22 de setembro | 2013

Dicas para ficar sempre linda

Compartilhe:

Cuidar da pele, dos cabelos e das unhas pode ser mais simples do que se pensa. Basta reservar um tempinho diariamente só para isso / GB imagem

 

 

 

 

A beleza depende de um ritual diário de cuidados básicos e, sobretudo, do cultivo da alegria de viver / GB Imagem

 

 

Muito se fala em beleza e também muitas são as opções oferecidas no que se refere a tratamentos prometendo verdadeiros milagres e cosméticos garantindo o fim das marcas feitas pelo tempo.

Algumas destas opções fazem mesmo uma revolução na pele e conseguem fazer com que o tempo retroceda, no entanto alguns cuidados básicos podem melhorar, e muito, a aparência e a autoestima. Basta reservar um tempinho diariamente só para isso.

O primeiro passo é criar o hábito de cuidar-se. A pele precisa de cuidados especiais, como hidratação diária, para se manter sempre jovem, lisinha e macia. Por isso é fundamental sempre passar um creme hidratante logo após o banho, porque a água quente ajuda a abrir os poros e, assim, a pele absorve melhor os princípios ativos do produto.

O hidratante deve ser próprio para cada tipo de pele, com protetor solar, principalmente para as áreas que ficam expostas ao sol todos os dias, como rosto, braços, pernas e mãos.

O rosto, pescoço e colo merecem atenção extra. Prefira sempre os cosméticos específicos para esta área do corpo, acrescidos de ingredientes rejuvenescedores que devem ser usados durante o dia e à noite; existe uma infinidade deles no mercado. Não descuide nunca do protetor solar, lembrando que os bons produtos de maquiagem atualmente vêm acrescidos de FPS e de ingredientes, como vitaminas, por exemplo, que camuflam as imperfeições e ainda tratam a pele do rosto e pescoço.

As unhas, assim como as mãos precisam de hidratação, proteção contra os raios solares e manicure para ficarem lindas. O óleo de cravo é um grande aliado para manter as cutículas sempre em ordem. Ele pode ser passado mesmo na unha esmaltada. Basta massagear algumas gotas do óleo de cravo em todas as unhas.

O ideal é ir à manicure uma vez por semana, mas se isso não for possível, tenha sempre à mão um pauzinho de laranjeira, removedor de esmalte, algodão, tesoura, alicate de unha, lixa, e claro, um esmalte de sua preferência. Alguns especialistas recomendam não retirar a cutícula, mas simplesmente empurrá-las. Neste sentido existe no mercado creme removedor de cutículas muito eficientes e, de novo, o óleo de cravo vai ajudar muito porque ele hidrata a pele e não deixa a cutícula "arrebitar". Quanto ao esmalte, prefira os tons claros porque são mais fáceis de serem aplicados.

Outro item de beleza é a depilação que deixa a pele lisinha e sedosa. Existem vários métodos. O mais popular de todos, sem dúvida, é a velha e boa lâmina. Ótima para emergências, retira os pelos rapidamente e sem dor, mas os pelos voltam a crescer praticamente na mesma hora em que são retirados. Vai aqui uma dica de ouro: passe uma camada generosa de condicionador de cabelos nas axilas e depois depile com o aparelho de lâminas; fica lisinho e sem coceiras ou alergias.

A cera quente deixou de ser exclusividade dos salões, atualmente você pode aplicar em casa e sem sustos; ela arranca os pelos pela raiz, o que ajuda a diminuir a espessura dos fios e faz com que ele demore cerca de um mês para crescer.

Tem ainda a cera fria, boa para depilar pequenas áreas e mais fácil de usar em casa. Também arranca os pelos pela raiz, mas é mais dolorosa do que a cera quente.

A depilação a laser é um método que não elimina os pelos definitivamente, mas o efeito pode durar até oito meses. O único problema é que é bastante dolorido e o preço nem sempre acessível a todos.

Os pés também merecem atenção especial. Não é porque ficam a maioria do tempo escondidos dentro do tênis, ou dos sapatos, que a unha não precisa ser cuidada. Em quem prefere que os pés respirem dentro de sandálias deve redobrar estes cuidados.

O ritual de beleza dos pés começa no banho. Uma bucha vegetal e uma escovinha macia limpam os cantinhos das unhas. Quanto aos calcanhares, devem ser lixados quando for absolutamente necessário e isso não pode, e não deve ser feito todos os dias. Quanto mais lixa, mais grosso e rachado fica o local. Ao invés da lixa, é melhor passar um creme esfoliante, que pode ser o mesmo usado para o corpo; depois é só passar um hidratante que contenha uréia ou ácido salicílico, substância com alto poder de hidratação e use diariamente após o banho. Para deixar os pés mais macios, é só aplicar o creme hidratante antes de dormir, colocar uma meia de algodão e deixar até o dia seguinte.

E quando o assunto é hidratação dos pés, tem aquela receita da vovó: Pelo menos uma vez por semana, antes de dormir, besuntar os calcanhares com pomada Hipoglós, colocar uma meia e deixar até o dia seguinte. É bom especialmente para quem tem tendência a rachaduras nos calcanhares.

Tem ainda os cremes específicos – até máscaras – para os pés, sem dúvida que estes são bem eficazes e quem quer ter os pés sempre macios não pode descuidar da hidratação.

Os pés também precisam de manicure toda semana. No entanto, é preciso ter cuidado para não cortar os cantinhos das unhas para que não encravem. 

Para ser e sentir-se bonita ou bonito é preciso também cuidar da alma. Dedique parte do tempo ao laser, cultive bons pensamentos e encare o dia a dia sempre com disposição e esperança.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas