08 de junho | 2022

Um talento chamado Selma Egrei

Compartilhe:

A atriz está no elenco de “Pantanal” e se prepara para
uma transformação em sua personagem

 

Em “Pantanal”, Selma Egrei aparece interpretando Mariana Novaes, uma mulher rica e arrogante cuja fortuna é consumida ao longo do tempo. No entanto, ela não perde a pose e a altivez / João Miguel J-RG

A atriz Selma Egrei contabiliza cinquenta anos de carreira dedicados ao cinema televisão e ao teatro. Além de atriz, ela também se dedicou à dança e terapia corporal / João Miguel Jr-RG

Selma Egrei caracterizada como Encarnação, emblemática personagem da novela “Velho Chico”, um de seus melhores papeis / Artur Meninea-RG

O enredo da novela “Pantanal” se concentra cada vez mais na fazenda de Zé Leôncio (Marcos Palmeira) e na de Tenório (Murilo Benício). Especula-se que a intenção seja mesmo tirar o foco do núcleo do Rio de Janeiro e focar mais nos acontecimentos no Pantanal. Até mesmo porque o eixo da novela é esse, como o próprio título já diz.

Irma (Camila Morgado), a cunhada de Zé Leôncio, já deixou a mansão de sua família e estabeleceu-se na fazenda. Primeiro ela tentou conquistar Zé Leôncio, mas não conseguiu e daí mudou o foco para os peões. E haja fôlego para tantos amores e “noites quentes”.

Nos próximos capítulos, Mariana Novaes (Selma Egrei) ficará sozinha na mansão da família falida. Depois da morte de Madeleine (KarinaTeles), Gustavo (Caco Ciocler) faz uma longa viagem e Mariana percebe que tem somente a companhia de Zaquieu (Silvero Pereira) e decide viver uma longa temporada na fazenda do genro. Mariana leva consigo Zaquieu.

A chegada de Mariana ao Pantanal tumultua a rotina da fazenda. Ela não faz a mínima ideia de como a vida é naquele lugar e, por isso, provocará muitas confusões, inclusive com Filó (Dira Paes). Enquanto isso, Zaquieu se adapta muitíssimo bem e acaba se apaixonando por Alcides (Juliano Cazarré).

A necessidade de morar na fazenda poderá fazer com que Mariana se torne mais humana e perca a soberba e um acontecimento fará com que ela se ligue na própria realidade: a sua mansão no Rio de Janeiro será assaltada e tudo será levado do local, inclusive as torneiras da moradia.

É esperar e conferir as próximas emoções de “Pantanal”.

Deixando a ficção, vamos falar da atuação de Selma Egrei, a atriz que faz a empertigada Mariana.

Nascida Selma Egrei Moretti Faro Silva, em março de 1949, Selma Egrei é um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira. Formada na Escola de Arte Dramática da USP, ela começou no cinema e fez mais de 40 longas-metragens, o mais recente é “Hebe: A Estrela do Brasil”, no qual interpretou Ignês Capuano. A estreia nas novelas aconteceu em 1970, mas somente seis anos depois é que alcançou maior notoriedade ao participar da trama de “Papai Coração”, na extinta TV Tupi. Praticamente emendando um folhetim ao outro, no começo de 1990, depois de ter feito “A.E.I.O…Urca”, ela foi morar na França e posteriormente na Bélgica e dedicou-se a dança e terapia corporal. Selma Egrei retornou ao Brasil em meados de 2001 voltando aos folhetins. Na época, integrou o elenco de “Roda da Vida”, produzida pela Record TV.  Logo depois interpretou a personagem real Olívia Guedes Penteado, na minissérie “Um Só Coração”. Desde então, a atriz tem participado de produções da Record TV e da Globo.

No teatro, são mais de quinze espetáculos, um emendado ao outro também. O último deles foi “Chá e Catástrofe”, em 2019. Vale dizer que Selma Egrei é sempre presença marcante no palco e por isso sempre foi muito requisitada.

Contabilizando 50 anos de carreira, em reconhecimento à sua atuação e contribuição com a cultua brasileira, ela ganhou prêmios de Melhor Atriz: 2 Prêmio APCA, Prêmio Coca-Cola SP, Prêmio Mambembe, Festival de Cartagena, Prêmio Extra de Televisão e Troféu UOL TV e Famosos.

Vale dizer que seus dotes artísticos não se resumem à atuação e dança, ela também já fez adaptações de texto para o teatro, como no monólogo “Sirimim”, que ela adaptou de originais escritos por Guimarães Rosa.

Ao longo de sua carreira, por causa de seu talento e beleza, Selma Egrei era estrela favorita de alguns diretores do cinema nacional. Além de participar do elenco de “Pantanal”, a atriz também pode ser vista no elenco de “A Favorita”, interpretando a interesseira Dulce Porto. A trama está sendo reprisada pela Globo no “Vale a Pena Ver de Novo”.

Muito discreta quanto a vida pessoal, ela rejeita o rótulo de estrela e já disse que detesta o glamour que cerca a sua profissão. Casada com o fotógrafo Nei Spalongi, o casal mora em um sobrado discreto em São Paulo e divide o espaço com gatos e cachorros de estimação.

Selma Egrei pode rejeitar o rótulo, mas o fato é que ela é uma das atrizes mais bonitas e mais talentosas do cenário artístico brasileiro. É uma estrela. E ponto final.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas