24 de janeiro | 2023

Envelhecendo antes da hora

Compartilhe:

O envelhecimento é um processo natural e faz parte da vida. Todo mundo sabe disso. Cada um de nós possui um tempo determinado de vida e, com o passar do tempo, sofremos mudanças fisiológicas que, pouco a pouco, são visíveis em nosso corpo.

O corpo humano possui três fases: crescimento e desenvolvimento, reprodução e envelhecimento. Durante a fase do crescimento, o organismo adquire habilidades funcionais que o tornam capaz de reproduzir e garantir a sobrevivência, perpetuação e evolução da própria espécie.

No envelhecimento ocorrem alterações moleculares e celulares que resultam em perdas funcionais progressivas dos órgãos e do organismo. Essas são as fases naturais da vida e ocorrem de forma inevitável.

Mas, por que estamos envelhecendo antes da hora? Por que ocorre o envelhecimento precoce? A culpa é dos radicais livres que nosso organismo anda produzindo em excesso por causa do estresse. Os radicais livres são os responsáveis por doenças cardiovasculares e neurovegetativas, câncer, diabetes, envelhecimento precoce, dentre outras.

O envelhecimento precoce ocorre quando o organismo não consegue neutralizar o excesso de radicais livres formados, promovendo um desequilíbrio metabólico. Daí a importância de ter alimentação equilibrada e rica em antioxidantes. Minerais como o zinco, cobre, cromo, magnésio, selênio, e principalmente as vitaminas A e E e o betacaroteno agem como antioxidantes, inibindo a atuação dos radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce.

Hábitos de vida e alimentação saudáveis são fatores determinantes na prevenção do envelhecimento. Além de atividade física. Não é tão difícil adotar algumas atitudes para reequilibrar o organismo. O dia a dia é estressante para quase todos. Conheça algumas atitudes que poderão ajudar a melhorar a sua saúde e disposição.

Procure dormir bem. O sono regula a produção dos hormônios que controlam o estresse e os radicais livres.  Consuma alimentos naturais, ricos em vitaminas; diminua o consumo de carnes, se possível exclua os embutidos de sua dieta e prefira legumes, frutas e verduras. Beba bastante água para auxiliar na eliminação das toxinas. Não fume e não consuma bebidas alcoólicas. Tenha uma atividade física. Adote uma postura otimista diante da vida; cultive a sua fé.

Uma boa medida é ir ao médico. Fazer exames preventivos, observar como estão os índices de colesterol e açúcar no sangue. Talvez fazer reposição de vitaminas e minerais, mas faça isso sob orientação médica. Não pratique a automedicação.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas