20 de julho | 2014

Punta Cana, o paraíso é lá

Compartilhe:

Em Punta Cana, um dos destaques são os resorts “all inclusive” localizados em frente ao mar. É mesmo tudo incluído para garantir aos hóspedes, total tranquilidade e nada de surpresas desagradáveis na hora de fechar a conta / GB Imagem

 


O nome Punta Cana vem de uma palmeira local, abundante em toda a região, cujo aspecto lembra a ponta da cana de açúcar. Daí o nome, “Ponta de Cana” / GB Imagem

 

 

Quando o assunto é Punta Cana, primeiro tem que se falar da República Dominicana. O país fica no Caribe e faz parte das Grandes Antilhas, tendo como vizinho o Haiti. Depois de Cuba, é o segundo maior país do Caribe com uma população de mais de dez milhões de pessoas, sendo que um milhão de pessoas vivem em Santo Domingo, a capital.

A economia gira em torno da agricultura, mineração e serviços, sendo considerado uma nação em crescente desenvolvimento. É um dos destinos turísticos mais procurados do Caribe por causa de suas lindas e paradisíacas praias. A temperatura mantém-se na faixa dos 30ºC praticamente durante todo ano, daí ser tão procurada para descanso e lazer.

A época de alta temporada vai de dezembro a abril, sendo que os preços ficam “mais salgados”, no entanto depois baixam e ficam bem acessíveis atraindo visitantes do mundo inteiro, mas principalmente dos Estados Unidos e Canadá.

E voltando ao assunto Punta Cana; sem dúvida é um dos destinos mais badalados daquela região. O nome deriva de um tipo de coqueiro local cujo aspecto lembra a cana de açúcar, daí o “ponta de cana”. Em Punta Cana vivem cerca de 100 mil pessoas e suas praias mais famosas são Macao, Bávaro, El Cortecito e Cabeza de Toro. Nestes locais, famosas redes hoteleiras espanholas e outras europeias têm seus estabelecimentos; são luxuosos hotéis e resorts que tiram o fôlego do visitante, tanto pelas comodidades que oferece como a qualidade do atendimento. É proibido construir prédios mais altos do que os coqueiros, sendo assim se pode ter uma ideia da exuberância da paisagem local.

E falando da geografia, as ondas mais calmas estão na praia de Bávaro e em Cabeza de Toro, lembrando que vale a pena comparar os preços porque podem ocorrer diferenças bem significativas para o bolso e sem perder a qualidade e o conforto. Os resorts oferecem a opção “all inclusive”, com tudo incluído mesmo, trazendo o sossego, porque o turista tem a noção exata do valor que está pagando e sem surpresas desagradáveis na hora de fechar a conta.

A comida e bebida são consideradas excelentes e preparadas com bons ingredientes. Capítulo à parte e menção honrosa aos drinques preparados à base de rum – muito rum – e frutas.

As praias são rodeadas de coqueiros e protegidas por barreiras de corais; areia branca e mar bem azul. Mesmo que não opte por nenhum passeio especial, só a praia já vale a viagem. Caminhar descalço na areia, curtir as inúmeras barracas de artesanato espalhadas pelo caminho ou um mergulho de snorkel e contemplar os corais, são apenas algumas das inúmeras opções. Vale a pena se informar e desfrutar de todas as mordomias que os resorts oferecem.

A costa de Punta Cana é de águas pouco profundas e formam várias piscinas naturais, um verdadeiro paraíso para o visitante de qualquer idade que pode curtir o mar sossegado e quase sem nenhum perigo. As praias e piscinas naturais são bem sinalizadas e demarcadas a fim de garantir a diversão para o banhista.

Muita badalação e luxo estão na Praia do Bávaro, servida de inúmeros restaurantes, “fast-foods”, bancos e estabelecimentos luxuosos, é mesmo uma área de destaque naquela região.

Para quem gosta de aventura, poderá nadar junto com os golfinhos ou leões marinhos e ainda pilotar a sua própria lancha. Tudo depende da vontade e de quanto se quer, ou pode gastar. De barco e curtindo o melhor da paisagem pode-se chegar à capital, Santo Domingo. Ponto de visita obrigatório é o Altos de Chavón. Trata-se de uma réplica de um vilarejo europeu medieval.

O idioma é o Espanhol e há quem garanta que a comida típica assemelha-se à brasileira. Um dos ingredientes muito usado é a mandioca, mas vale ressaltar que os hotéis e resorts mantém em seu cardápio o melhor da cozinha internacional. No entanto, que graça tem visitar outro país e não experimentar a sua cozinha local? A dica é “Pica Pollo”, ou seja, pedaços pequenos de frango frito; “Tostones” que é banana verde frita e temperada com alho e servida como acompanhamento de carne de porco; e os tradicionalíssimos bolinhos de mandioca. Também servem arroz e feijão, mas estão são preparados misturados um ao outro. É comum encontrar barracas que oferecem algumas frituras típicas, mas é bom dizer para tomar cuidado com tais preparações. A moeda local é o Peso Dominicano, mas o Dólar é aceito sem nenhuma restrição. 

A melhor maneira de viajar para Punta Cana é procurar uma agência de viagens e adquirir um “pacote”, com transporte, traslados, hotéis e “all inclusive”. Algumas agências ainda oferecem a opção de pagamento parcelado com cartão. Então, programe-se e vá curtir um pouquinho do Mar do Caribe.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas