24 de julho | 2017

Globo estreia série médica brasileira

Compartilhe:

Equipe médica que será protagonista de “Sob Pressão”, uma série médica genuinamente brasileira / Maurício Fidalgo-R

Dr. Evandro (Julio Andrade) é o cirurgião-chefe do hospital. O principal conflito do personagem é a perda da mulher. É comprometido com o seu trabalho e salvar vidas é quase uma obsessão, tanto que ele tem uma frase: “ninguém morre no meu plantão” / Maurício Fidalgo-RG

 
 

 

“Sob Pressão” é a nova aposta para as noites de terça da Globo e é uma série que contará as dificuldades de se trabalhar em um hospital público no Brasil. A trama abordará diversos assuntos inspirados na vida real e cujo debate tem extrema importância para a sociedade. Pensando nisso, ao fim de cada episódio, o público verá cartelas informativas sobre os temas, como doação de sangue, assunto que será abordado no primeiro episódio. Ao todo, serão sete cartelas distintas, contendo informações e dados sobre os órgãos que atuam nas áreas em questão.

A série já disponível na Internet para os assinantes da Globoplay e na noite desta terça, dia 25, estreia na TV aberta e promete sucesso, ainda mais pelo tema, infelizmente tão conhecido pelo povo brasileiro na vida real.

Duas vidas atormentadas pelos fantasmas do passado encontram, uma na outra, a cura para suas almas doentes. De um lado, o cético Dr. Evandro (Julio Andrade), cirurgião-chefe da equipe médica de um hospital público. Um profissional de talento incomparável, viciado no trabalho e em remédios. Deprimido, ele ainda não superou a perda da esposa Madalena (Natália Lage, em participação especial), que morreu no seu turno em uma cirurgia de emergência. Logo ele, que havia se imposto um desafio: “Ninguém morre no meu plantão”. Do outro, a religiosa e eficiente Dra. Carolina (Marjorie Estiano), cirurgiã vascular que busca na fé o antídoto contra toda miséria que enfrenta no dia a dia. Ela, que acredita na bondade e na solidariedade humana, carrega feridas que nunca cicatrizam. Parceiros de trabalho, os dois têm em comum o desejo de salvar vidas. E precisam encontrar o equilíbrio entre as dificuldades do ofício e os conflitos íntimos para enfrentar a rotina no ambiente sob pressão e extremamente caótico de uma emergência no subúrbio do Rio de Janeiro.

Lá, eles têm a responsabilidade de representar a esperança aos que chegam diariamente entre a vida e a morte. Nos corredores, histórias trágicas e dramas pessoais dos pacientes se intensificam, potencializados pela urgência que se impõe. Enquanto isso, a equipe médica dribla adversidades, supera a falta de recursos e, mesmo com pouco, evita o pior, muitas vezes criando práticas que são referência para o mundo. Em meio a casos complexos, desafios pesados e dilemas éticos, Evandro e Carolina se aproximam. 

Com direção geral de Andrucha Waddington e redação final de Jorge Furtado, “Sob Pressão” é uma série médica genuinamente brasileira, sobre a relação improvável entre dois médicos de uma equipe que supera todos os limites para manter os pacientes vivos em um hospital onde tudo falta. “Fizemos uma coletânea de histórias que se passam na rotina dos hospitais públicos e cujo debate pela sociedade é de extrema importância. Falamos de abuso, suicídio, AIDS, destrato, descaso, negligência, entre outros temas”, adianta Andrucha. "Uma característica muito forte da série é o drama dos pacientes. No hospital todos os dias chegam ambulâncias de onde saem histórias de vida. A vida pessoal desses pacientes, misturada às questões particulares dos médicos e o envolvimento deles com os doentes é o que constrói o drama da série", pontua Jorge Furtado. 

Além de Evandro e Carolina, a equipe médica que protagoniza a trama é formada pelos personagens Samuel (Stepan Necerssian), o diretor do hospital; Décio (Bruno Garcia), o clínico geral; Rafael (Tatsu Carvalho), o neurocirurgião; Amir (Orã Figueiredo), o anestesista; Charles (Pablo Sanábio), o residente; Jaqueline (Heloisa Jorge), enfermeira; e Kelly (Talita Castro), técnica de enfermagem. Iniciadas em abril deste ano, as gravações estão acontecendo em partes desativadas de um hospital público da zona norte do Rio de Janeiro, mesma locação do filme que inspirou a trama. Cerca de 75% da série está sendo produzida no local.

A série “Sob Pressão” é fruto do longa-metragem de Andrucha Waddington de mesmo nome, e é uma coprodução da Globo com a Conspiração Filmes, criada por Luiz Noronha, Claudio Torres e Renato Fagundes a partir de uma ideia original de Mini Kerti, livremente inspirada no livro "Sob Pressão – A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro”.

Vale à pena conferir e se emocionar com os dramas que serão levados à telinha na série que infelizmente mostrará a realidade de muitos brasileiros que dependem da saúde pública e dos profissionais que lá trabalham, muitas vezes, verdadeiros heróis!

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas