19 de maio | 2013

Um paraíso chamado Brotas

Compartilhe:

Brotas, cidade cravada no interior de São Paulo, é um verdadeiro paraíso natural. Uma visita à Cachoeira dos Quatis, por exemplo, é imperdível. Com toda a sua beleza em seus 46 metros de queda, a Cachoeira é um ótimo local para a prática do Canyoning (descida de cachoeiras através de corda, com técnica de Rapel / Rubens Chiri

 

 

Atualmente o rafting é a modalidade mais procurada pelas pessoas que buscam esportes de aventura. O esporte consiste na descida de rio, por corredeiras e quedas d’águas em um bote inflável. Sempre realizado em grupo, trabalhando o espírito de equipe. Na foto a equipe Território Selvagem de Brotas / Rubens Chiri

 

 

A cidade de Brotas, no Estado de São Paulo, ganhou fama porque é a cidade natal do cantor Daniel, não tem dúvida, mas ainda porque Brotas é uma das mais famosas cidades brasileiras quando o assunto são os esportes radicais e o turismo de aventura. É uma cidade centenária, que floresceu na fase áurea do ciclo do café, e ainda mantém a agro-pecuária como base da sua economia. A exuberante vegetação é composta por Cerrado e Mata de Planalto, uma variação da Mata Atlântica. A fauna é constituída por diversas espécies de aves e outros animais bem típicos do cerrado, inclusive o Lobo Guará, em vias de extinção. Como a região tem muitas nascentes, rios, ribeirões e cachoeiras possibilita a prática de diversas atividades perto da natureza.

Situada a noroeste do Estado de São Paulo, Brotas tem verões bastante chuvosos, fazendo com que os rios fiquem mais cheios, ideais para a prática do rafting, o que atrai um grande número de turistas nesse período.

O Rio Jacaré Pepira, que cruza a cidade, pertence à bacia do Rio Tietê e ocupa uma área de 2.612 km², nascendo na fronteira entre São Pedro e Brotas, no alto da Serra de Itaqueri, formando cachoeiras e várzeas exuberantes. O ecoturismo, o turismo de aventura e o turismo rural vêm ganhando uma importância crescente, fazendo de Brotas um forte atrativo para os amantes da natureza.

A Alaya Centro de Aventura oferece programas para toda a família; são cinco alqueires de terra, nas margens do Rio Jacaré. A principal atração é o Verticália (circuito acrobático) – 3 horas de aventura nas copas das árvores, passando por escadas, cabos, pontes suspensas e tirolesas, num total de 35 atividades diferentes.

O Centro conta também com atividades como a Verticalinha – atividade voltada especialmente para as crianças; o Poção (praia e remanso nas águas do Jacaré-Pepira); bóia cross; caiaques, para descer as corredeiras; e um jardim labirinto, com uma coleção de palmeiras brasileiras, e centenas de mudas de árvores nativas, plantas perfumadas, horta e pomar orgânico.

Outra opção é um passeio de meio dia na Fazenda Tamanduá. Num verdadeiro santuário da natureza, um olho d’água cercado por remanescentes de mata ciliar forma uma piscina natural de água nascente borbulhante no meio de uma areia branca muito fina que “canta”. Na volta, o visitante pode escolher entre um pitoresco café da fazenda ou uma refeição caipira. O nome “areia que canta” vem do fato de esta areia, quando esfregada, produzir um ruído parecido ao de uma cuíca.

Tem também a Cachoeira Água Branca, ideal para relaxar, tomar sol e um banho na piscina natural. Depois, há uma visita a um alambique, sendo possível experimentar a pinga feita artesanalmente.

Também interessante de se visitar é a Cachoeira Cassorova, passeio que dura o dia todo, na Fazenda Cassorova. Para aquecer, comece com uma bela trilha que corta o Vale do Cassorova até à Cachoeira dos Quatis. Uma pausa para descanso na piscina natural da fazenda e um autêntico almoço caipira feito no fogão de lenha fazem parte da segunda etapa. Depois, uma pequena caminhada até à Cachoeira Cassorova encerra o dia.

Vale ainda citar a Fazenda Nova América Hospedagem e Aventura, uma fazenda histórica, situada numa das mais belas paisagens do município. Entre as atividades realizadas na fazenda, estão caminhadas, arborismo, rapel, raid, cavalgada e turismo rural.

Perto da antiga barragem da represa do Rio Jacaré está a Fazenda Sinhá Ruth. Nas suas matas escondem-se belas quedas de água. Uma delas tem o nome da fazenda, 35 metros de altura e está aberta para visitas exclusivamente para a prática do canyoning. A Cachoeira do Jovem, com 15 metros, e a dos Quatro Amigos, de 10 metros, completam o roteiro. É necessário o acompanhamento de um guia.

Um lugar bastante interessante de se visitar é o Centro de Estudos do Universo – CEU. Maior complexo astronômico da América Latina, o CEU é um espaço interativo, composto por observatório, planetário, centro de exposições, laboratório e anfiteatro. Permite aos visitantes observar o universo por um grande telescópio e assistir a apresentações multimídia sobre astronomia. Este passeio deve ser marcado com antecedência.

Para quem gosta de curtir o passado e é fã de carros antigos, uma boa opção é o Museu do Calhambeque. Localizado no centro da cidade, o museu abriga automóveis Ford fabricados no início do Século XX e que estão completamente restaurados, conforme suas características originais.

A 23 quilômetros do centro de Brotas e a 1 quilômetro do Bairro do Patrimônio, está a Usina Parque Jacaré. Seu acesso é feito pela estrada que leva à barragem da represa e às principais cachoeiras do alto da serra. Propriedade da Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo (FPHESP), o local possui, junto à barragem, um posto de informações turísticas de onde se pode visitar as belas cachoeiras Dois Irmãos, Três Pedras e a antiga Usina Jacaré.

A Usina Parque Jacaré oferece atividades como trilha monitorizada – uma descida pela trilha, passando por duas cachoeiras até chegar à Usina; visita à sala de máquinas e à vila de casas dos antigos funcionários. A volta é feita pela Estrada Servidão da Usina. Há também uma cavalgada monitorada, que consiste na descida pela Estrada Servidão da Usina até ao ponto de chegada, seguindo depois por uma estrada aberta no meio de mata fechada e retornando pelo mesmo caminho.

Brotas ainda tem muito que mostrar. Procure seu agente de viagens e faça um roteiro imperdível.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas