19 de agosto | 2014

O comendador e seu império

Compartilhe:

Alexandre Nero é um dos grandes nomes do cenário artístico nacional. Ele é muito reservado quanto à vida pessoal, preferindo ser notícia para mostrar sua atuação profissional / João Cotta-RG

 


Alexandre Nero nasceu em Curitiba, no ano de 1970 e tem sua trajetória artística ligada à música, teatro, cinema e televisão. Paralelamente à carreira de ator, continua atuando na área musical / Renato Rocha Miranda-RG

 

 


A novela “Império” pode não render os índices de audiência esperados pela Globo, mas é inegável o talento dos atores que interpretam a história de Aguinaldo Silva. Nos primeiros capítulos, o personagem protagonista José Alfredo foi interpretado por Chay Suede e quando aconteceu o pulo no tempo e Alexandre Nero apareceu na pele do agora Comendador José Alfredo de Medeiros, houve quem opinasse que melhor seria se Chay Suede tivesse sido envelhecido com recursos de maquiagem e ficado na novela, no entanto com o desenrolar da história parece que acertaram em cheio em entregar o José Alfredo para Alexandre Nero. A cada capítulo o ator se supera em sua tarefa.

A “pedra no sapato” de José Alfredo, sem dúvida alguma, é Maria Marta (Lília Cabral), sua ex-mulher que pretende arruína-lo financeiramente. Ela não precisará de muito mais tempo para que isso aconteça e para que ela própria seja arrastada juntamente com os filhos na derrocada do “império”. A desgraça começa quando José Alfredo fica sabendo que um valioso diamante cor de rosa da África do Sul, símbolo de poder e status, desaparece em Roraima. Místico, José Alfredo acredita que tem que encontrar a tal pedra senão estará arruinado e empreenderá nova incursão ao monte em Roraima, negligenciando os seus negócios. O autor Aguinaldo Silva não confirma esta reviravolta, mas estes acontecimentos são comentados nos bastidores do folhetim. Então, é esperar para conferir.

Quem acompanha a novela desde a estreia sabe que a fortuna de José Alfredo começou de modo ilegal e o Comendador esconde muitos segredos, tudo isso torna o seu “império” uma empresa frágil no mundo dos negócios, sem contar que a administração do empreendimento passa bem longe do profissionalismo. A vida de José Alfredo e sua família remete o telespectador a um tipo de “coronelismo nordestino”, com direito a ditadura patriarcal, capangas disfarçados de motoristas e serviçais, intrigas de filhos que querem o poder e assim repetir a ação do pai. Todos esses ingredientes juntos fazem a fragilidade dos negócios. Não será difícil perderem o poder.

E tem mais, nos próximos capítulos de “Império”, devido às artimanhas do destino e do autor Aguinaldo Silva, Cora (Drica Moraes) descobre que Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa) é amante do Comendador e vai tentar chantageá-lo. O resultado é que num ataque de fúria, José Alfredo quase consegue estrangular a megera.

E deixando a ficção de lado, na vida real Alexandre Nero definitivamente conquistou o posto de artista do primeiro escalão da Rede Globo.

Alexandre Nero apareceu pela primeira vez nas novelas fazendo o quitandeiro Vanderlei, em “A Favorita”, produzida e exibida pela Globo no ano de 2008. O personagem era um rapaz simples, que mal sabia ler e era apaixonado por Catarina, papel que foi de Lília Cabral.

O ator tem sua trajetória artística intimamente ligada ao teatro e à música; ele é o idealizador e criador da “Associação dos Compositores da Cidade de Curitiba”, fundada em 1994 e contabiliza mais de cinquenta trabalhos em espetáculos de música, no teatro, na televisão e na dança. Em reconhecimento ao seu trabalho, ganhou vários prêmios, entre eles o Prêmio Jornal “O Globo” de Melhor Ator, em 2010; “Contigo TV”, em 2008, como Ator Revelação; Melhor Espetáculo no Festival de Teatro de Curitiba pela peça “Os Leões” levando o Troféu Gralha Azul, premiação de grande destaque no Estado do Paraná.

Alexandre Nero nasceu na cidade de Curitiba, em fevereiro de 1970; foi integrante do “Grupo Fato” e quando atuava na banda “Maquinaíma” foi “descoberto” durante uma badalada apresentação em 2008, numa famosa casa noturna da capital paranaense. Ganhou contrato com a Globo e desde a novela “A Favorita”, não parou mais de atuar, mas sem deixar a carreira de músico de lado.

Logo que encerrou o seu trabalho em “A Favorita”, ganhou o papel de Terêncio, no remake de “Paraíso”. O personagem era amigo do protagonista da história, Zeca, interpretado por Eriberto Leão; o ator se deu bem, tanto que ganhou um dos principais personagens em “Escrito Nas Estrelas”, também exibida na faixa das seis da tarde. Nesta história de Elizabeth Jhin, Alexandre Nero mostrou outra face do seu talento dando vida a Gilmar, o vilão da trama, sendo que anteriormente havia feito “mocinhos” que encantaram as mulheres.

Depois desta novela, continuou em cena, participando de seriados e especiais na Globo, até que foi escalado para “Fina Estampa”; estava novamente em horário nobre e com um grande desafio pela frente: interpretar Baltazar, um homem rude e que espancava a sua mulher, Celeste, vivida por Dira Paes.

Alexandre Nero novamente mostrou o seu potencial, as cenas de violência doméstica mobilizaram a opinião pública e o personagem tornou-se melhor por conta da reação de Celeste, a qual se rebelou contra os maus tratos. Pode-se dizer que o autor Aguinaldo Silva decidiu colocar um pouco de humor na atuação de Nero.

Em 2012, foi convidado por Glória Perez para atuar em “Salve, Jorge”, novela na qual interpretou o personagem Stênio, um advogado vaidoso que vivia às turras com sua ex-esposa Helô, interpretada por Giovanna Antonelli.

Depois veio “Além do Horizonte”, interpretando o personagem Hermes, mais conhecido como o Luminoso Mestre. 

Quanto à música, um dos últimos álbuns do ator foi “Vendo Amor”, lançado em 2011.

Com atuações em vários filmes, pode-se destacar o longa “Super Crô – O Filme”, lançado em 2013, no qual Alexandre revive o personagem Baltazar, o Zoiudo, que o consagrou em “Fina Estampa”.

Alexandre Nero é um dos grandes nomes do cenário artístico nacional. Ele é muito reservado quanto à vida pessoal; durante anos foi casado com a atriz Fabiula Nascimento, mas separou-se dela em 2011 e prefere não comentar nada sobre este assunto, ou outro que se refira à intimidade. Atualmente, ele namora a atriz Karen Brustolin

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas