27 de abril | 2020

“Fonte da Autoestima” brilha com a elegância literária e intelectual

Compartilhe:

A Fonte da Autoestima
As palavras de Toni Morrison são transcendentais não só em seus romances, mas também nas obras de não ficção. Neste livro, encontramos uma instrutiva reunião de seus ensaios e discursos mais importantes, como um texto sincero e comovente sobre sua busca pelo verdadeiro Martin Luther King Jr., um elogio emocionante a James Baldwin, uma oração ardente pelos mortos do 11 de setembro, entre outros.
A autora, que recebeu em 1993 o prêmio Nobel de literatura, analisa as linhas tênues que separam o estrangeiro, a mulher, o corpo negro e outros conceitos igualmente importantes para a sociedade contemporânea. Além disso, Morrison volta seu olhar crítico para o próprio trabalho – principalmente “Amada” – e o de outros importantes escritores negros. Uma coletânea essencial para entender melhor o pensamento de uma das mulheres mais importantes do Século XX, “Fonte da Autoestima” brilha com a elegância literária e intelectual que fizeram de Toni Morrison a voz mais importante dos últimos anos. Com 456 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

 

A Prometida
Quando o Rei Jameson se declara para a Lady Hollis Brite, ela fica radiante. Afinal, a jovem cresceu no castelo de Keresken, competindo com as outras damas da nobreza pela atenção do rei, e agora finalmente poderá provar seu valor. Cheia de ideias e opiniões, logo Hollis percebe que, por mais que os sentimentos de Jameson sejam verdadeiros, estar ao seu lado a transformaria num simples enfeite. Tudo fica ainda mais confuso quando ela conhece Silas, um estrangeiro que parece enxergá-la – e aceitá-la – como realmente é. Só que seguir seu coração significaria decepcionar todos à sua volta… Hollis está diante de uma encruzilhada – qual caminho levará ao seu final feliz? De Kiera Kass, o livro tem 344 páginas e é da Editora Seguinte.

 

Todo Wood&Stock
Calças boca de sino, óculos em forma de flor, sandálias de couro nos pés. Dois caras supercabeludos na estrada para o festival Woodstock, com os polegares estendidos em busca de uma carona, tomaram um ácido e estão por lá, viajando, até hoje. Os anos 1970 ficaram para trás, mas Wood e seu amigo Stock jamais saíram da década que revolucionou tudo. Assim como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Benevides Paixão e Mara Tara, Wood & Stock fizeram história na revista “Chiclete com Banana”, marco do quadrinho independente brasileiro. Com tiragens que chegavam a mais de 100 mil exemplares mensais, a “Chiclete” foi um dos símbolos da redemocratização. Se Rê Bordosa apontava mudanças nos costumes e na vida social do paulistano e Bob Cuspe encarnava a frustração e a revolta dos desfavorecidos, Wood & Stock colocaram em cena o que restou do sonho hippie e dos ideais da contracultura. Fumando orégano e escutando Jimi Hendrix e Janis Joplin, a dupla é uma das criações mais amadas de Angeli, e agora está de volta numa edição completa e definitiva. De Angeli, o livro tem 264 páginas e é da Editora Quadrinhos na Cia.

 

As Cariocas
"No Rio há duas espécies de espetáculos que arrastam multidões para as arquibancadas dos estádios: futebol e desfile de mulher bonita", escreve Sérgio Porto. Nesta galeria protagonizada por seis mulheres, cada uma com seu poder de atração, o leitor conhecerá a “Grã-Fina de Copacabana”, a “Noiva do Catete”, a “Donzela da Televisão”, a “Currada de Madureira”, a “Desquitada da Tijuca” e a “Desinibida do Grajaú”.
Com estilo livre, sofisticado e extremamente divertido, Sérgio Porto tece uma exuberante crônica de costumes que tem como cenário o cartão-postal carioca na década de 1960. A sedução, a alegria, a fragilidade e uma profunda melancolia ganham corpo nesses personagens que, nas palavras de Jorge Amado no prefácio à primeira edição, estão "em busca de uma esperança, de um porto seguro, de uma paz que parece impossível". Com 240 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas