13 de novembro | 2024
“Uma Parte do Meu Coração” – Será que outras mulheres se sentem assim?
O Efeito do Riso
Em meio aos desafios da vida contemporânea, encontrar maneiras eficazes de lidar com o estresse e promover a saúde emocional tornou-se uma busca constante. No livro “O Efeito do Riso”, publicado no Brasil pela Latitude, a australiana Ros Ben-Moshe oferece uma abordagem única e transformadora baseada na Psicologia Positiva, Neurociência e Sabedoria do Humor. Mais que uma expressão física, a autora propõe a manifestação da alegria como uma filosofia de vida. Ao apresentar estratégias, técnicas e dicas para o dia a dia, a Embaixadora Global do Riso e coordenadora do primeiro curso livre de “Riso, Resiliência e Bem-estar” explica que manter atitudes positivas, mesmo diante das adversidades, é o melhor caminho para aqueles que almejam o bem-estar e a leveza no dia a dia. Quando parecia ter sido atropelada por um ônibus após uma cirurgia de 5 horas para a retirada de um câncer no intestino, Ros Ben-Moshe relembra o quão triste e abalada emocionalmente estava. No pós-cirúrgico, a morfina era sua melhor amiga, mas como estudiosa do riso há mais de 20 anos, ela sabia que tudo o que precisava era uma dose de positividade. Com dicas e atividades simples, a australiana conduz o leitor a exercitar o riso diante de uma doença ou adversidade, no relacionamento amoroso, com os filhos e no trabalho. Ben-Moshe destaca ainda os efeitos fisiológicos de uma boa gargalhada, como o combate aos hormônios do estresse e a liberação de dopamina, oxitocina, serotonina e endorfinas – os hormônios da felicidade. O livro tem 280 páginas.
Uma Parte do Meu Coração
Será que outras mulheres se sentem assim? Apesar de terem seguido a vida e conquistado seus objetivos, existe alguém que pode se desestruturar tanto por uma paixão do passado? Estas perguntas perturbam constantemente a cabeça da protagonista de “Uma Parte do Meu Coração”, romance escrito por Helô Delgado. Na obra, publicada pela Qualis Editora, a autora narra com riqueza de detalhes a história de Lúcia, e exala sensações tão presentes como a dor que persiste em ficar após a partida de seu primeiro namorado, Saulo. Entre flashbacks e os dias atuais, Helô conta que a vida da personagem seguiu mesmo depois do baque sentido ao saber que perdeu o amor de sua vida para a indústria pornográfica. Porém, após 20 anos, um casamento, uma filha e muitas realizações, as amarguras não foram superadas. A narrativa caminha para um evento da turma escolar, que acaba por trazer uma visita inesperada e temida, Saulo. Nesse reencontro inusitado, Lúcia precisará lidar com os sentimentos do passado, e esse momento pode ser um desfecho para a história que nunca acabou dentro dela. Ou, então, um recomeço para um amor que poderá ressurgir após de um hiato angustiante. Será que eles ainda são mesmo a pessoa um do outro? O livro tem 304 páginas.
Os Fantasmas de Borgo Palazzo
Em “Os Fantasmas de Borgo Palazzo”, lançamento da Matrix Editora, a autora Gisela Rao narra os encontros da protagonista Adah com vários espectros no Cimiterio Monumentale di Bergamo, na Itália. Navegando por temas como amor, perda, solidão e busca pelo significado da vida, a obra incita reflexões profundas a partir de uma trama tragicômica cativante. Enquanto passeia pelo cemitério na rua Borgo Palazzo, Adah se encanta pelas construções históricas que compõem as lápides e mausoléus e decepcionada com a humanidade, decide tornar-se voluntária de limpeza no local. O campo-santo vira, então, palco para uma série de encontros sobrenaturais que a levam, a princípio, a duvidar da própria sanidade. O livro é uma exploração profunda das conexões humanas e dos fantasmas que caminham por aí e dos que carregamos dentro de nós. Os capítulos breves tornam a leitura dinâmica e fluida. A autora equilibra seriedade com pitadas de bom-humor e diálogos perspicazes, sua marca registrada na escrita. Gisela mora na Itália desde 2023, e suas experiências no país, assim como outros aspectos centrais da própria vida, servem de contexto para a narrativa autoficcional. “Os Fantasmas de Borgo Palazzo” transforma situações inacreditáveis e místicas em uma oportunidade para o leitor investigar a beleza e a tragédia das vivências humanas. Ao mesmo tempo em que entretém, o olhar curioso e atento de Gisela Rao transpõe para as páginas fragmentos da própria realidade e, por consequência, da realidade de outras mulheres imigrantes que tentam navegar nos próprios desafios e encontrar seu lugar no mundo. O livro tem 118 páginas.
A Flor da Savana
Izabel não imaginava que toda sua vida mudaria em um dia cheio de obrigações corporativas com os chefes “engravatados” de Cape Town. Uma ranger, profissional responsável por guiar grupos de safári em complexos hoteleiros na África do Sul, a protagonista de “A Flor da Savana” precisava demonstrar simpatia e empenho somente por alguns dias no workshop promovido pela empresa. Mas um encontro despretensioso com o chefe até então desconhecido desperta um romance intenso e transformador. Escrito pela psicanalista, mentora de mulheres e palestrante Ana Paula Bordin, o livro retrata a construção de uma relação entre pessoas muito diferentes que precisarão traçar jornadas individuais de autoconhecimento para ficarem juntas. De um lado, a personagem principal experiencia uma trajetória de libertação das amarras do machismo, valorização profissional e reconexão com os desejos. De outro, o parceiro romântico Martin Sipho, apesar de abastado de dinheiro e poder, enfrenta um profundo vazio emocional. Com humor, ironia e paixão, a história perpassa contextos sociais complexos, como o racismo, as desigualdades de gênero e a distância econômica. Tudo isso acontece em meio aos cenários da savana da África do Sul – uma região conhecida de perto pela autora, que utilizou suas vivências pessoais para a criação de uma ambientação realística. Esse contato entre os protagonistas suscita reflexões não apenas sobre relacionamentos amorosos, mas também provoca análises importantes acerca de amizades, família, trabalho e empoderamento. Os impactos dos abusos físicos e psicológicos, a importância da cumplicidade feminina para a autoestima, o poder de explorar a sexualidade sem tabus e a necessidade de desacelerar são alguns dos temas abordados, que ganham pluralidade por meio da visão de psicanalista da Ana Paula Bordin. O livro tem 316 páginas.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!