31 de maio | 2023

E a comida do gato e do cachorro?

Compartilhe:

E a comida do gato e do cachorro?

Merece a mesma atenção dada à comida dos humanos. Lavar bem a lata antes de abri-la e a sobra também deve ser guardada na geladeira em recipiente tampado. Estes alimentos de deterioram tal qual qualquer outro alimento enlatado por isso devem ser seguidas as instruções do fabricante quanto ao consumo e conservação.

 

Escova de dentes

Para limpar o ralador de queijo, utilize uma escova de dentes, a fim de retirar os resíduos antes de lavar. Em tempo, compre uma escova somente para este fim.

 

Desentope pia

Depois que fizer café, use o pó que ficou no coador para desentupir a pia, ou também, coloque no armário para espantar formigas.

 

Algodão molhado

Ih! quebrou-se um copo. O pior são os cacos, principalmente aqueles menores e fininhos. Não tenha dúvida, embeba um chumaço de algodão com água e passe no chão. Os ditos caquinhos vão ficar grudados no algodão.

 

Em vez de batata, use cará e inhame

Muito consumidos no Nordeste, o cará e o inhame são raízes da mesma família da batata. Ricos e carboidratos, são fonte de energia e contém betacaroteno; vitamina C que aumenta a imunidade; e vitaminas do completo B, que têm efeito benéfico sobre o sistema nervoso. Os dois possuem cerca de 70 calorias em 100 gramas. A batata-inglesa tem 78.

 

Atenção na hora de comprar os alimentos

Adquira produtos identificados através de embalagens rotuladas, verificando características do produto, procedência, validade, composição, registro e órgão fiscalizador. Fique atento à aparência física da embalagem, verifique se o fechamento não foi violado. Embalagens danificadas ou com vazamentos podem causar deterioração pelo contato dos alimentos com o ar. Verifique se nos balcões frigoríficos de supermercados e açougues tem poças d’água ou gelo aderindo aos produtos, isso significa que houve variação na temperatura ou que a geladeira foi desligada. Esteja atento à data de validade dos produtos.

 

Higiene é fundamental

Tenha cuidados básicos em casa, como lavar bem as mãos antes de manusear os alimentos; guardar na geladeira após cozidos; retirar os enlatados das latas; não recongelar alimentos e seguir fielmente as orientações do fabricante quando ao preparo e conservação do produto.

 

Parece exagero, mas não é

É um hábito saudável lavar com bucha e detergente as latas de alimentos e enxugá-las bem antes de abrir. O mesmo se aplicando para os vidros e embalagens em geral que possibilitem este procedimento. Por mais limpo que os estabelecimentos comerciais sejam, sempre existem as contaminações no manuseio e no transporte.

 

Tire da lata

Ao usar parte de algum alimento enlatado, retire a sobra e coloque num recipiente com tampa e guarde na geladeira, descartando a lata.

 

Cobre mais brilhante

Para que as peças de cobre fiquem brilhantes, lave-as com uma esponja embebida em solução de sal e limão. Depois enxágue bem a peça, deixe secar e lustre com uma flanela.

 

Faça rolinhos

Uma solução inteligente para ter mais espaço em seu armário é dobrar as tolhas de banho em quatro partes e fazer um rolinho, guardando-as neste formato.

 

Maizena no óleo

Para fazer Frango à Passarinho bem sequinho, experimente colocar uma colher de sopa de amido de milho no óleo de fritura em quente. O frango vai ficar douradinho e bem sequinho e, o que é melhor, nem vai grudar na panela.

 

Tire a pele

Tanto faz, pode ser pimentão verde ou pimentão vermelho. Escolha alguns dele e coloque numa assadeira e leve ao forno até que fique com a casca toda escurecida, para isso você terá que virá-los frequentemente. Depois tire as peles na água corrente. Corte em fatias e tempere com azeite, alho e cheiro verde. Ou com o tempero de sua preferência.

 

Como conservar queijos frescos

Os queijos frescos são aqueles tipo Minas Frescal e Ricota, antes de abrir a embalagem, os queijos frescos duram até 21 dias na geladeira, à temperatura de 2 a 8º C. Após abrir a embalagem, o ideal é consumi-los em até 5 dias. Coloque o produto dentro de um recipiente com tampa, ou num prato, cobrindo-o com uma película plástica. O importante é não deixar a superfície do queijo em contato direto com o ambiente da geladeira, pois isso provoca ressecamento.

 

Cuidados com o queijo

Para conservar melhor queijos do tipo Prato, Gouda, Estepe, Reino e Provolone recomenda-se que sejam consumidos após 60 dias de fabricação, pois só depois deste período eles se apresentam no ponto ideal de maturação. O queijo torna-se mais cremoso e com um sabor mais acentuado. Depois de abrir a embalagem, a superfície do queijo exposta não deve permanecer em contato com o meio ambiente. Ele deve ser coberto com película plástica ou virada para baixo, em contato com o prato. Importante: Os queijos semi-duros não devem ser consumidos gelados. Eles podem ser conservados na temperatura ambiente por um período de até 15 dias, pois se tornarão mais macios e saborosos. E ainda, o eventual aparecimento de mofo na superfície dos queijos não afeta o restante de produto. Ele pode ser facilmente removido com uma faca ou com uma lavagem com água e sal. O mofo é característico de produtos naturais e sua presença indica que o queijo não possui conservantes químicos.

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas