02 de fevereiro | 2014

Pele livre de rugas é o sonho de todos e todas

Compartilhe:

Rosto liso e pele firme não são tão difíceis de conseguir. É preciso não negligenciar na prevenção e escolher os produtos adequados / GB Imagem

 


Cada vez mais, a formulação dos cosméticos prometem a prevenção e o combate às rugas do rosto. Basta ler os rótulos e conferir os ingredientes / GB Imagem

 

 

“As pessoas teriam menos rugas se parassem de se estressar atrás da juventude eterna”. Disse certa vez a atriz Júlia Lemmertz, que volta ao ar na novela “Em Família”, sobre os atuais padrões de beleza da atualidade. Mas qual o homem ou a mulher que nunca ficou frente a um espelho examinando seu rosto à procura de uma ruga ou pé de galinha? Querendo ou não, todos se preocupam com sua aparência e ninguém na realidade quer envelhecer, mas o envelhecimento cutâneo é um processo natural, entretanto, é possível manter uma aparência mais jovem do que a idade cronológica, quando a pessoa se cuida e utiliza os recursos cosméticos e tecnológicos.

As rugas são vincos que se formam na pele humana ao longo do processo de envelhecimento do corpo humano. Elas podem ser de dois tipos: expressão ou idade. As rugas de expressão surgem em consequência da repetição constante de determinados movimentos faciais, como franzir a testa, por exemplo.

As rugas surgem devido à perda de firmeza, derivada da diminuição do colágeno. Isso ocorre naturalmente com o avançar da idade, mas pode ser acentuado ou antecipado por outros fatores, sendo o principal a exposição excessiva à luz solar, por isso o uso de filtro solar é muito importante, principalmente como prevenção. As rugas comumente surgem na testa, ao redor dos olhos e no sulco nasolabial, ou seja, na linha que vai da lateral do nariz ao canto da boca.

Com a alta tecnologia de alguns cosméticos modernos, as rugas tornam-se opcionais, podendo ser removidas ou evitadas com tratamento de prevenção.  Na medida certa, com o acompanhamento de um médico – dermatologista ou cirurgião plástico – um tratamento de rejuvenescimento eleva a autoestima, a confiança, entre outros aspectos emocionais. Hoje, uma das formas de amenizar as rugas é com preenchimento à base de ácido hialurônico, que melhora a beleza da pele, tratando as rugas, recuperando o volume e o contorno facial. Mas, quando elas já estão instaladas, é preciso saber que a forma de abordagem, o procedimento e o tipo de ácido a ser aplicado deve ser escolhido levando-se em consideração a profundidade, sua origem e localização.   

Uma vez que as rugas já estão estabelecidas, é necessário recorrer aos produtos que tenham a capacidade de hidratar e estimular o colágeno, como ácido retinóico, glicólico ou lático. Para os casos mais avançados, entra em ação a toxina botulínica e os preenchedores à base de ácido hialurônico, além de outras “armas” como a Luz Intensa Pulsada, lasers e peelings, os quais devem ser usados por profissionais da área.

Segundo especialistas é importante se prevenir e evitar que as rugas apareçam. Para evitar as rugas, são altamente eficientes os produtos com potencializador em forma de Sérum, que contenham ácido hialurônico desidratado, extratos dermorrelaxantes e pigmentos difusores de luz. No mercado são muitas as opções, mas é necessário procurar um profissional da área para fazer as indicações adequadas. O uso de produtos não adequados podem levar a sérias lesões na pele, alerta os dermatologistas.

Falando do ácido hialurônico, ele se tornou o queridinho nos consultórios dos dermatologistas quando o assunto é o preenchimento de rugas e marcas de expressão. Assim, fica decretado o fim do “bigode chinês”.

Atualmente, a indústria cosmética tem aperfeiçoado os seus produtos e já é possível encontrar ácido hialurônico com texturas ideais para cada caso. Por exemplo, quanto mais viscosa a substância, maior será a sua capacidade de repor o volume perdido, é isso que explicam os especialistas nestes procedimentos.

Outra opção de prevenção são os cremes com DMAE. A pele flácida, com rugas é decorrente da desorganização das células da derme. Com o uso do DMAE estas células tendem a se organizar, ou seja, quanto mais envelhecida a pele maior a desorganização celular então, melhor será o efeito do DMAE. Segundos especialistas, o seu uso contínuo aumenta a firmeza da pele, melhorando o contorno facial e as linhas de expressão, aumenta a firmeza da área dos olhos, reduzindo bolsas e o aspecto de cansaço, além de promover a melhoria do contorno dos lábios, testa e o aumento da tonicidade e maciez da pele. Importante saber que estes efeitos do DMAE são cumulativos e os resultados aumentam à medida que é utilizado.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas