07 de março | 2023

Mariana Ximenes é uma atriz de multitalentos, capaz de interpretar qualquer personagem

Compartilhe:

Em breve ela estará de volta vivendo uma vilã em “Amor Perfeito”, a nova trama da Globo

Mariana Ximenes será a grande vilã de “Amor Perfeito” vivendo a ambiciosa Gilda Rubião. Na nova novela ela aparecerá com os cabelos curtos e pintados de vermelho / Paulo Belote-RG

“Bionda era uma grande rebelde, que só fazia o que queria”, relembra Mariana Ximenes ao falar de sua personagem em “Uga Uga” / Arquivo GB Imagem

“Uga Uga” foi exibida entre 2000 e 2001. Mariana Ximenes tinha apenas 18 anos. Bionda era especialista em abandonar seus noivos no altar e vivia em fuga, vestida de noiva / Arquivo GB Imagem

Em “Haja Coração”, todo o talento de Mariana Ximenes pôde ser conferido em Tancinha, uma das personagens mais emblemáticas da teledramaturgia brasileira, eternizada pela atriz Cláudia Raia, entre 1987 e 1988, na novela “Sassaricando” / Ramón Vasconcelos-RG

Que Mariana Ximenes é uma atriz que esbanja talento todo mundo já sabe! Uma das mais queridas do mundo artístico, Mariana está vivendo um ótimo momento em sua carreira. O ano de 2023 começou muito bem para a artista.

Desde a última segunda-feira o Globoplay disponibilizou a novela “Uga Uga” que pode ser conferida na íntegra, na qual ela viveu a inesquecível Bionda e também está no elenco de “Amor Perfeito”, já gravando as cenas de sua personagem Gilda Rubião.

Mariana Ximenes tem boas lembranças da novela “Uga Uga”, que foi ao ar em 2000. Bionda marcou época e a personagem invadiu as ruas com os acessórios chamativos de seu figurino. “Está sendo muito divertido ver novamente essa história. ‘Uga Uga’ é uma novela divertida, hilária. E ter a chance de rever a Bionda, um papel que fiz com 18 anos, muitas lembranças passam pela minha cabeça.

Até hoje as pessoas comentam sobre a fuga dela vestida de noiva”, conta a atriz, se referindo à fama da personagem em abandonar seus noivos no altar. “Ela era uma grande rebelde, que só fazia o que queria. Isso é muito subversivo hoje, imagina há 23 anos”, comenta Mariana. “As pessoas se dividiam.

Tinha quem adorasse o lado bem-humorado, rebelde e inconsequente dela e quem também me passasse um sermão, dizendo que era para ela tomar juízo. É divertido quando conseguimos chegar a tantas pessoas e de maneiras diferentes”, completa.

Já Gilda Rubião, sua atual personagem em “Amor Perfeito”, é completamente diferente de Bionda. Gilda é uma mulher ambiciosa, que domina a arte da dissimulação. Ela tem um passado difícil e solitário e acaba se casando por interesse com Leonel (Paulo Gorgulho), o pai de Marê (Camila Queiroz), de olho na presidência do Grupo Rubião. Gilda tem uma rivalidade velada com a enteada, que naturalmente herdaria o cargo. A vilã então prepara uma armadilha para Marê, incriminando-a pelo assassinato do pai, após um processo fraudulento.

Marê e Gilda vão travar um embate sem tréguas, numa disputa pelo poder e também pelo amor do médico Orlando Gouveia (Diogo Almeida). “Eu penso que o folhetim já vem com surpresas por si só. Sempre tem uma reviravolta e é assim que ele é feito estruturalmente.

A Gilda tem as suas surpresas e ela vai revelar muitos mistérios ao longo da trama. É uma personagem muito rica e recheada de conflitos, uma mulher muito forte, decidida, precisa e ardilosa”, descreve Mariana. “Ela é uma grande vilã! Não é à toa que quando falamos sobre ela, sugeri a mudança de visual. Aí pintamos o cabelo de vermelho e cortamos, porque também é uma novela de época e cabia”, revela a atriz sobre a caracterização para a personagem.

“Amor Perfeito” está sendo escrita por Duca Rachid e Júlio Fischer e deverá substituir “Mar do Sertão” que está em seus capítulos finais na telinha da Globo.

Mariana Ximenes é uma atriz de muitos talentos, uma verdadeira camaleoa na arte da interpretação. Em “Haja Coração”, novela de 2016 e reprisada durante o auge da pandemia, Mariana Ximenes teve um enorme desafio em sua carreira, ao interpretar a personagem Tancinha.

Isso não teria sido grande coisa, se Tancinha não fosse uma das personagens mais emblemáticas da teledramaturgia brasileira, eternizada pela atriz Cláudia Raia, entre 1987 e 1988, na novela “Sassaricando”.

Lembrando que foi com essa personagem que Claudia Raia foi projetada para o mundo da fama. Em ambas as novelas o mote da personagem foi o mesmo, a feirante simples e sensual que se encontra em um triângulo amoroso entre Apolo e Beto, que em “Haja Coração” foram interpretados por Malvino Salvador e João João Baldasserini, respectivamente.

“O maior desafio era essa imagem da Claudia. E eu temia que todos tivessem a Tancinha já sacramentada da Claudia no imaginário. Ela é aquela atriz potente, ser humano maravilhoso, foi uma responsabilidade gigante. Tivemos que formatar uma Tancinha para os dias de hoje, em que muita coisa mudou.

Mariana Ximenes emprestou toda sua sensualidade e a extrema beleza a Tancinha. Na trama seus atributos físicos chamavam a atenção de longe – seja nas ruas da Mooca, onde a personagem vivia, ou na feira na qual sua família trabalhava / Renato Rocha Miranda-RG

A gente tem um contemporâneo muito diferente de 30 anos atrás. Eu estava com receio mesmo”, confessou a atriz, sobre interpretar a Tancinha, no remake que foi escrito por Daniel Ortiz. Foi com essa personagem que Mariana Ximenes teve a chance de mostrar todo o seu lado cômico, em cenas hilárias, protagonizadas nos mais diferentes núcleos da novela.

Mariana Ximenes do Prado Nuzzi, ou simplesmente Mariana Ximenes, nasceu em abril de 1981, na cidade de São Paulo. Optou pela carreira de atriz ainda menina, depois que participou de uma montagem teatral; adolescente, fez diversas campanhas publicitárias.

A estreia nas novelas foi em “Fascinação”, produzida pelo SBT em 1998. Vale relembrar, que antes fez uma participação especial em “74.5 – Uma Onda no Ar”, exibida pela extinta Rede Manchete.

Quando encerrou este trabalho, já tinha chamado a atenção da Globo, assinou contrato com a emissora e apareceu em “Andando nas Nuvens”, no papel de Celi Montana e contracenando com Marco Nanini e Débora Bloch.  Desde então, a atriz praticamente emendou um trabalho ao outro.

Mariana Ximenes sempre frisa que, quando tem uma folguinha em sua apertada agenda de trabalho, gosta de se refugiar no campo a fim de se recompor; nestas ocasiões deixa o relógio e o celular desligados.

Seria impossível citar todas as personagens que Mariana Ximenes interpretou em sua carreira, mas vale lembrar a Rosário na minissérie “A Casa das Sete Mulheres”; e a inesquecível Ana Francisca, de “Chocolate Com Pimenta” e mais recentemente a Luiza, a Condessa de Barral, na novela “Nos Tempos do Imperador”.

Talentosa e merecedora do sucesso que faz, Mariana Ximenes é artista de televisão, cinema e Internet e é muito cautelosa quanto à sua vida pessoal. Atualmente solteira, não tem nenhum namorado de conhecimento público.

Considerada artista do primeiro escalão da Globo, Marina Ximenes continua mantendo uma postura discreta, mas sempre sendo simpática com os fãs que acompanham seu trabalho.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas