28 de setembro | 2015

“Pé na Cova” está de volta

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Elenco reunido na festa de lançamento da quarta temporada de “Pé na Cova”, que aconteceu no Irajá, no Rio de Janeiro, bairro que é cenário da série / Renato Rocha Miranda-RG

Miguel Falabella continua sendo o autor de “Pé na Cova” e também continua interpretando Ruço, o principal personagem da série / Renato Rocha Miranda-RG

 

 

 

Muitos achavam improvável que a Globo colocaria mais uma temporada de “Pé na Cova” no ar, mas o improvável aconteceu. Nesta terça, logo após “Mister Brau”, estreia a quarta temporada da série escrita e estrelada pelo talentoso Miguel Falabella. “A identificação do público vem, basicamente, por ser a comédia da tolerância. Em que todos são bem-vindos, aceitos, e olhados na sua humanidade. Os personagens são bizarros, fora dos padrões, mas são gente. E o olhar que se lança sobre os personagens é um olhar de humanidade mesmo”, conta Falabella, sobre a receita de sucesso de “Pé na Cova”.

As principais novidades ficam por conta dos eventos que movimentam a trama nesta nova temporada, como o grande casamento de Alessanderson (Daniel Torres) e Luiziane (Laura Keller), no primeiro episódio. As equipes de cenografia e produção de arte trabalharam em conjunto para criar uma festa crível e visual. “Montamos um casamento bacana, com arranjos de flores, velas, vidros, bolo, bem-casados, docinhos, enfim, tudo que um bom casamento exige. Gravamos as cenas em estúdio e tivemos o cuidado de fazer tudo muito real. As louças usadas, por exemplo, foram verdadeiras”, explica a produtora de arte Marcia Rossi.

A antiga funerária de Abigail (Lorena Comparato) e Clécio (Magno Bandarz) também vira uma curiosidade à parte durante o seriado. “Nesta temporada, com a Santa Abigail falida, uma família de chineses se apropria do espaço e coloca uma funerária e uma pastelaria chinesa sob o mesmo teto. O cenário final é engraçadíssimo”, conta o cenógrafo Keller Veiga. 

Na casa de Ruço (Miguel Falabella), no antigo quarto de Odete Roitman (Luma Costa), agora ocupado por Abigail e Clécio, as mudanças foram mais pontuais. “Eles continuam usando o quarto quase do mesmo jeito. As alterações foram pequenas, como retirar as perucas de Odete do local, porque a Abigail não usa”, diz Marcia. Já em momento posterior, quando eles se mudam com o pequeno Neymã para a casa de Juscelino (Alexandre Zachia), a transformação na cenografia fica mais evidente. Isso porque, além do quarto que ganham para a família, onde colocam um berço para a criança, Abigail conquista um cômodo exclusivo para se exibir na Internet.

Não há dor nem problema no mundo que não possa ser amenizado com uma boa dose de humor e imaginação. Em sua quarta temporada “Pé na Cova” traz as transformações e situações ainda mais inusitadas da turma mais cativante e excêntrica que o bairro do Irajá produziu.  O seriado de Miguel Falabella tem direção-geral de Cininha de Paula e traz à tela não só o universo idílico e lírico do subúrbio carioca, palco de esquisitices e diversidade, mas também da tolerância de quem não leva a vida (e a morte!) tão a sério. “De forma fantasiosa e poética, ‘Pé na Cova’ é a comédia da tolerância. Mostra que, no fundo, ninguém gosta de ter preconceitos”, afirma Miguel Falabella.

Após Clécio e Abigail falirem a funerária Santa Abigail, Ruço, com pena do casal, resolve abrigar a ex-mulher e o “ex-filho” trambiqueiro em casa. Só que a boa ação não agrada a família, que acredita estar dormindo com o inimigo. 

Alessanderson, filho mais novo de Ruço e Darlene (Marília Pêra), então deputado, continua com ambições a um bom cargo político e decide se casar com Luiziane para ganhar a confiança do eleitorado. Mesmo promovendo uma grande festa, com direito a muitas fotos e até mesmo uma lua de mel forjada, a tentativa de formar uma família modelo pode ser mais difícil do que ele imagina.

A globalização chegou com tudo no Irajá. A concorrência da F.U.I (Funerária Unidos do Irajá) passa a ser internacional e quase desleal. Um grupo de chineses aproveita o embargo na justiça para o funcionamento da Santa Abigail e promove uma invasão ao Irajá. Como uma estratégia de guerrilha, eles se apropriam da loja e abrem uma pastelaria/funerária no bairro, caindo nas graças da vizinhança.

Desesperado, o patriarca da família Pereira tem a brilhante ideia de driblar a concorrência com a criação de enterros customizados. “O sucesso da série vem de uma realidade brasileira. Ele fala dessa luta que o brasileiro tem por um pequeno espaço, qualquer que seja ele. De fazer o seu trabalho honesto, de ganhar dinheiro”, reforça a diretora geral Cininha.

Ruço precisa mesmo ganhar dinheiro. Afinal, Odete Roitman se aposenta da profissão de stripper para se dedicar aos filhos, Sermancino (Gabriel Lima) e Heleninha, e ao marido Tamanco (Mart’nália). Odete se cansa da exibição na Internet e, para o seu lugar, a loira convoca Abigail, que surpreende no pole dance e faz crescer os lucros do site. 

As confusões não param por aí, e a clínica do Dr. Zóltan (Diogo Vilela) ganha ainda mais protagonismo na série. Agora, além das transformações estéticas, Zóltan, que na verdade não é médico e sim veterinário, realiza mudanças estruturais e psicológicas em seus pacientes. Nesta quarta temporada, as mudanças comportamentais dos personagens serviram como elemento-base para as equipes de caracterização e figurino, mas sem deixar de lado a simplicidade e a alegria do subúrbio, presentes desde o início do seriado. Por exemplo, para marcar a transição de Odete Roitman, de stripper para empresária da Internet, a figurinista Sonia Soares apostou no uso de novas peças para a personagem. “Ela fica mais séria, as saias alongam e ela passa a se cobrir um pouco mais. Mas tivemos o cuidado de manter a sensualidade da Odete, que é um traço forte da personalidade dela. Por isso, apesar dos terninhos e dos vestidos mais compridos, ela continua usando roupas justas”, explica. “Os tons das peças continuam escuros, com o cinza, o marinho, o preto, o vinho e o off white que ela sempre usou”, completa ainda a figurinista. Já na maquiagem, as cores variaram. “Odete troca o visual carregado, com batons e sombras berrantes, por tons mais elegantes”, conta o caracterizador Luiz Ferreira.

Essa é apenas uma das mudanças que a série trará a seus personagens, na tentativa de inovar e não deixar a atração cair no marasmo e perder audiência. Só conferindo na telinha para ver as novidades.

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