06 de agosto | 2024
Educação Consciente: Criando com Empatia
Mais Plantas, Por Favor
Se você ainda é um aspirante a pai ou mãe de planta, este livro é para você. Se você já tem um pouco de verde em casa, mas não sabe muito bem o que fazer com ele, este livro é para você. E se você já se considera entendido do assunto, adivinhe? Este livro também é para você! Nesta “bíblia da jardinagem”, Alessia Resta (apartmentbotanist no Instagram) reuniu tudo que você precisa saber para iniciar ou aumentar sua coleção de plantas – e acrescentou ilustrações para deixar tudo mais fácil. Comece com um teste para saber qual é o seu perfil de jardineiro e receba de informações básicas (como dicas para escolher e comprar plantas e regimes de luz e rega) a conhecimentos mais avançados (controle da umidade, propagação, misturas para o solo e por aí vai). Além disso, descubra que plantas combinam mais com você e quais delas podem deixar sua casa ainda mais bonita e aconchegante. Com 192 páginas, o livro é da Editora Paralela.
Meu Gato Me Odeia
Depressão, preconceito, sexualidade e conflitos familiares são alguns dos temas que a publicitária Julia Rietjens trata no romance “Meu Gato Me Odeia”. A personagem principal, Sâmia, é uma adolescente que está descobrindo a si e ao mundo, mas as coisas ficam mais complicadas quando entende a própria sexualidade: ela é lésbica. Com um coração balançado por uma nova amiga e dilemas da adolescência, a autora paulista representa Sâmia como a força que todos podem encontrar dentro de si e um lembrete sobre a importância de ter apoio, mesmo que seja de um bicho de estimação intempestivo chamado Tirano. Inspirado em romances LGBTQIAP+, Julia, que também é autora do livro “Se Eu Fosse um Clichê”, desenha a descoberta sexual da protagonista com obstáculos como o fato de ter uma mãe religiosa, o que torna o processo da autoaceitação mais difícil. A dificuldade de conviver com a homofobia no ambiente familiar e, após ser expulsa de casa, restam apenas incertezas. A história é entrelaçada entre o conhecimento da própria sexualidade, o divórcio conturbado dos pais e o primeiro beijo. Fatos que são amarrados enquanto Sâmia amadurece e lida com as próprias questões, medos e paixões. O livro tem 276 páginas.
Ansiedade: O Fim da Escravidão
O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS). São 18 milhões de brasileiros tomados por sentimentos como apreensão e medo de um perigo desconhecido, típicos da ansiedade. O problema é quando esse mecanismo do cérebro, que serve para alertar sobre situações adversas e estimular a ação para proteção, começa a prejudicar o dia a dia, a ponto de se tornar incontrolável. É nessa hora que a ansiedade se torna patológica. Para auxiliar estas pessoas, assim como tem feito na última década por meio de cursos e treinamentos para alunos de 70 países, o médico Juliano Pimentel escreveu o livro “Ansiedade: O Fim da Escravidão”, publicado pela Citadel Editora. Nele, o autor lembra que momentos desafiadores, como uma grande mudança, perda ou doença, estão presentes na vida de todos, contudo o que importa é a forma como cada um reage a estes acontecimentos. “Se a resposta é se encher de preocupações que lhe tiram o sono, afetam o seu rendimento, mudam completamente a sua rotina e acabam com a sua saúde, sim, você é mais um ansioso ou ansiosa patológico”, completa. Dr. Juliano ensina ao leitor não só a identificar e desarmar os perigosos gatilhos da ansiedade, mas ensina como dar uma nova “resposta” a ela. Os medos que a alimentam e a fortalecem, sua relação com a depressão, como a imunidade é afetada e a análise sem cortes sobre o uso de medicamentos ansiolíticos são alguns dos tópicos abordados no livro. Histórias reais de superação também são apresentadas junto a frases inspiradoras e exercícios para refletir sobre si mesmo e aprender como deixar de ser controlado pela ansiedade. O livro tem 240 páginas.
Educação Consciente: Criando com Empatia
Educar é uma tarefa tão importante quanto difícil. Em um mundo em constante mudança e cheio de demandas, criar filhos saudáveis é um grande desafio. Na obra “Educação Consciente: Criando com Empatia”, as coordenadoras Mariana Lima e Elaine Andrade reuniram profissionais de áreas distintas ligadas à educação consciente, visando a importância do estabelecimento de relações mais profundas e saudáveis entre pais e filhos e na formação de pessoas mais responsáveis, equilibradas e empáticas. Como garantir que seu filho cresça com autonomia, responsabilidade e autoestima? Como ter autoridade sem ser autoritário ou permissivo? Como manter o autocontrole como pais neste mundo que favorece tão fortemente a exaustão, ansiedade generalizada e o burnout? Como ensinar com firmeza e gentileza em um mundo tão violento? Estas e outras muitas respostas o leitor encontrará neste livro, com coautores especializados e estudiosos deste tema tão nobre e urgente. Em uma narrativa informativa e acolhedora, a obra publicada pela Literare Books International mostra que a educação consciente é o único caminho que permitirá que a criança e o jovem se desenvolvam com saúde mental e habilidades socioemocionais para lidar com os desafios que a vida irá lhe apresentar. Uma obra fundamental para todos que acreditam que não existe uma receita para educar. É preciso estudo e evolução constantes para sermos melhores pais e educadores. O livro tem 216 páginas.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!