03 de dezembro | 2024

“Lendas Brasilis ” – retrata situações inusitadas, vivenciadas por personagens do folclore brasileiro

Compartilhe:

A Flor da Savana

Izabel não imaginava que toda sua vida mudaria em um dia cheio de obrigações corporativas com os chefes “engravatados” de Cape Town. Uma ranger, profissional responsável por guiar grupos de safári em complexos hoteleiros na África do Sul, a protagonista de “A Flor da Savana” precisava demonstrar simpatia e empenho somente por alguns dias no workshop promovido pela empresa. Mas um encontro despretensioso com o chefe até então desconhecido desperta um romance intenso e transformador.

Escrito pela psicanalista, mentora de mulheres e palestrante Ana Paula Bordin, o livro retrata a construção de uma relação entre pessoas muito diferentes que precisarão traçar jornadas individuais de autoconhecimento para ficarem juntas. De um lado, a personagem principal experiencia uma trajetória de libertação das amarras do machismo, valorização profissional e reconexão com os desejos. De outro, o parceiro romântico Martin Sipho, apesar de abastado de dinheiro e poder, enfrenta um profundo vazio emocional. Esse contato entre os protagonistas suscita reflexões não apenas sobre relacionamentos amorosos, mas também provoca análises importantes acerca de amizades, família, trabalho e empoderamento. Os impactos dos abusos físicos e psicológicos, a importância da cumplicidade feminina para a autoestima, o poder de explorar a sexualidade sem tabus e a necessidade de desacelerar são alguns dos temas abordados, que ganham pluralidade por meio da visão de psicanalista da Ana Paula Bordin. O livro tem 316 páginas.

 

Lendas Brasilis

Com narrativas que despertam a nostalgia dos fãs da série literária de Monteiro Lobato, “Sítio do Picapau Amarelo”, o escritor Gerson Montemor retrata situações inusitadas, vivenciadas por personagens do folclore brasileiro na obra “Lendas Brasilis”. O que aconteceria, por exemplo, se o Curupira acordasse com os pés virados para frente? Quais as consequências dessa situação para os viventes da floresta? Aquilo que parecia normal para os outros seres se revela um grande perigo quando o guardião da mata precisa enfrentar caçadores e proteger a fauna e a flora de um incêndio causado pelos homens. Dividido em seis contos, o livro conta também com aventuras, mistérios e conflitos com Saci, Mula Sem Cabeça, Boto-cor-de-rosa, Iara e Kauê, um indígena amigo dos entes da floresta. Sob o pseudônimo G. S. Montemor, o escritor evoca personalidades e criaturas que fizeram parte do imaginário brasileiro, com histórias leves e divertidas, capazes de despertar memórias afetivas da infância. Com o apoio das ilustrações de Marcus Maia, o autor constrói uma narrativa literária capaz de conduzir o leitor cena a cena, como um roteiro de cinema. Nesta obra, a atmosfera da floresta tropical brasileira e o folclore nacional ganham uma releitura com toques estilísticos de escritores consagrados, a exemplo de Monteiro Lobato, Câmara Cascudo, J.K. Rowling, Julio Verne e Charles Dickens. O livro tem 146 páginas. É da Editora Viseu.

 

Metrópole à Beira-Mar

Uma cidade em convulsão na imprensa, na literatura, na música popular, na ópera, no teatro, nas artes plásticas, no cinema, na caricatura, na praia, na ciência, na arquitetura, no futebol, na luta das mulheres, nos costumes, no sexo e nas drogas. Se o Brasil dos anos 1920 ainda engatinhava rumo à modernização, o Rio de Janeiro tinha vida própria e já era sinônimo de arrojo e vanguarda. É essa capital fervilhante o cenário e a protagonista do livro de Ruy Castro. Em “Metrópole à Beira-Mar”, um de nossos maiores biógrafos faz uma saborosa reconstituição histórica dos anos loucos cariocas, entrelaçando eventos políticos e culturais à trajetória dos personagens – os lembrados e os esquecidos –, que fizeram e mudaram a história. Com 528 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas