18 de agosto | 2013

Dia 30 começa a maior festa das flores da América Latina

Compartilhe:

O carro-chefe da Expoflora é a Exposição de Arranjos Florais. São mais de 250 mil hastes de flores e plantas utilizadas na exposição de flores que promete emocionar e encantar todos os visitantes / Divulgação

 

 

 

Dia 30 de agosto, começa mais uma edição da Expoflora, em Holambra, cidade do interior de São Paulo, considerada um pedacinho da Holanda no Brasil. O objetivo principal da Expoflora é o resgate de aspectos culturais e sociais da Comunidade de Holambra, além da divulgação do trabalho desenvolvido pelos filhos dos primeiros imigrantes nas atividades rurais no município.

Em sua primeira edição, há 32 anos, a Expoflora atraiu mais de 12.000 pessoas em um único final de semana. Com o passar dos anos, o evento se transformou na maior manifestação cultural da imigração Holandesa e na maior festa de flores e plantas da América Latina.
Toda comunidade está envolvida, direta ou indiretamente, no evento que projetou nacionalmente a cidade de Holambra e de forma decisiva contribuiu com a elevação do município à categoria de Estância Turística do Estado de São Paulo.
O principal objetivo da Expoflora nos dias de hoje continua sendo a divulgação da Cultura Holandesa nas mais variadas formas, através das danças típicas, da culinária, do artesanato holandês, da música entre outras.

Neste ano, a Expoflora acontece entre 30 de agosto a 29 de setembro, sempre de quinta a domingo, das 9 às 19h00.

A Expoflora, a partir de uma temática, tem o objetivo de fomentar o hábito do consumo de plantas e flores por meio das mais diversas formas de manifestações culturais, incluindo a arte, a dança, a música, a culinária etc. Realizada em Holambra, a 140 quilômetros da Capital paulista, o evento deverá atrair neste ano um público estimado em 300 mil pessoas. A principal atração é a Exposição de Flores Temática, realizada dentro de uma festa com características holandesas que dá as boas vindas à Primavera.

O carro-chefe da Expoflora é a Exposição de Arranjos Florais. São mais de 250 mil hastes de flores e plantas utilizadas na exposição de flores que promete emocionar e encantar todos os visitantes. Uma rara oportunidade de admirar a arte em arranjos florais preparados por uma grande equipe, que, esse ano, terá como tema “Flores, Contos e Lendas”. Uma viagem ao mundo da imaginação que promete emocionar a todos e fazer você voltar ao tempo de infância.

Tem também a 9ª Mostra de Paisagismo e Jardinagem, na qual diversos e belos ambientes são apresentados por paisagistas, decoradores e designers de interiores com sugestões para que os visitantes façam em seus jardins.

Não deixe de fazer um passeio turístico pela cidade de Holambra e conheça a história, a arquitetura e os famosos campos de flores dessa cidade que mantém as características de sua colonização holandesa. A visita inclui uma parada no maior Moinho Típico Holandês da América Latina. O total de percurso de 20 quilômetros em estrada asfaltada e com duração aproximada de 50 minutos. Este passeio é pago à parte e não está incluso no ingresso.

Imperdível é a Chuva de Pétalas, que ocorre diariamente às 17 horas, um espetáculo no qual são utilizados 150 quilos de pétalas, equivalente a 18 mil botões de rosas, por apresentação, despetalados um a um, onde você terá a oportunidade de realizar seus desejos, pegando uma pétala ainda no ar.

Você vai ficar encantado com as diversas espécies de flores e de plantas e terá vontade de levá-las para casa. Por isso tem o Garden Center, são mais de 3.300 m2 para você escolher entre mais de 200 espécies e 2 mil variedades de flores e plantas produzidas em Holambra para decorar e alegrar a sua casa. Claro, por lá tudo é vendido.

Para quem gosta de compras, não deixe de visitar as centenas de stands espalhados pelo recinto do evento. Souvernis holandeses, que você só encontra em Holambra, artesanatos, moda, decoração e produtos exclusivos com a marca Expoflora são opções para presentear e levar um pedacinho da Holambra para sua casa.

E claro que a culinária holandesa também é um espetáculo à parte. Sem esquecer também da culinária brasileira. Os confeiteiros e chefs holandeses criam sempre novas receitas para atrair os turistas pelo paladar. São duas praças de alimentação com 16 lanchonetes e 6 restaurantes, de refeições rápidas à culinária internacional.

Tudo isso regado à boa música típica e dança empreendida por vários grupos que todos os anos mostram um pouquinho da cultura holandesa aos brasileiros de todo país.

A Expoflora oferece uma excelente infraestrutura aos seus visitantes que inclui posto médico, sanitários limpos e bem montados, fraldários, bebedouros de água fresca, equipes de apoio, áreas de descanso com bancos à sombra das árvores, caixas eletrônicos, praça de alimentação e segurança. Além disso, loja de souvenier, três pavilhões de exposição de produtos, desde artesanatos a produtos industriais e um maravilhoso comércio de flores e plantas perfazendo um total de mais de 2 mil variedades. 

Procure já seu agente de viagens e se hospede em Holambra e aproveite mais esta edição da Expoflora.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas