22 de dezembro | 2013
Para garantir o sucesso das festas é preciso planejar
Quando se trata de organizar os festejos de Natal e Ano Novo geralmente o assunto vem acompanhado de certo estresse e expectativa. Primeiro é a lista dos presentes que teoricamente deveriam começar a serem comprados em setembro ou outubro, mas, na realidade, todos deixam para fazer isso em dezembro.
Depois vem a organização da festa: qual será o cardápio, quem faz o quê; se é a dona da casa quem cozinhará, se os convidados trarão um prato, e assim por diante, dependendo do tipo da festa e da intimidade que os convidados têm entre si. Claro que o mais importante é a reunião e o carinho trocado uns com os outros, mas para a dona da casa as preocupações vão muito além, principalmente se a cozinha ficar por sua conta.
Para evitar “muito sofrimento”, o jeito é planejar tudo e com antecedência; tão importante como definir o que servir é aprender a calcular as quantidades.
Na maioria das vezes, por receio de faltar comida, acabamos ficando com um estoque de sobras na geladeira; e também o inverso pode acontecer, ou seja, alguém ficar sem experimentar aquele prato que estava delicioso, mas, infelizmente não foi suficiente para servir a todos. Assim, calcular a quantidade de alimentos é fundamental. Especialistas no assunto garantem que quanto maior o número de convidados, menos comida será necessário preparar. Por exemplo, para 100 convidados, o cálculo ideal é para 85. Nem todo mundo tem um apetite invejável, sem contar as pessoas que estão de dieta, e também as crianças e os idosos.
Para evitar desperdício, consulte os convidados para saber de suas preferências e monte um cardápio menor e mais enxuto, evitando assim desperdícios. Procure optar pelo mais simples e saboroso; o freezer também é um grande aliado uma vez que existe uma infinidade de pratos que podem ser preparados com antecedência. Outra tendência muito atual são os chamados “pratos únicos”, aqueles alimentos que se preparam em quantidades suficientes e que, por sua composição não necessitam de muitos acompanhamentos, bastando apenas um saboroso arroz branco e uma salada básica.
As bebidas alcoólicas, água e refrigerantes podem ser compradas com antecedência e em maior quantidade. Preste atenção aos ingredientes frescos, como folhas, frutas, que devem ser adquiridos no dia e na quantidade certa.
Descongele sempre todas as carnes da maneira correta. As aves como peru ou frango, coloque na geladeira no dia anterior, na própria embalagem.
Se a opção for os frutos do mar, antes de guardá-los na geladeira limpe-os e embale-os em filme plástico. Consuma-os em dois dias, no máximo.
Agora, o mais importante, as quantidades de cada alimento por pessoa:
Carnes para assar com osso: 350 gramas; bacalhau: 200 a 250 gramas; peixes (filés): 200 gramas; arroz: 50 gramas; massas: 100 a 150 gramas; vegetais: 150 gramas; salgadinhos: 10 unidades; refrigerantes e sucos: meio litro; água: meio litro; vinho: 1 garrafa para 4 pessoas; uísque: 1 garrafa para 10 pessoas; champagne: 1 garrafa para 3 pessoas; frutas frescas: 200 gramas; salada de frutas: 200 gramas; frutas secas: 200 gramas; sorvete 1,5 litro para 10 pessoas; bolos: 100 a 150 gramas.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!