16 de setembro | 2024
“Silvio”: O retrato de uma lenda da televisão brasileira
O longa mergulha na vida do icônico apresentador Silvio Santos, revelando mais sobre o dramático sequestro em 2001 até os bastidores de sua trajetória extraordinária, tendo Rodrigo Faro como protagonista
É impossível retratar a vida de sucesso de Silvio Santos em apenas alguns parágrafos num texto, ou em pouco mais de uma hora em um filme, ou mesmo em alguns capítulos de uma série. Por isso mesmo, “Silvio”, filme sobre a vida do saudoso apresentador que nos deixou recentemente, começa justamente num fato que parou o Brasil: o sequestro de Patricia Abravanel, sua filha e seu próprio sequestro, em 2001.
Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos, foi o maior apresentador da história da televisão brasileira e tem seu trabalho e parte de sua vida reconhecidos pelo público. Desde sua atividade como camelô no Rio de Janeiro, passando por radialista, apresentador e até dono de uma emissora de TV, todos estes são pontos importantes de sua trajetória conhecida nacionalmente.
Em “Silvio”, dirigido por Marcelo Antunez e que já está disponível nos cinemas brasileiros, o público é convidado a um mergulho sobre pontos da história – e da intimidade – de um dos maiores nomes do país, a partir de um dos dias mais assustadores da vida do empresário – depois de receber sua filha Patrícia Abravanel, sã e salva de um sequestro que durou sete dias, ele se tornou refém em sua casa em São Paulo.
Após um hiato de 15 anos longe dos sets de filmagens, Rodrigo Faro volta à cena para interpretar Silvio Santos que, segundo o ator, tem tudo para ser o personagem de sua vida. Faro pediu aval de Silvio que, em 2018, durante programa ao vivo, disse que sempre havia sonhado em ter um filme seu para mostrar para seus netos.
O longa apresenta diálogos entre Silvio Santos e Fernando Dutra Pinto (Johnnas Oliva), rapaz que o sequestrou em 2001. Entre as conversas durante as horas do sequestro, Silvio Santos revive grandes momentos de sua trajetória de vida enquanto mantém seu sequestrador calmo e consciente, para evitar que uma tragédia ainda maior aconteça.
“Silvio” apresenta momentos icônicos do caso do sequestro, como a atuação das polícias civil e militar, além da participação, in loco, do Governador da época – uma exigência de Fernando e uma negociação de Silvio Santos.
Fatos desconhecidos da vida de Silvio, como a difícil convivência com seu pai, seus diversos trabalhos e os percalços até a realização de seus sonhos, são pontuados neste roteiro de Anderson Almeida e do roteirista Newton Cannito. Nele, o espectador tende a entender melhor quem foi a persona Silvio Santos, seus altos e baixos, e como foi estabelecida a relação entre vítima e algoz durante o sequestro que parou o Brasil.
Com distribuição da Imagem Filmes, “Silvio” é estrelado por Rodrigo Faro e conta com outros grandes nomes em seu elenco, como Johnnas Oliva, Vinícius Ricci, Fellipe Castro, Polliana Aleixo, Adriana Lodoño, Ana Paula Lopez, Marjorie Gerardi, Duda Mamberti e Paulo Gorgulho.
Prestes a completar 94 anos, Silvio Santos nos deixou no último dia 24 de agosto. Comovendo toda uma nação. O apresentador e empresário ícone da televisão brasileira e sem dúvida alguma, foi a personalidade mais popular do país. Silvio Santos nasceu Senor Abravanel, no dia 12 de dezembro de 1930, no Bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Em 1946, o jovem Senor começou a vender capas de títulos de eleitor, como camelô. Começava aí sua carreira de sucesso como empresário. Hoje, o Grupo Silvio Santos possui mais de 30 empresas distribuídas em diferentes setores. As seis filhas de Silvio Santos: Cíntia, Silvia, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata, estão envolvidas em algum setor do Grupo. Com atenção e dedicação, Silvio instruiu cada uma delas para que possam dar continuidade aos negócios. Um orgulho para o pai.
Já há algum tempo comandado por Patricia Abravanel, o “Programa Silvio Santos” completou 61 anos. Desde a década de 1950, Silvio Santos comandava diversas atrações na TV Paulista, canal 5, tornando-se já um grande nome da televisão da época. Em 1963, Silvio encontra a possibilidade de locar duas horas na programação dominical da emissora, que ficava fora do ar até o início das transmissões de jogos de futebol. Assim, ele decidiu reunir o conteúdo dos programas que já havia apresentado, somando novos quadros e criou em 2 de junho daquele ano o “Programa Silvio Santos”.
Sem dúvida alguma, “Silvio”, o longa promete agradar os fãs que desde o último mês estão órfãos! Com certeza, vale a pena conferir o filme na telona!
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!