21 de março | 2016

O livro O Ventre; já chegou nas livrarias

Compartilhe:

O Ventre
Em 2016, Carlos Heitor Cony, considerado um dos maiores expoentes do romance neorrealista brasileiro, completa 90 anos. Dono de uma carreira jornalística riquíssima e de uma obra de fôlego, Cony se dedicou a romances, ensaios, crônicas, contos, literatura juvenil, adaptações de clássicos universais, sempre conquistando prêmios e a admiração de todos.  Agora editora Nova Fronteira lança “O Ventre”, que marca a estreia do autor como romancista. O livro concorreu, em 1956, ao Prêmio Manuel Antônio de Almeida, e, segundo a comissão — que contou com nomes de peso, como Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, entre outros —, era um romance “extraordinário”, mas que não poderia ser premiado por ser “forte” demais para os padrões da época. Em 1958, o livro foi finalmente publicado e muito bem recebido pela crítica. “O Ventre”, sem dúvida, é um romance influenciado pelo existencialismo francês e pelo estilo machadiano, uma história simplesmente vigorosa e imperdível sobre o atroz questionamento acerca da condição de abandono. O livro tem 208 páginas.

 

Os Pescadores
Os irmãos Ikenna, Boja, Obembe e Benjamin vivem com seus pais na cidade de Akure, na Nigéria. Quando o Banco Central transfere o pai, James Agwu, para Yola, ele decide se mudar sozinho por considerar a região perigosa. Os meninos, acostumados à disciplina rígida, experimentam uma liberdade até então desconhecida. Desafiando os limites, eles vão pescar em um rio considerado amaldiçoado e essa travessura mudará completamente os rumos de suas vidas. Com seu romance de estreia, Chigozie Obioma foi um dos finalistas do Man Booker Prize, um dos mais importantes prêmios literários internacionais, e é considerado umas das vozes mais interessantes da literatura africana contemporânea pelo “The New Tork Times” e pelo “The Guardian”. “Os Pescadores” conquista os leitores ao misturar habilmente a história da família Agwu e as reviravoltas pelas quais a Nigéria passou durante a década de 1990. Com 270 páginas, a obra é um lançamento da Globo Livros.

 

Antes de Começar o Namoro
Milhões de dúvidas passam na cabeça de um jovem que está prestes a namorar. “Por que eu quero um relacionamento?”, “Como saber se ele (a) gosta de mim?” ou “Como superar um fora?” são algumas das questões que deixam qualquer um muito confuso. “Antes de Começar o Namoro”, de Hayley e Michael DiMarco, livro publicado pela editora Thomas Nelson Brasil, promete responder a todas essas perguntas e ainda funcionar como um manual que todos os meninos e meninas precisam ler antes de entrar em um relacionamento sério. Em uma linguagem fácil com dicas úteis, o livro faz cada um olhar para dentro de si e entender o motivo pelo qual quer namorar, além de descobrir se, de fato, está preparado para viver essa fase. Não importa se o leitor terá um encontro amanhã ou daqui alguns meses. O livro irá ajudar cada um a lidar não só com o relacionamento atual, como também prepará-lo para situações que surgirem no futuro. Dividida em sete capítulos, a obra aborda temas como tipos diferentes de namoro, a importância de viver uma vida própria, como terminar um relacionamento, obsessão no amor, e até como lidar com o fim de um namoro. De Hayley e Michael DiMarco, o livro tem 160 páginas.

 

Ana de Amsterdam
Ana Cássia Rebelo é uma mulher com suas horas bastante ocupadas, dividindo seu tempo entre o emprego como advogada numa repartição, os três filhos ainda pequenos e um casamento já desgastado. Nessa rotina, que oscila sempre entre o tédio da segurança e o desejo do inesperado, Ana encontra lugar para escrever. E foi assim que surgiu, em 2006, o blog “Ana de Amsterdam”, em que ela ia registrando esse movimento pendular entre pequenas vitórias e grandes angústias. Das postagens do blog, imensamente literárias apesar de intrinsecamente efêmeras, o jornalista e crítico português João Pedro Jorge pôde organizar uma obra que funciona como diário íntimo, em que os pequenos textos são datados, e vão desenhando uma personagem rica, um tanto misteriosa, capaz de confundir o leitor entre uma doçura maternal e uma rascante agressividade. Com 192 páginas, o livro é um lançamento da Editora Biblioteca Azul.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas