11 de fevereiro | 2022

Escolha respirar melhor

Compartilhe:

Se você sofre com constantes inflamações na mucosa nasal,
saiba que modificar algumas condições no ambiente
em que você vive fará toda diferença

A rinite é uma doença inflamatória que atinge a mucosa nasal e provoca o chamado “nariz entupido”, espirros, prurido, corrimento nasal, entre outros. É classificada em rinite alérgica e rinite não alérgica.

Os especialistas explicam que a causa da doença é uma predisposição genética que o organismo tem em produzir de modo exagerado anticorpos que defendem o organismo de alérgenos ambientais. Alérgenos ambientais são compostos químicos capazes de acionar o sistema de defesa do organismo pelo tempo em que o corpo mantém contato com estes compostos.

Daí, além dos medicamentos utilizados mediante consulta médica para tratar a rinite, algumas medidas no dia a dia devem ser adotadas para melhorar a vida de quem sofre de rinite alérgica.

Nada de pânico. Se você tem rinite alérgica, não vai precisar viver numa bolha. Você só precisa aprender a conviver com alguns cuidados. Primeiramente, sempre dê preferência a atividades ao ar livre. Esportes devem ser praticados, mas evite locais com alta exposição aos poluentes de sua cidade.

Os polens também desencadeiam a reação desagradável. Os polens podem ser transportados para dentro de casa através das roupas e de animais domésticos. Para quem tem alergia especificamente ao pólen recomenda-se evitar a secagem de roupas ao ar livre. E tem mais, a alta contagem de pólen na natureza acontece principalmente entre 5 e 10 horas da manhã em dias secos, quentes e com vento. Então, seria bom evitar atividades ao ar livre nestes horários.

É bom evitar produtos de limpeza com perfumes fortes e fique atento à composição de tais produtos. Eles podem desencadear uma crise alérgica.

Evite uso de inseticidas. Prefira o método de iscas para afastar baratas e roedores.

Outro vilão para os alérgicos é a umidade, que ataca armários e paredes da casa. O chamado “mofo”. Por isso, mantenha a casa e armários sempre ventilados.

Para de livrar dos fungos, limpe periodicamente armários, área úmida do banheiro etc com uma solução diluída de água sanitária.

Não fume e nem deixe que fumem dentro de casa. Bom, evitar o fumo faz bem para todos, sem exceção. Ninguém deveria fumar, nunca e em lugar nenhum.

O quarto deve ser ensolarado e bem ventilado. Se a cama ou berço estiver perto da parede, certifique-se de que na parede não tenha nenhuma umidade e/ou mofo.

Para limpar a poeira da casa, use sempre pano úmido. Evite cortinas de pano ou tapetes para não ter acúmulo de poeira. Se tem tapetes, eles precisam ser limpos com aspirados duas vezes por semana; cortinas de pano e capas de almofadas precisam ser lavadas com frequência.

Dê preferência aos pisos cerâmicos na casa toda porque são facilmente laváveis. E evite varrer a casa porque isso faz com que a poeira e os ácaros fiquem dispersos no ar. Prefira sempre o aspirador de pó e pano úmido.

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas