08 de julho | 2022

Purê de Ervilhas Verdes

Compartilhe:

O Purê de Ervilhas Verdes é delicioso e boa opção para
o lanche ou na refeição principal como acompanhamento
de carnes assadas / GB Imagem

 

 

Purê de Ervilhas Verdes

Ingredientes: Meio quilo de ervilhas frescas; 2 batatas pequenas descascadas; 2 colheres (sopa) de hortelã picadinha (opcional); 1/2 cebola ralada; 1 dente de alho picadinho; 2 colheres (sopa) de manteiga; sal e pimenta-do-reino a gosto; leite quente. Preparo: Numa panela, cozinhe as batatas em água com sal. Escorra e reserve aquecido. Cozinhe as ervilhas, escorra e junte as batatas. Amasse tudo com um garfo ou use o processador de alimentos até obter massa homogênea. Em outra panela, derreta a manteiga, junte a cebola e o alho refogando rapidamente. Acrescente a massa de ervilhas, tempere com sal e pimenta-do-reino, mexa bem acrescentando leite quente até obter o ponto desejado. Desligue o fogo e finalize com a hortelã picada (opcional). Sirva a seguir. Variação: Se preferir, finalize com salsinha picada e azeite. Pode ser usada ervilha congelada, neste caso siga as instruções da embalagem para cozinhar. Depois siga a receita normalmente.  Dica importante: Não use ervilha em conserva.

 

Purê de Abóbora Cabotiá vai bem servido com torradas, biscoitos e pães diversos / GB Imagem

 

Purê de Abóbora Cabotiá

Ingredientes: 500 gramas de abóbora cabotiá cortada em cubos; ½ cebola picada; 1 dente de alho amassado; 1 ½ copo de água; 1 copo de requeijão; cheiro verde picado a gosto; sal e pimenta-do-reino a gosto. Preparo: Numa panela, refogue o alho e a cebola em 1 colher (sopa) rasa de azeite. Acrescente a abóbora e a água. Tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe até amolecer. Desligue o fogo, amasse a abóbora, junte o requeijão e o cheiro verde. Mexa bem e sirva a seguir.

 

Lagarto ao Molho

Ingredientes: 5 colheres (sopa) de óleo; 2 colheres (sopa) de açúcar; 1 quilo de lagarto; 4 colheres (sopa) de vinagre; 1 colher (sobremesa) de sal; 1 colher (sobremesa) de orégano; 2 folhas de louro; 1 colher (chá) de pimenta-do-reino; 4 dentes de alho grandes amassados; meio quilo de cebolas; 1 tomate; salsa e cebolinha à gosto; 2 tabletes de caldo de carne. Preparo: Tempere o lagarto com o alho, sal, orégano, pimenta, louro e o vinagre. Reserve.  Bata no liquidificador a cebola, o tomate, a cebolinha e a salsa num pouco de água. Reserve. Ponha em uma panela de pressão, o óleo e deixe esquentar bem. Coloque o açúcar e deixe queimar ligeiramente. Coloque o lagarto e deixe dourar bem, virando a carne constantemente de todos os lados. Depois que a carne estiver bem dourada, acrescente os temperos do lagarto, o molho batido no liquidificador, o caldo de carne e meio litro de água. Cozinhe durante 40 minutos ou até ficar bem cozida. Depois de cozida, corte a carne em fatias e reserve aquecido. Molho: Dissolva 3 colheres (sopa) de farinha de trigo em meio copo de água. Passe o caldo onde cozinhou a carne pela peneira, junte a farinha de trigo dissolvida e volte ao fogo até engrossar, sempre mexendo. Quando estiver cremoso, junte meio copo de conhaque. Sirva o molho sobre as fatias de carne.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas