a “Massa Básica” e recheio. Além disso, é preciso ainda um litro de óleo e uma colher de manteiga para fritar; e mais 2 ou 3 colheres (sopa) de manteiga para umedecer o recheio. Forme pequenas bolas com a “Massa Básica”. Depois alongue, dando o formato e tamanho de um ovo. Coloque na mão esquerda e vá furando com o dedo indicador direito. Depois afine as paredes o máximo possível. Coloque o recheio neste orifício e junte também meia colher (café) de manteiga. Umedeça a mão e feche o orifício, apertando bem as pontas. Esquente bem o óleo misturado com a colher (sopa) de manteiga e frite os quibes aos poucos. Os quibes também podem ser recheados com ricota amassada e bem temperada com cheiro verde, sal e pimenta a gosto.

 

Quibe Assado

Também utiliza a “Massa Básica”, o recheio e manteiga. Unte um refratário com duas colheres (sopa) de manteiga. Disponha, então, 1/3 da “Massa Básica”. Em seguida, espalhe o recheio e cubra com o restante da massa. Esta segunda camada deve ser bem mais espessa que a anterior. Molhe as mãos e umedeça a massa, apertando as beiradas. O Quibe Assado deve ter aproximadamente 4 cm de espessura. Com uma faca molhada, desenhe losangos na superfície que deve ser bem lisa. Esquente o forno a uma temperatura média de 180º. Derreta duas colheres (sopa) de manteiga e espalhe sobre o quibe. Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos.

 

Quibe Cru

Este prato é a “Massa Básica” acima, servida com hortelã, muita cebola cortada em rodelas e azeite de oliva. Cada pessoa tempera a seu gosto.

 

Você sabia que abóbora por ser utilizada no bolo? Que tal Bolo de Abóbora? / GB Imagem

 

Bolo de Abóbora

Ingredientes: Uma xícara e meia (chá) de açúcar; 1/2 xícara (chá) de óleo; 2 ovos bem batidos; 1 xícara (chá) de abóbora madura cozida e amassada; 1 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo; 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo integral; 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio; meia colher (chá) de fermento em pó; 1 pitada de sal; meia colher (chá) de noz moscada moída; meia colher (chá) de canela em pó; meia colher (chá) de cravo em pó; meia xícara de uva passa sem caroço. Preparo: Misture o açúcar e o óleo. Junte os ovos, a abóbora e misture bem. Misture as farinhas com o bicarbonato, o fermento e as especiarias. Acrescente a mistura de abóbora. Mexa somente até que tudo esteja umedecido. Se for necessário, junte algumas colheres (sopa) de água. Misture as uvas passas. Despeje em fôrma de bolo inglês untada (24 x 10 cm). Asse em forno preaquecido durante uma hora e 20 minutos. Espere esfriar antes de servir.

 

Sobremesa de Banana

Ingredientes: 6 bananas; 1 xícara (chá) de água; suco de meio limão; 3 envelopes de adoçante em pó; 1 envelope de gelatina diet sabor Abacaxi; 3/4 de xícara (chá) de água. Preparo: Descasque as bananas e corte-as em pedacinhos. Leve-as ao fogo com 1 xícara de água, o suco de limão e o adoçante. Deixe ferver até que as bananas estejam cozidas, virando-as delicadamente. Com uma escumadeira, retire as bananas da panela colocando-as numa travessa rasa. Em seguida, dissolva a gelatina em 3/4 de xícara de água e misture à calda da cocção das bananas. Despeje a mistura sobre as bananas e leve à geladeira até ficar firme. Sirva gelado.

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas