20 de outubro | 2022

Os grandes aliados da saúde

Compartilhe:

Indispensáveis à saúde, as vitaminas e os sais minerais devem fazer parte de uma dieta saudável. Ingeridos em pequenas quantidades diárias, elas contribuem para o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo.

A Vitamina A é recomendada para a saúde dos olhos, dentes, das células, é também indicada na fase de crescimento. Pode ser encontrada no leite e seus derivados, peixe, tomate, ovo, na carne magra e na cenoura.

Formando o Complexo B, temos a B1, B2, B3, B5, B6, B12, H é Ácido Fólico, essenciais para a pele, cabelos, olhos, bom desempenho das glândulas, nervos e crescimento. Estimulam o apetite e se concentram no leite e derivados, ovos, carnes (músculos), peixe, germe de trigo, soja, legumes, miúdos e vegetais verdes. A falta dessa vitamina provoca anemia, neurite, fadiga, entre outras doenças.

Indicada na prevenção das infecções, a Vitamina C ajuda a fortalecer os ossos, dentes, unhas, gengivas e vasos sanguíneos. As frutas cítricas armazenam grande quantidade dessa vitamina.

A ausência de Vitamina D impede o crescimento das crianças, provoca deformação óssea, hemorragia, dentes fracos e gengivites. O sol, com os raios ultravioletas, é a fonte principal, mas ela pode ser encontrada, ainda, no leite, nos ovos e nos peixes.

Para a maioria dos especialistas, na Vitamina E está a fonte da juventude, pois ela protege o organismo de anemias e contribui para a produção de hormônios sexuais. Excelente no processo de cicatrização, é encontrada na alface, nos ovos, peixes e cereais.

A Vitamina K, presente no espinafre, alface, repolho e couve-flor, é a principal responsável pela coagulação sanguínea.

Também os minerais, cálcio, cloreto de sódio e potássio, fósforo, iodo e magnésio, não devem ser esquecidos. O cálcio fortalece os dentes, ossos, músculos e nervos. Poderoso aliado de quem sofre com bronquite e asma. Encontra-se no leite e derivados, na soja e vegetais verdes. Já o cloreto de sódio e o potássio servem para regular a retenção de água no organismo. São encontrados na maioria dos alimentos.

Com as mesmas propriedades do cálcio, o fósforo tem uma vantagem a mais: fornece energia. Suas fontes de armazenamento estão na lentilha, no feijão, nos cereais, na carne, no leite e derivados.

Os frutos do mar e o sal iodado contêm grande quantidade de iodo que ajuda a tireoide a produzir hormônios, impedindo a formação do bócio. O magnésio também é energizante, além de tranquilizante natural. Encontrado nos ovos, grãos integrais, frutas secas (nozes e castanhas), vegetais verdes, leite e derivados, é bom para os dentes e para a visão.

A substituição das vitaminas naturais por drágeas, líquidos ou injetáveis deve ser rigorosamente acompanhada pelo médico, porque muitas vezes o excesso ou descuido pode causar danos ao organismo.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas