14 de dezembro | 2014

Gramado, a cidade do Natal

Compartilhe:

A “Parada de Natal” acontece sempre às 15h00. Uma caravana percorre as principais ruas de Gramado sendo que o Papai Noel é a atração principal / Cleiton Thiele-Serra Press

 

O “Natal Tchê” é um espetáculo que mostra tradicionais canções natalinas entoadas no ritmo gaúcho, além de músicas típicas do Rio Grande do Sul / Cleiton Thiele-Serra Press

 

A exposição de renas que enfeita a Rua Pedro Benetti é uma atração imperdível. Artistas locais mostram todo o seu talento / Cleiton Thiele-Serra Press

 

Sem dúvida alguma, o show “A Fantástica Fábrica do Papai Noel” é uma das maiores atrações do “Natal Luz” / Cleiton Thiele-Serra Press

 

Vista parcial da Avenida Borges de Medeiros, principal via de acesso que passa por todo o centro da cidade de Gramado. É ali que o “Natal Luz” começa / Cleiton Thiele-Serra Press

 

 

Final de ano, o tempo do Natal é sempre novidade. Esperanças que se renovam quando se comemora o nascimento de Jesus. Uma alegria diferente toma o lugar da correria que foi o ano inteiro, mas é preciso ficar atento para que essa alegria não escape, é preciso se abrir para a “alegria do Natal”.

Final de ano também é tempo de férias, tempo de descansar. E, se este é o seu caso, ou seja, você quer descansar e se deixar contagiar pela magia do Natal, então você não pode deixar de conhecer o “Natal Luz” em Gramado, um dos maiores eventos do gênero no país.

A primeira edição do “Natal Luz” foi no ano de 1986 quando a administração da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, buscava maneiras de incrementar o turismo também na época do verão, uma vez que tradicionalmente a cidade, que faz parte do circuito Serras Gaúchas, atraía a atenção apenas durante o inverno.

Surgiu então a feliz ideia de enfeitar os telhados com luzes, estendendo os enfeites para a Avenida Borges de Medeiros que corta a cidade. Mas, os enfeites não bastariam, daí então resolveram sonorizar a rua e produzir espetáculos que lembrassem o Natal. O resultado foi tão positivo que desde então a festa acontece todos os anos. O Natal se espalha pelas ruas de Gramado.

O "Natal Luz" é considerado um dos maiores eventos natalinos do Brasil. Neste ano, a festa vai até o dia 11 de janeiro e a cidade de Gramado foi transformada em um grande parque temático com muitas atrações, todas voltadas às comemorações do Natal.

A principal avenida de Gramado ganha cor e vida através das mãos de seus próprios cidadãos. As famílias se unem e juntas promovem o “Tannenbaumfest”, ou seja, todos enfeitam os pinheirinhos que decoram a Avenida Borges de Medeiros; é uma grande festa ao ar livre.

Um palco montado no meio do Bosque da Carrière serve de cenário para a encenação de "A Fantástica Fábrica de Natal" que mostra os ajudantes do Papai Noel trabalhando muito a fim de terminarem os brinquedos a tempo de serem entregues na noite de Natal. Para se chegar ao Bosque, basta seguir o caminho que leva ao Lago Negro e o espetáculo é sempre a partir das 21h30.

Na Rua Coberta acontece um maravilhoso show proporcionado por vários corais do Estado do Rio Grande do Sul que interpretam músicas de Natal e sua formação lembra uma árvore de Natal, por isso a apresentação é denominada de “Árvore Cantante”.  E tem ainda o “Concerto de Natal” com apresentações da OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – e da Orquestra de Teutônia.

Também na Rua Coberta neste ano tem o “Natal Tchê” com danças típicas e tradicionais gaúchas e músicas natalinas entoadas no ritmo gaúcho.

O "Grande Desfile de Natal" enche de alegria a Avenida das Hortênsias com cortejo grandioso, composto de 400 integrantes, no qual Papai Noel é acompanhado pelos principais personagens do Natal, representados por bonecos gigantes, borboletas, gnomos, patinadores e os ajudantes do Bom Velhinho.

Não poderia faltar a Feira de Artesanato; são vinte lojas que oferecem ao público produtos confeccionados pelos artesãos locais.

A programação do “Natal Luz” começa às 11h00; cabe destacar o desfile sempre às quintas-feiras e domingos, a partir das 21h30; a Casa do Papai Noel que pode ser visitada das 17 às 19 horas exceto às segundas-feiras; Orquestra de Violões, exposição de renas decoradas; exposição de quebra-nozes; cinema em 4 D; teatro de bonecos; apresentação de corais e ainda parque de diversões.

Não se pode deixar de dizer que tantas atrações bonitas e emocionantes são regadas com o que há de melhor das culinárias alemã, italiana e tipicamente gaúcha. E ainda tem várias fábricas de chocolate artesanal.

Além do artesanato produzido por artistas locais, Gramado oferece uma infinidade de lojas com artigos alusivos ao Natal, com muitos enfeites e souveniers. Imperdível ainda é uma visita às lojas que vendem relógios cucos e carrilhões, localizadas na Avenida Borges de Medeiros.

Faça as malas e programe a sua viagem!

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas