07 de julho | 2013

Os conflitos e as alegrias de uma grande família em “Malhação”

Compartilhe:

Isabela Garcia é protagonista da nova temporada de “Malhação” interpretando Vera, a mãe de uma grande e heterogênea família  / Estevam Avellar-RG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hanna Romanazzi, Gabriel Falcão e Bianca Salgueiro interpretam Sofia, Ben e Anita, respectivamente. Na nova história de “Malhação” eles formarão um triângulo amoroso / Estevam Avellar-RG

 

 

 

 


 

Nesta segunda-feira, dia 08, a Globo estreia a nova temporada de “Malhação” que terá como tema a família. Tudo começa com um casarão antigo, localizado no bairro residencial e tradicional do Grajaú, zona norte do Rio de Janeiro. Abandonado há anos, o local precisa de reformas, cuidados e a rotina de novos moradores para se tornar um lar de verdade. Muitos filhos, dois casamentos desfeitos, uma nova união. A esperança de que a casa sirva de lar para essa nova família, ao mesmo tempo moderna e heterogênea. O imóvel é comprado por Vera (Isabela Garcia) e Ronaldo (Tuca Andrada), que trazem filhos de diferentes relacionamentos e um grande sonho: reunir todos sob um mesmo teto. “O casarão e esta família estão ambos em construção. É necessário fazer um esforço para manter a casa de pé, assim como é preciso empenho para criar esta nova família”, conceituam as autoras Ana Maria e Patrícia Moretzsohn. 

Vera é mãe de Sofia (Hanna Romanazzi) e Anita (Bianca Salgueiro) do seu primeiro casamento com Caetano (Paulo Betti), de quem é separada. Ela então conheceu e se apaixonou por Ronaldo, que também traz em sua bagagem um casamento terminado e três filhos. Juntos, eles construíram um relacionamento de muito amor que já dura nove anos. Esta união gerou mais um filho: Pedro (Marlon Queiroz), o caçula. O casal mora separado, pois um apartamento só não comporta toda a extensa família. É então que Ronaldo tem a chance de comprar um casarão que era de seu avô. Sem hesitar, ele vende seu restaurante e fecha negócio na casa, feliz por finalmente realizar seu sonho reunir sua família e viver com Vera e todos os seus filhos.

Anita quer ser arquiteta e, enquanto os dias de faculdade não chegam, ela exercita seu talento para decoração e organização no casarão, ajudando sua mãe na mudança. Ela apoia o novo casamento de Vera e tem grande carinho por Ronaldo. Ao contrário dela, sua mimada irmã Sofia não concorda com esta união. Seu desejo era que sua mãe reatasse a relação com Caetano. Só assim ela teria o conforto de morar no sofisticado condomínio da Barra da Tijuca, endereço atual do pai.

Anita, Sofia e Pedro estavam acostumados às regras da casa da mãe, Vera. Por outro lado, Giovana (Bruna Griphao) e Vitor (Eduardo Mello) tinham hábitos diferentes no apartamento do pai, Ronaldo. Quando todos se mudam para o casarão do Grajaú, o casal constata que apenas três quartos estão em condições de uso. Fica então definido que Ronaldo e Vera ocupam um, enquanto meninos dividem o segundo e as meninas, o terceiro. Compartilhar seus espaços mais íntimos surge como a primeira árdua tarefa da nova família.

Vera e Ronaldo fazem o que podem para manter a ordem no lugar e dar atenção, disciplina e carinho a todos os filhos. Ela passa o dia em casa, já que sua contribuição ao orçamento familiar vem da confecção e venda de bolos e doces para a vizinhança. Os dons de decoração de Anita vão ajudar no dia a dia do casarão e esta experiência prática vai deixá-la mais certa de sua escolha para o vestibular: arquitetura. A maturidade de Anita vai ajudar a trazer harmonia para o casarão.

Ao contrário da irmã, Sofia é vaidosa e não aceita a ideia de dividir a casa com tantas pessoas, enquanto seu pai mora em um apartamento tão sofisticado na Barra da Tijuca. O argumento que a levou para o casarão foi a felicidade de Pedro, o irmão caçula que ela tanto ama.

Vitor não se importa em dividir as coisas com seus novos irmãos e até ajuda na restauração da casa sempre que está por perto. O que ele não aceita é ter que dividir a atenção do pai com tantas pessoas. O que ele mais queria era que Ronaldo apoiasse seu sonho de ser jogador profissional de vôlei. Vitor é craque e se dedica ao máximo ao esporte. 

Diferente de Vitor, Giovana conta com o incentivo do pai na sua paixão: a música. Sem a menor paciência para tarefas de casa, ela escapa da divisão das obrigações domésticas para se dedicar à sua carreira de rock star. Enquanto não alcança o estrelato, se conforma em fazer parte do coral da escola. Apesar de considerar um mico, ao menos lhe serve como aula de canto. 

O pequeno Pedro, único filho da relação entre Vera e Ronaldo, é amado por todos e a peça-chave que une a grande família. Extremamente observador, curioso e dotado de uma inteligência acima da média, ele passa a maior parte do tempo sozinho. Apesar disso, sabe dos segredos de todos na casa e tem sempre tirada inteligente para as situações.

Ronaldo tenta dividir seu tempo entre as obrigações familiares e a reforma do casarão com seu trabalho no restaurante. O problema é que administração nunca foi seu forte. Apesar de não ser mais o dono do espaço, ele assumiu o cargo de gerente do lugar. No restaurante, Ronaldo conta com o apoio de Omar (Pedro Henrique Monteiro) para manter tudo em ordem. O garçom é extremamente grato à oportunidade que o patrão lhe ofereceu quando estava procurando emprego e sonha com o dia em que ajudará Ronaldo a se reerguer financeiramente e os dois serão juntos sócios do restaurante.

Como se o casarão já não tivesse moradores suficientes, ele ganha mais dois agregados. Luciana (Luísa Micheletti), irmã de Vera, chega para dar uma força na organização da casa. Frédéric (Blaise Musipere), por outro lado, veio para salvar o casarão do colapso. Imigrante haitiano, ele busca no Brasil um abrigo, acreditando que o povo de um país que ajudou o Haiti em momentos difíceis possa também lhe oferecer a chance de um recomeço. Além de ser extremamente reservado, Frédéric fala pouco português, então ninguém sabe de seu passado. Com grande habilidade para consertos, ele aparece como um anjo para salvar Ronaldo e Vera de todos os problemas do casarão.

Maura (Alexandra Richter) mora ao lado do casarão e não se conforma de que ele tenha sido comprado por Ronaldo. É que ela faz de sua casa um salão de festas e seu maior desejo é expandi-la para a área do casarão, transformando-o em um anexo de seus negócios. Maura vai viver para tentar boicotar a família recém-chegada, mantendo vigilância constante aos vizinhos e pensando em uma maneira de expulsá-los.

Este serão o eixo que moverá toda a história da nova temporada de “Malhação”, uma história contemporânea que promete retratar a realidade de muitos casais e seus filhos que formam um novo modelo de família.

 

Quem É Quem?!

Ronaldo (Tuca Andrada): Namora Vera há nove anos e com ela teve Pedro. Também é pai de Giovana e Vitor. Vendeu seu restaurante para poder comprar o casarão que está na sua família há anos e se casar.

 

Vera (Isabela Garcia): Mãe de Anita e Sofia; se separou de Caetano quando elas ainda eram crianças. É formada em jornalismo, mas nunca exerceu a profissão.

 

Anita (Bianca Salgueiro): A discreta filha mais velha de Vera e Caetano  tem pés no chão e sempre coloca a família em primeiro lugar.

 

– Sofia (Hanna Romanazzi): Vaidosa, popular e descolada, não aceita o casamento de sua mãe, Vera com Ronaldo.

 

Giovana (Bruna Griphao): Filha de Ronaldo  que sonha em ser artista de rock. Apesar de detestar, participa do coral da escola para aproveitar as aulas de canto.

 

Vitor (Eduardo Mello): É fera em voleibol e sonha um dia entrar para a seleção brasileira.

 

– Pedro (Marlon Queiroz): O único filho da relação de Vera e Ronaldo. Reservado, preocupa sua mãe pela dificuldade de socialização. Seu melhor amigo é Fulano, o cachorro que adotou.

 

Benjamin, o Ben (Gabriel Falcão): Se mudou para os Estados Unidos ainda criança com a mãe. Lá, morou com o padrasto Hernandez (Gil Hernandez) e seus filhos. Arendeu mecânica e se apaixonou pela prática do le parkour.

 

Maura (Alexandra Richter): Frustrada após se separar de seu marido rico e ter que voltar a morar no Grajaú, é produtora de festas e usa sua casa como espaço para seus eventos.

 

– Sidney (Vitor Thiré): O amigo de infância do Bem foi criado pela mãe, Maura. Mimado, seu lazer é criar arruaças na vizinhança.

 

Caetano (Paulo Betti): Ex-marido de Vera; enriqueceu por seus próprios esforços, mas se envolve sempre em negócios de procedência duvidosa.

 

Bernardete (Fernanda Souza) – De origem humilde, foi criada para ser dona de casa. Trabalhando como balconista, conheceu Caetano,  por quem se apaixonou e passou a morar junto em um condomínio sofisticado da Barra da Tijuca.

 

João Luiz (Erom Cordeiro): Professor de Inglês e coordenador da escola de ensino médio: Colégio Destaque. Concentra suas energias no trabalho e na criação de seu filho, Guilherme.

 

Raissa (Larissa Bracher): Workaholic dedica sua vida à orientação pedagógica nos dois colégios. É solteira e não tem filhos, dedica todo seu tempo ao trabalho.

 

Fábio (Elam Lima): É professor de Educação Física e grande incentivador de Vitor. Mulherengo e egoísta, ainda mora com o pai, Seu Gustavo (Luiz Serra).

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas