01 de julho | 2012

Serra Negra, a "Cidade Saúde"

Compartilhe:

Localizado no coração da cidade de Serra Negra, o Parque das Fontes preserva duas fontes de águas medicinais. A “Fonte dos Italianos” e a “Fonte São Carlos”, cada uma com seus específicos tratamentos / Miguel Schincariol

 

A Praça John Kennedy, localizada na região central de Serra Negra, abriga a escultura de bronze em homenagem ao comediante Ronald Golias. Ao fundo o Paço Municipal da Estância Hidromineral, também conhecido como Palácio das Águas / Miguel Schincariol

 

Se você quer curtir um friozinho gostoso, comer boa comida e fazer ótimas compras de roupas de lã e ainda se divertir em diversos barzinhos no centro da cidade, a opção sem dúvida é a Estância de Serra Negra, cidade localizada a menos de 125 quilômetros da capital, São Paulo.

Com um clima aconchegante, a cidade oferece várias opções de hospedagem. Os hotéis e pousadas, geralmente possuem ótimos restaurantes, com comida boa e farta, sem falar em um delicioso café da manhã, com variados pratos.

A vantagem de se hospedar em Serra Negra é a localização. Além de passear por lá, você pode conhecer as cidades vizinhas, como Pedreira, a Capital da Porcelana; conferir o clima agradável de Monte Alegre do Sul; comprar todo o tipo de malha em Socorro e visitar Lindóia e Águas de Lindóia. Tudo isso pode ser feito de carro, ou contratando um receptivo local.

Fundada a 23 de setembro de 1828, Serra Negra era apenas um pequeno povoado de casas rudimentares de pau-a-pique e uma pequena capela.

Sua história começa um pouco antes, em 1821, quando Lourenço Franco de Oliveira e sua família, acompanhados de escravos e agregados, deixaram suas terras em direção a Mogi Mirim e instalou-se perto da então Capitania de Minas Gerais, onde fundou o latifúndio conhecido como Três Barras, por haverem três riachos passando por estas terras.

Assim, a cidade nasceu através da abertura de lavouras e criação de gado naquela imensidão de terras que era o latifúndio das Três Barras. Lourenço de Oliveira reuniu-se com alguns vizinhos e chegou à conclusão que no ponto para o qual convergiam as fazendas da região deveria ser erguido uma capela. A partir de 1873, imigrantes italianos instalaram-se na região influenciando sobremaneira a cultura local.

Serra Negra mantém até hoje tradições centenárias, como festas populares e religiosas, a Congada, a quermesse, as procissões, o "footing" na praça central e a Festa Italiana, da Societá Culturale Italo-Brasiliana de Serra Negra, que resiste ao tempo.

No ano de 1928 um acontecimento marcaria de vez a história de Serra Negra: foram descobertas águas radioativas na Fonte Santo Antônio e, a partir daí, a cidade voltou-se para o turismo, vivendo uma época áurea dos grandes cassinos, chegando à condição de Estância Hidromineral de Tratamento e Repouso em 1938; e a Prefeitura Sanitária, em 1945.

Localizada a pouco mais de 2 horas de São Paulo, na região do Circuito das Águas, Serra Negra é uma estância hidromineral a 1000 metros de altitude na Serra da Mantiqueira, apelidada de "Cidade Saúde".

Clima de montanha, ameno e oxigenado, de beleza natural, assim é Serra Negra, conhecida por suas águas minerais que, além de jorrarem em aproximadamente dezesseis fontes, correm também nas torneiras das casas de seus hospitaleiros habitantes.

É o lugar ideal para quem procura descansar desfrutando de uma ótima infraestrutura e muito conforto.

No total são mais de 30 hotéis, recebendo milhares de visitantes durante o ano inteiro. O comércio é bastante variado, com grande ênfase para as confecções em lã, linhas, malharia, bordados, couro, cerâmica, palha, bambu e artesanatos em geral.

Geralmente o clima é de 23º permitindo assim que se pratique o turismo durante o ano todo.

As principais atrações, além do comércio e gastronomia, são Cristo Redentor, Teleférico, Centro Esportivo, Passeio de Cavalos e Charretes, Centro de Convenções, Centro Aquático Municipal, Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário; Igreja de São Benedito; Lagos dos Macacaquinhos; Fonte de Nossa Senhora de Lourdes; Parque da Represa; e inúmeras fontes de água.

Tem ainda o Balneário Municipal que oferece Balneoterapia, Fisioterapia e Massoterapia e não se esqueça de conhecer a Disneylândia dos Robôs, a garotada vai amar!

Faça já suas malas e venha descansar em Serra Negra!

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas