18 de dezembro | 2024
Dica para carne – Sal por último
Cozinhar é prazeroso! Cozinhar é uma atitude de amor para com as pessoas que nos cercam! Cozinhar é um ato de amor para com nós mesmos, à medida que preparando a nossa própria comida temos a chance de ingerir alimentos mais saudáveis e mais saborosos. Cozinhar comida gostosa não é difícil. Aqui vão algumas dicas.
Cozinhando em casa
Se a intenção é receber pessoas para uma refeição e boa conversa pela primeira vez em sua casa, certifique-se das preferências de cada um, se tem alguma restrição alimentar. Assim, você terá a garantia de que todos poderão comer bem e se divertir.
Ingredientes à mão
Quando for preparar alimentos, planeje rapidamente o que pretende fazer. Corte os temperos e deixe em recipientes menores; corte ou fatie os ingredientes que for usar; deixe à mão o sal, óleo, azeite etc; separe as panelas que irá usar. Acredito que organizar as coisas não será perda de tempo. Na hora de cozinhar, você verá como ficará tudo mais fácil e ágil.
Dica muito prática
Pique os temperos – geralmente usamos alho e cebola – diretamente na panela na qual vai preparar o arroz. Faça o mesmo com a panela na qual vai temperar o feijão; ou refogar carne ou legumes. Na hora de cozinhar, você já terá a panela pronta para ir ao fogo.
A peneira é aliada
Sempre que preparar bolos, pães ou massas em geral, peneire a farinha e o açúcar. Até mesmo o fermento agirá melhor se for peneirado antes.
Descongelando um dia antes
Sempre é melhor descongelar alimentos na geladeira. Aqui também o planejamento é aliado. Um dia antes, retire do freezer ou do congelador e deixa “repousando” na geladeira, dentro de um recipiente porque certamente o processo libera líquidos.
Tudo seco
Quando lavar legumes ou frutas, por exemplo, seque bem com um pano ou papel toalha antes de descascar e proceder o preparo. O sabor ficará bem melhor do que se fizer com ingredientes molhados.
Utensílios em bom estado
Certifique-se sempre do bom estado os utensílios em sua cozinha. Descarte panela, frigideira ou fôrma originalmente antiaderente que está descascando porque ao fazer a comida nelas poderá descascar ainda mais o revestimento que vai se misturar com seu preparo, sem que se perceba. Não faz bem à saúde.
Faca afiada
Faca boa é a faca afiada. Corta melhor e mais rapidamente o que for preciso e é menos perigosa do que uma “faca cega”.
Na dúvida, menos é mais!
Se você é iniciante na cozinha, não se desespere e não tenha medo do fogão e das panelas. Procure orientação nas infinitas receitas disponíveis, leia tudo atentamente, prefira usar chama baixa no fogão, coloque sal, pimenta e demais temperos devagar, sempre experimentando e, assim, acertando o ponto. Com a prática, você se tornará cada vez mais confiante.
Muito prático
No supermercado existem inúmeras opções de temperos desidratados que ajudam muito na cozinha. Não tenha receio de experimentá-los, mas atenção porque os temperos desidratados tem sabor mais acentuado do que a erva fresca. Guarde-os em frascos bem tampados, longe do fogão e do forno. E fique atento á data de validade.
Melhor ainda
Os temperos desidratados são ótimos, no entanto melhor ainda se você puder cultivar ervas em casa. Em vasos à beira de uma janela iluminada é boa opção. Nada melhor do que ter ervas frescas disponíveis em casa.
Sal por último
O sal realça o sabor, mas também pode endurecer certos alimentos. É o caso do bife, por exemplo. Grelhe ou frite a carne até o ponto desejado e junte o sal somente na hora de servir.
Moída na hora é melhor
Tenha sempre pimenta em grãos. A pimenta moída na hora do preparo do alimento tem sabor melhor e muito mais saudável. Experimente.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!