21 de dezembro | 2021

Passar o réveillon no Rio de Janeiro é o sonho de muita gente!

Compartilhe:

Receber o ano novo, pisando nas areias de Copacabana, brindando e admirando a maravilhosa queima de fogos é o sonho de consumo de muitos mortais / GB Imagem

Visitar o Cristo Redentor no Rio de Janeiro é imperdível e se for ao pôr do sol, o passeio se torna inesquecível / GB Imagem

O famoso calçadão de Copacabana. Cenários de várias novelas e filmes que encantam os telespectadores / GB Imagem

Quem nunca sonhou em visitar o Pão de Açúcar e andar no famoso bondinho que leva os turistas até o pico do monte? / GB Imagem

O Pão de Açúcar conhecido internacionalmente e está na lista dos mais fotografadas do mundo / GB Imagem

O Rio de Janeiro é uma cidade verdadeiramente maravilhosa, de grandes contrastes, onde construções históricas, igrejas e monumentos estão em harmonia com sua arquitetura ultramoderna / GB Imagem

As famosas praias cariocas cobiçadas pelos turistas. São mais de 90 quilômetros de praias para todos os gostos / GB Imagem

O sonho de consumo de muito brasileiro, além dos turistas internacionais, claro, é passar a virada do ano nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, brindando e admirando a queima de fogos num espetáculo de encher os olhos e alma. Este ano, ainda por causa da pandemia a queima de fogos ocorrerá além de Copacabana, em mais nove pontos distribuídos pela cidade. Para evitar a aglomeração não haverá show, mas a prefeitura instalará 25 torres de som que tocarão música na orla de Copacabana e farão a contagem regressiva para o novo ano, inclusive com postos de vacinação para quem ainda não se imunizou ou está com a segunda dose ou dose de reforço atrasadas.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, o objetivo é espalhar as festividades por todas as regiões da capital, a fim de evitar que a população se dirija, prioritariamente, para Copacabana, provocando aglomerações. Serão 16 minutos de queima de fogos em Copacabana, 12 minutos no Flamengo, 10 minutos na Igreja da Penha, 8 minutos no Piscinão de Ramos, na Ilha do Governador, no Parque Madureira, em Bangu e na Praia de Sepetiba e 5 minutos no Recreio e na Barra da Tijuca.

Mas, se neste ano ainda não possível curtir os fogos de corpo presente, nas areias de Copacabana, quer seja pela pandemia, ou pela questão econômica, ou por qualquer outra razão, uma boa opção é ver tudo pela TV, não é a mesma coisa, mas serve para sonhar e quem sabe no próximo ano estar lá e curtir tudo de pertinho.

Só para constar, a cidade do Rio de Janeiro foi eleita um dos melhores destinos para se visitar em 2022 pela revista especializada “Condé Nast Traveler”. Os editores elencam anualmente as melhores cidades do mundo para turismo e a Cidade Maravilhosa apareceu em primeiro lugar.

Quem visita o Rio de Janeiro, não se esquece jamais. Há mais de quinhentos anos atrás os europeus descobriram a Baía de Guanabara. Eles não eram turistas, mas sim exploradores que acreditavam ter descoberto a entrada de um grande rio. Era dia primeiro de janeiro de 1502 e por isso batizaram o lugar com o nome de Rio de Janeiro.

Passaram-se cinco séculos e o Rio, assim como a estátua do Cristo Redentor no alto do Corcovado, permanece de braços abertos para dar as boas-vindas aos visitantes do mundo inteiro.

O acesso é fácil. O Aeroporto Internacional Tom Jobim opera diariamente com as maiores linhas aéreas brasileiras com suas rotas nacionais e internacionais. O Rio de Janeiro ainda está na rota dos principais cruzeiros marítimos e tem ainda as rodovias que liga às principais cidades do País.

A sua beleza vem das montanhas, florestas, praias e lagoas que se fundem num magnífico cenário, como o imponente Pão de Açúcar que guarda a entrada da Baía de Guanabara e os noventa quilômetros de praias que dividem a terra e o mar. Tem ainda o Jardim Botânico, considerado um dos mais completos do mundo, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o zoológico, com seus jardins e todos os animais que compõem o ecossistema local.

Os noventa quilômetros de praia ditam o estilo de vida da cidade, algumas delas como Ipanema e Copacabana que estão entre as mais famosas do mundo. As praias também são os locais ideais para a realização dos eventos esportivos; shows de música e concertos gratuitos acontecem o ano inteiro culminando com a comemoração do Ano Novo.

O Rio de Janeiro é uma cidade de grandes contrastes, onde construções históricas, igrejas e monumentos estão em harmonia com sua arquitetura ultramoderna. Descoberta em 1502, o Rio de Janeiro mantém muitos vestígios do passado; edifícios dos Séculos XVI e XIX refletem a história da cidade e seu crescimento.

A cidade floresceu com a chegada da corte portuguesa em 1808 e alcançou o apogeu com a Proclamação da Independência em 1822.

Inúmeros investimentos foram feitos no sentido da restauração do patrimônio histórico. O maior exemplo disso é o “corredor cultural” que fica bem no centro do Rio de Janeiro. O corredor engloba vários edifícios históricos, como o Paço Imperial, construído em 1743, assim como uma série de centros culturais e museus, destacando-se o Centro Cultural Banco do Brasil, instalado numa construção datada de 1880. Os tesouros históricos do Brasil e do Rio de Janeiro estão distribuídos em diversos museus e galerias que também expõem as obras dos maiores artistas contemporâneos.

Como todas as grandes e modernas cidades, o Rio de Janeiro nunca dorme. Rica em entretenimento e alegria, a noite carioca oferece o equilíbrio perfeito para um dia de descanso na praia ou para um dia duro de trabalho.

Ir a um restaurante no Rio de Janeiro é considerado um excelente programa e as opções variam desde os mais sofisticados restaurantes franceses ou italianos, até um simpático barzinho especializado em aperitivos que acompanham um chope gelado, sentado na calçada.

Outra opção na noite são os imperdíveis shows ao vivo, as principais atrações se dividem entre músicos nacionais e internacionais. O Rio de Janeiro é a capital cultural do Brasil, sendo que o Teatro Municipal é uma atração à parte.

O Brasil é o país do Carnaval. A frase é conhecidíssima, assim como todo mundo sabe que a cidade do Rio de Janeiro é a capital nacional da festa. A fama é tanto no Brasil como no exterior. Carnaval é produto de exportação. E quem pensa que a festa é restrita aos cariocas, está enganado. Todos são bem-vindos. E como chegam os visitantes!

A Cidade Maravilhosa tem diversas atrações, algumas delas como o Pão de Açúcar conhecido internacionalmente e que está na lista das mais fotografadas do mundo. Merecidamente, por sinal.

Invariavelmente, todos os hotéis oferecem opções de passeios que permitem ao visitante conhecer os mais famosos pontos turísticos da cidade.

Ao Corcovado pode-se chegar de automóvel ou por um sistema de trens que partem de uma estação de fácil acesso, via ônibus, taxi ou transporte de aplicativos. Para chegar até a base do Pão de Açúcar também se pode utilizar o ônibus ou carro. E tem ainda o imperdível bondinho.

As praias são a maior atração, assim como a Floresta da Tijuca, o Jardim Botânico, a Ilha de Paquetá. E, para quem não dispensa uma visita cultural, tem o Museu de História Natural, o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu de Arte Moderna e inúmeras galerias com mostras culturais. Em Ipanema, não deixe de visitar a feira de artesanato que acontece por lá todos os domingos.

O Cristo Redentor é, sem dúvida, o ponto turístico mais visitado pelos turistas que vão ao Rio de Janeiro. Por isso, tire umas horas bem sossegadas para visitar o local. Com certeza será um momento inesquecível. Ainda dá tempo de preparar uma bela viagem para o Rio de Janeiro e passar suas férias por lá. Não esqueça de respeitar os protocolos sanitários de combate ao novo coronavírus e suas variantes.

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas