03 de fevereiro | 2013

Um projeto ousado

Compartilhe:

Com a proclamação da República, a Estrada de Ferro D. Pedro II passou a denominar-se Estrada de Ferro Central do Brasil. Foto de 1870 da Estação Central / Arquivo GB Imagem

 


 

 

Em 9 de fevereiro de 1855, o Governo Imperial firmou contrato com o engenheiro inglês Edward Price para a construção da primeira seção de uma estrada de ferro que visava promover, a partir do Município da Corte (Rio de Janeiro), uma completa integração do território brasileiro sobre trilhos.

Foi então criada a Companhia de Estrada de Ferro D. Pedro II, sob a direção de Christiano Benedicto Ottani. O projeto-mestre tinha como objetivo a construção de uma espécie de "espinha dorsal" partindo do Rio de Janeiro com conexões para todas as regiões do Brasil através de ramais a serem construídos pela própria companhia, ou, por meio de outras ferrovias.

As obras começaram em 11 de junho de 1855 e, em 29 de março de 1858, foi inaugurada a seção que ligava a Estação Aclamação (na cidade do Rio de Janeiro) à Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Marapicu (atual Queimados/RJ), num total de 48,21 Km.

Nessa época, havia cinco estações: Campo (atual Central do Brasil), Engenho Novo, Cascadura (ambas no Município da Corte), Maxambomba (atual Nova Iguaçu) e Queimados, na Província do Rio de Janeiro. Em 8 de novembro do mesmo ano, a estrada de ferro se estendeu até Belém (atual Japeri), no sopé da Serra do Mar.

Em 15 de novembro de 1889 é proclamada a República e por aviso do Governo Provisório, a partir de 22 de novembro a Estrada de Ferro D. Pedro II passa a denominar-se Estrada de Ferro Central do Brasil.

Em 30 de setembro de 1957, com a fundação da Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA, a Central do Brasil, como outras 19 ferrovias, passam a fazer parte do acervo patrimonial dessa nova empresa.


DATAS

03/02

– O Partido Comunista Italiano deixa de existir oficialmente depois de setenta anos de história, ao aprovar sua conversão para Partido Democrático da Esquerda (1991)

– Dia da Navegação no Rio São Francisco

– Fundação da cidade de Buenos Aires (Argentina) é oficialmente fundada por Pedro de Mendoza (1536)

 

04/02

– Fundação da cidade de Macapá (AP) (1758)

– Adolf Hitler se autoproclama comandante supremo das forças armadas alemãs (1938)

 

05/02

– Dia do Datiloscopista

– Elevação da vila de Curitiba à categoria de cidade (1842)

– Morte da educadora Armanda Álvaro Alberto (1974)

 

06/02

– Dia do Agente de Defesa Ambiental

– D. João VI é aclamado Rei de Portugal e do Brasil (1818)

 

07/02

– Dia do Gráfico

– Início da navegação a vapor entre o Brasil e a Europa (1851)

– Circula a primeira edição do jornal "Farol Paulistano" (1827)

 

08/02

Nasce Júlio Verne, escritor de novelas francês, criador da novela de ficção científica. Autor de “Volta ao Mundo em 80 Dias” (1828)

 

09/02

– Organização da Companhia de Estrada de Ferro D. Pedro II (1855), posteriormente Estrada de Ferro Central do Brasil

– Morte do Barão do Rio Branco (1912)

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas