18 de setembro | 2024
De Volta ao Começo: Uma Jornada Pelo Envelhecimento
O Mistério dos Mistérios – a Morte e a Vida de Edgar Allan Poe
Chega ao Brasil o livro “O Mistério dos Mistérios – a Morte e a Vida de Edgar Allan Poe”, lançamento da Editora Cultrix, com 344 páginas, obra que investiga a vida do renomado autor pelo prisma das inúmeras causas possíveis de sua misteriosa morte. Poe, um dos escritores norte-americanos mais icônicos de todos os tempos, tem sua obra cultuada por inúmeros tipos de leitores, inclusive pelos jovens, e é um dos autores que teve seus trabalhos mais adaptados da história, seja para cinema, TV, quadrinhos e cultura pop, através de novas adaptações e releituras de seus clássicos. Edgar Allan Poe morreu em circunstâncias assustadoras. Ao longo dos anos, multiplicaram-se as especulações sobre a causa de sua morte: hidrofobia, sífilis, suicídio, alcoolismo e até mesmo assassinato. Agora, por meio de uma pesquisa feita por Mark Dawidziak – escritor, ator, jornalista e professor universitário – surge uma nova teoria, capaz de provar qual foi a causa da morte de Poe, algo que assombrou a vida do biógrafo por toda sua vida. Tal como nas famosas histórias que escreveu, sua morte foi um momento envolto em horror e mistério. Edgar Allan Poe faleceu em 7 de outubro de 1849, com apenas 40 anos, de maneira absolutamente bizarra, que não soaria estranha a nenhum de seus contos de terror. Qual teria sido o real motivo dessa morte prematura? E o que teria acontecido com ele durante os três dias em que esteve desaparecido, antes de ser encontrado, delirante e “em grande aflição”, nas ruas de Baltimore, trajando roupas que não eram suas e não lhe serviam? Recorrendo ao envolvente processo narrativo de linha do tempo dupla, que opõe os últimos meses, cada vez mais angustiantes de Poe, à cronologia de sua vida breve, e muito produtiva, Mark traz uma narrativa em estilo documentário “true crime”, criando um processo investigativo de desconstrução, tanto das muitas teorias sobre sua trágica morte, como do mito criado em torno do escritor, que praticamente ao longo das décadas acabou por se tornar uma caricatura de si mesmo, um mero personagem que poderia ter saído de suas próprias histórias de imaginação e mistério.
De Volta ao Começo: Uma Jornada Pelo Envelhecimento
Segundo levantamento do IBGE, o número de idosos acima dos 65 anos cresceu 57,4% nos últimos 12 anos no Brasil. Mas como essa população pode conquistar uma velhice saudável, bem-sucedida e ativa? Quem compartilha dicas e insights científicos de como ter um envelhecimento longevo, pleno e feliz é o especialista em Gerontologia, professor de Educação Física e instrutor de Mindfulness, Ney Messias Jr. no livro “De Volta ao Começo: Uma Jornada Pelo Envelhecimento”. A partir de experiências pessoais, o autor – também conhecido como SeuNeyzinho nas redes sociais – mostra que é possível tornar o processo natural da velhice em uma experiência prazerosa, mesmo em meio às adversidades. Ao instigar a prática do autoconhecimento, Ney destaca a importância da saúde cognitiva, e como manter o bem-estar físico, emocional, social e financeiro, apresentando uma abordagem integrativa, positiva e ancestral em prol de uma maturidade consciente. O escritor propõe atividades práticas para exercitar o corpo, dicas de alimentação balanceada, como as finanças podem influenciar na velhice e, ainda, instiga ocupações que exercitam a mente e contribuem para uma melhor qualidade de vida. Somada às recomendações para vivenciar o melhor da maturidade, Ney Messias Jr. também alerta sobre a importância de manter-se ativo a fim de prevenir o isolamento e a depressão entre os idosos – principalmente em uma geração que os vê como frágeis, improdutivos, adoecidos, acomodados e, por tanto, trabalhosos. A fim de combater o etarismo, o gerontólogo ensina a conservar essa inclusão da população 60+ em todas as esferas da sociedade: não excluí-los do mercado de trabalho e inseri-los em atividades sociais e culturais são alguns exemplos. Com 176 páginas, o livro é da Editora Latitude.
Quinze Minutos Para o Pôr do Sol
Empolgação ao assistir filmes no fim da tarde ou maratonar os doramas preferidos. Essa é a sensação que a escritora Isabela Freixo desperta nos leitores de “Quinze Minutos Para o Pôr do Sol”. Na comédia romântica cristã, a autora carioca, que atualmente vive na Coreia do Sul, se inspira nos populares k-dramas para compartilhar uma narrativa de autodescoberta, paixão e perdão. Lisa é uma empreendedora capaz de transformar tudo em sucesso, com exceção da vida afetiva. Prestes a completar trinta anos, após descobrir a traição do namorado de quase uma década, ela viaja para Portugal com a melhor amiga, Carolina. A ideia das férias perfeitas é interrompida quando um sul-coreano em uma Vespa atravessa o caminho dela. E não no sentido figurado! A viagem beira a catástrofe quando ela descobre que esse mesmo homem é gerente do apart-hotel onde está hospedada com Carol. Para piorar as coisas, a recém-chegada aos 30 compartilha por engano uma foto embaraçosa com um tal Sr. P., que também é hóspede no Princesinha da Ribeira. Entre os passeios pelas belas paisagens portuguesas, expressões coreanas e aroma de lavandas, Lisa quer aproveitar os dias na Cidade do Porto e vivenciar momentos divertidos. Enquanto isso, ela tenta desvendar quem é a pessoa misteriosa, se esquiva do homem da Vespa e cria coragem para revelar à melhor amiga o real motivo por trás dessa viagem: não voltar mais para o Brasil e morar em Portugal. Do nascente ao pôr do sol, a personagem descobrirá como cicatrizar as próprias feridas, seguir adiante, abraçar um novo amor, ter uma boa relação com a família e encontrar o verdadeiro final feliz. Aos poucos, a irritação que ela sente por Jeong-ho, se transforma em um profundo amor quando eles passam um tempo sendo “namorados de mentira” e descobrem que os sentimentos que compartilham são recíprocos. Com 320 páginas, o livro é da Editora Mundo Cristão.
Tudo Faz Sentido
Polímata é aquele que possui conhecimento em áreas diversas, que não está restrito a um único campo do saber. Geralmente cientistas são polímatas. Mas há muitas pessoas “comuns” que também podem ser chamadas como tal. Pessoas com raciocínio lógico apurado, gosto por artes e que sabem surfar por diferentes áreas do conhecimento. Características que, soltas, possuem valor individual, mas quando conectadas, trazem resultados ainda maiores para quem as possui. É sobre essas combinações entre Arte e Ciência que o polímata João Silveira, gaúcho radicado na França, nos ensina a valorizar em seu livro “Tudo Faz Sentido: Ligando os Pontos Entre Arte, Ciência e Inovação”, recém-lançado pela editora Labrador. Bailarino profissional, formado em Farmácia e doutor em Educação, o currículo de Silveira mostra como as múltiplas habilidades de um ser humano podem, juntas, conversarem e serem utilizadas em prol do seu crescimento pessoal, humano e psicológico. João foi a universidades, laboratórios de pesquisa, polos de inovação, museus e centros de artes espalhados pelo mundo para entender qual o sentido de conectar a Arte a Ciência. Em “Tudo Faz Sentido”, o autor faz um breve panorama histórico dessa conexão e apresenta exemplos de projetos inovadores que nos inspiram a assumir com orgulho nossos múltiplos interesses. Leonardo Da Vinci seja talvez o exemplo mais famoso de polímata: foi cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Mas poucos sabem que Einstein tocava violino, Shakespeare tinha fascínio pela Ciência e Chico Buarque cursou Arquitetura. A conexão entre diferentes campos vai além do interesse pessoal; é vital para a criatividade e a busca por soluções para questões contemporâneas. Das mudanças climáticas às epidemias, da desigualdade social aos conflitos armados, os desafios globais exigem uma abordagem interdisciplinar e criativa. O livro tem 128 páginas.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!