02 de fevereiro | 2021

Natureza Íntima: Fendas de uma Mulher

Compartilhe:

Escrito nas Névoas

Cinco anos separam dois cenários vividos por Francesca, protagonista da obra “Escrito nas Névoas”. O primeiro é a vida de uma prestigiada advogada em São Paulo, já o outro é a realidade como deficiente visual em Ouro Preto, Minas Gerais. O lançamento digital é da artista e escritora paulistana Denise Courtouké. Aos 35 anos, completamente cega e entregue a depressão após a perda da mãe, a sensível personagem reencontra sua Tia Gioconda, descendente de italianos, que resgata a sobrinha e a leva para Outro Preto, Minas Gerais, para morar com ela. Gioconda alimenta Francesca com afeto, com comidas tradicionais da região do Vêneto, na Itália, com sabedoria ímpar. Aos poucos, a cegueira passa a ser uma guia que leva Francesca a ver a vida de outras formas e abre sua sensibilidade para seus outros sentidos. É dessa forma que a personagem encontra a presença da natureza, uma via para que Francesca possa redescobrir a beleza, amor, afeto, empatia pelo outro e o desejo de ser escritora, sonho que abandonou ao se tornar advogada. A narrativa dos antepassados italianos e gregos da família, apresentada por meio das estórias de Gioconda e Aliki, avó grega de Francesca, resgatam memórias que a protagonista teme perder entre as névoas da cegueira. Os fatos históricos envolvendo várias etnias que formam o mosaico do Brasil são apresentados por meio das escritas da personagem. Francesca reflete em sua criação sobre o legado dos imigrantes no Brasil, a comida como herança histórica, preconceito racial, intolerância, discriminação de gênero, mitos sobre o deficiente visual, além de outros assuntos que compõem momentos históricos da realidade brasileira. A relação de amor entre Francesca e o pianista negro Josias faz com que a personagem se aventure mais uma vez em uma cultura que não conhece. O relacionamento entre os dois é tecido por meio de referências sobre música e arte, além de conversas acompanhadas por reflexões sobre mitologia, plantas e animais. O livro tem 215 páginas.

 

Anticarreira

Por que a maioria das pessoas pensa no trabalho ideal como um caminho estreito e previsível enquanto a vida se mostra tão orgânica e surpreendente? Afinal, as empresas nascem de uma necessidade da sociedade e, para se manterem relevantes, precisam gerar valor constantemente, o que implica em se adaptar, se reinventar, inovar a todo momento. O mesmo vale para a carreira. Ou deveria. Em “Anticarreira – O Futuro do Trabalho, o Fim do Emprego e do Desemprego”, livro finalista ao premio Jabuti 2020, Joseph Teperman compartilha sua experiência como headhunter focado nas principais cadeiras executivas do país para desmistificar o senso comum em torno do sonho de uma carreira linear. E começa com uma explicação que justifica a mentalidade de muitos: a origem da palavra carreira, do latim, que significa caminho estreito. Sem respostas fáceis – que não existem -, o autor traz provocações e reflexões sobre a realidade do mercado e as oportunidades que estão diante de quem se abre para perceber, e explorar. Ele ensina o leitor a parar de se rotular, ou deixar que os outros coloquem rótulos, para que possa então desenvolver maneiras diferentes de atuar. Joseph lembra que erros vão existir, mas, assim como fazem as startups, eles servem como aprendizados e devem ser corrigidos para que se consiga mudar de direção. “Só quando encara os erros e se empenha para corrigi-los é que você se desenvolve. Portanto, não tenha medo de não ter todas as respostas. Preocupe-se em ter as melhores perguntas, pois são elas que vão trazer mais pistas de como você pode ser cada vez melhor”, indica o autor. O livro tem 216 páginas.

 

Natureza Íntima: Fendas de uma Mulher

Tornar-se mulher, a cada dia, é uma jornada fascinante. Cada uma que escolhe se conhecer melhor, adentrar nas profundezas do próprio eu mulher, tem a possibilidade de despertar potências adormecidas, acessar antigas sabedorias e descobrir, ao longo do caminho, novas maneiras de ser e se relacionar. “Natureza Íntima: Fendas de uma Mulher” propõe uma reflexão sobre essa jornada e as ferramentas para torná-la mais profunda e autêntica. Maria Barretto une, na obra, os estudos que cursou com diferentes mestres, de linhagens distintas – do coaching tradicional com base na Antroposofia às medicinas ancestrais e ao xamanismo indígena –, reunindo conhecimentos técnicos e científicos mesclado a aprendizados empíricos e sabedorias tradicionais e holísticas. A quem esse conhecimento interessa? E quem pode seguir essa jornada? Qualquer mulher que se identifica como mulher, com ou sem útero físico, disposta a se olhar e se abrir a novas possibilidades. Da autora Maria Barretto, o livro é da Editora Primavera Editorial.

 

Casa Comigo?

A história é envolvente, com doses certas de comédia, romance, drama e sensualidade. Abigail Wiliams é uma jovem sonhadora que se desdobra para pagar o aluguel e sobreviver em São Francisco, na Califórnia. Um dia, ela recebe um inusitado pedido de casamento do lindo e rico empresário Daniel Stanford. Mas o pedido de Daniel passava longe de ser por amor. Ele precisava se casar para assumir oficialmente a empresa da família, uma exigência feita pelo falecido pai em testamento. Ele, então, elaborou um contrato que envolvia um casamento falso, divórcio em três anos e muito dinheiro na conta da “futura falsa esposa”. Após ficar desempregada e descobrir que seus pais estavam cheios de dívidas, Aby resolve aceitar o pedido e embarcar nessa aventura, mesmo que para isso tivesse que deixar de lado o sonho de se casar por amor e formar uma família. Uma comédia romântica com um tempero hot que vai te fazer rir alto, torcer pelos personagens e ficar com raiva em alguns momentos; tudo isso em um livro só. Da autora Valéria Xavier da Veiga, o livro tem 205 páginas é uma edição independente.


 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas