09 de janeiro | 2023

Curtindo o Inverno de Alentejo

Compartilhe:

Se quiser encarar o ventinho gelado e ver de perto o patrimônio histórico de Alentejo, há cidades e vilas que são verdadeiros museus a céu aberto e com construções magníficas. Não deixe de visitar Marvão, com seu castelo de mais de 700 anos / Victor Carvalho

Explore Monsaraz, com suas ruas de pedra e o castelo no topo de uma colina. Com certeza, cenário para lindas fotos que vão enriquecer suas redes sociais / Divulgação

O Alentejo possui algumas construções bastante inusitadas, com histórias diferentes e curiosidades imperdíveis, como a Capela dos Ossos com paredes e pilares revestidos de milhares de ossos e crânios reais / Divulgação

Curioso é conhecer o Cromeleque dos Almendres, monumento megalítico com 95 monólitos de pedra dispostos em formato circular e em perfeito estado de conservação – mais antigo que o famoso Stonehenge, na Inglaterra / Divulgação

Os amantes de esportes podem realizar um passeio de bicicleta, moto ou jipe para aproveitar as paisagens bucólicas que ganham um tom mais opaco durante o inverno, mas sem perder o seu charme / Divulgação

É no inverno que se pode visitar os olivais centenários e ainda ver de perto o lugar onde os frutos são processados e dão origem ao azeite, parte fundamental da cozinha local / Divulgação

Enquanto por aqui estamos derretendo em nosso verão tropical, a Europa está curtindo seu inverno. E se você gosta de frio, e quer viajar nessas férias para o exterior sem se preocupar com a língua, uma boa dica é curtir a região do Alentejo, em Portugal. Lembrando que o inverno português não é tão rigoroso quanto no restante da Europa.

É hora de colocar um bom casaco na mala e embarcar em uma adorável viagem por terras alentejanas. O inverno por lá vai até o dia 20 de março, quando termina o nosso verão por aqui. O local reserva ótimas surpresas nos cenários pitorescos e encantadores do Alentejo, maior e mais autêntica região de Portugal.

Os dias de inverno no Alentejo são ensolarados com temperaturas amenas, mas, como já dissemos, nada do frio intenso como no restante da Europa. É possível se deparar com alguns períodos mais chuvosos também. Por isso, o ideal é investir em uma mala com roupas mais quentes, com casacos e calçados fechados.

Se as temperaturas mais baixas fazem você querer se abrigar em locais fechados, aposte nos programas culturais. O Alentejo tem locais impressionantes para visitar, como a Catedral de Évora e a Capela dos Ossos, em Évora, o Forte de Nossa Senhora da Graça, em Elvas, e o Paço Ducal de Vila Viçosa. Além disso, há uma excelente oferta de museus muito interessantes, como o Museu da Tapeçaria, em Portalegre, ou o Museu de Évora.

Se quiser encarar o ventinho gelado e ver de perto o patrimônio histórico alentejano, há cidades e vilas que são verdadeiros museus a céu aberto e com construções magníficas, como Monsaraz, com suas ruas de pedra e o castelo no topo de uma colina, Marvão, com seu castelo de mais de 700 anos, entre outros lugares.

Mesmo com as baixas temperaturas, os constantes dias de sol convidam para atividades ao ar livre. Uma ótima opção é explorar as planícies com campos de plantações que aguardam a mudança de estação durante a tarde. O passeio é a certeza de presenciar um deslumbrante pôr do sol.

Os amantes de esportes podem realizar um passeio de bicicleta, moto ou jipe para aproveitar as paisagens bucólicas que ganham um tom mais opaco durante o inverno, mas sem perder o seu charme.

Também é possível praticar caminhadas. Cidades como Mértola, Beja, Alandroal e Serpa são os pontos mais procurados pelos visitantes para essas atividades.

O clima frio e úmido também é perfeito para provar os pratos quentes típicos da culinária alentejana, como o ensopado de borrego – como é chamado o cordeiro com menos de um ano.

Antes da adoção da carne de porco, era o carneiro que predominava na gastronomia regional, principalmente em ensopados, cozidos e guisados. É uma verdadeira iguaria, temperado com hortelã e ervas aromáticas.

É nessa estação que se pode visitar os olivais centenários e ainda ver de perto o lugar onde os frutos são processados e dão origem ao azeite, parte fundamental da cozinha local.

Entre as atividades mais comuns estão as visitas às herdades, onde é possível acompanhar todas as fases de produção desde o plantio e a colheita até o lagar, onde a azeitona é prensada, além de participar de degustações dos azeites e aprender as diferenças entre cada um deles.

Reconhecido como uma das principais regiões vitivinícolas do mundo, o Alentejo conta com processos curiosos de produção da bebida. Como é o caso do “Vinho Invisível”, que apesar de branco é feito com as “lágrimas” das uvas tintas, gotas de suco que são tiradas sem esmagá-la nem usar a casca.

Já na produção do vinho Conde D’Ervideira Vinho da Água, a bebida é submetida a um estágio de maturação em garrafas submersas no Lago Alqueva, resgatando o processo chamado de “vinho da água”. E claro, o famoso “Vinho de Talha”, produzido seguindo conhecimentos milenares sem sofrer quase nenhuma modificação desde o Império Romano.

O Alentejo possui algumas construções bastante inusitadas, com histórias diferentes e curiosidades imperdíveis, como a Capela dos Ossos com paredes e pilares revestidos de milhares de ossos e crânios reais, e o Cromeleque dos Almendres, monumento megalítico com 95 monólitos de pedra dispostos em formato circular e em perfeito estado de conservação – mais antigo que o famoso Stonehenge, na Inglaterra.

A oferta hoteleira do Alentejo é excelente e garante muito conforto e comodidade aos turistas. Há hotéis de luxo em meio às paisagens bucólicas do campo que oferecem a possibilidade de tomar um bom vinho diante da lareira, desfrutar de tratamentos em spas, relaxar em piscinas aquecidas ou jacuzzis, entre outros. Desse modo, a experiência do inverno no Alentejo fica ainda melhor.

Gostou das dicas? Então procure se agente de viagens e programe um roteiro para ter férias inesquecíveis!

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas