24 de março | 2023

“Congelamento de Óvulos: Seja Mãe em Qualquer Idade”

Compartilhe:

Congelamento de Óvulos

Escrito com o intuito de discutir sobre a fertilidade e o limiar reprodutivo, o livro “Congelamento de Óvulos: Seja Mãe em Qualquer Idade” aborda a importância desta técnica no planejamento para a gravidez, pois há uma grande queda na quantidade de óvulos após os 35 anos de idade. A publicação é de autoria de Paulo e Renata Olmos, pai e filha, médicos especializados em Medicina Reprodutiva. “O livro foi feito em uma linguagem clara e acessível. O médico pode aprender mais sobre o tema e também indicar para as pessoas que têm interesse na reserva ovariana, dando noções de como se estimula a ovulação e o que acontece no processo do laboratório. Reforçando sempre o total respeito à autonomia e à saúde da mulher”, explica Paulo Olmos. A obra está disponível para a venda tanto nas livrarias físicas quanto online, através do site da Clínica Olmos e também na Amazon. “A mulher nasce com esta reserva ovariana no máximo, com aproximadamente 1 milhão de folículos, e, ao longo dos anos, ela vai caindo: quando ela menstrua a primeira vez, já está com cerca de 300 mil. Todo mês ela vai perdendo, independentemente de utilizar métodos contraceptivos ou não. Por fim, há uma queda acentuada, tanto em qualidade como em quantidade dos óvulos, a partir dos 35 anos. Por isso, quando a reserva é feita com planejamento, as chances de sucesso de uma gravidez no futuro aumentam”, complementou Renata.

 

João Doria – O Poder da Transformação

No próximo dia 27 de março, a cidade de São Paulo recebe a noite de autógrafos do livro “João Doria – O Poder da Transformação”, biografia do ex-governador do Estado de São Paulo e empresário, João Doria. A obra, publicada pela Matrix Editora, é assinada pelo cientista social, jornalista e escritor Thales Guaracy. O livro tem prefácio assinado pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e revela os bastidores da trajetória política e empresarial de uma das figuras mais emblemáticas do País. O nome Doria sempre esteve presente em momentos de mudanças no Brasil. O pai de João Doria – muita gente não sabe – foi o criador de uma data que transformou o comércio: o Dia dos Namorados. Foi também um deputado cassado pela ditadura militar, que o levou ao exílio, bruscamente mudando a vida e o destino de toda a família. João Doria Jr. seguiu o pai em muitas coisas – e foi mais longe. Dirigiu empresas do Estado com muita competência. Na iniciativa privada, fez fortuna como homem da TV e empreendedor de sucesso. Como o pai, lançou-se na política, para onde levou um modelo de gestão ambicioso, inovador e transformador. Na pandemia João Doria tomou a dianteira na defesa e na produção da vacina e salvou vidas. Neste livro, o leitor vai conhecer os bastidores da história pessoal, empresarial e política de João Doria e um exemplo de como a política pode ser diferente.

 

Como Se Fosse um Monstro

Brasília, décadas de 1980 e 1990. Uma jovem sai do interior para trabalhar como empregada doméstica na casa de um casal rico na cidade grande. Lá, enquanto tenta entender a dinâmica diária dos dois, ela começa a ver algumas meninas passando diariamente para algum tipo de entrevista a portas fechadas. Depois de meses sem achar a escolhida, o casal finalmente faz a proposta a Damiana (apesar de acharem o tom da sua pele um pouco mais escuro do que gostariam): que ela seja barriga de aluguel para eles. Damiana aceita sem entender muito bem, passa por uma inseminação artificial caseira e um quase cárcere privado de nove meses. Depois que o bebê nasce, ela conhece Moreno, um “especialista” nesse tipo de negócios que explica quão inconsequente foi aquela decisão e sugere que os dois passem a trabalhar juntos. A história de Damiana – uma das barrigas de aluguel mais produtivas da década – e sua relação com a maternidade, o próprio corpo, as vidas que impacta e a rede clandestina de produção de bebês é contada a uma jornalista quando ela já está idosa, vivendo novamente no campo. Um romance envolvente sobre o que significa tomar decisões e como elas impactam a vida dos outros, “Como Se Fosse um Monstro” é uma reflexão única sobre a maternidade, a culpa e o direito de escolher. Com 160 páginas, o livro é da Editora Alfaguara e escrito por Fabiane Guimarães.

 

Mais Uma Vez, Olive 

Crosby, uma pequena cidade do Maine, não é conhecida como um lugar cheio de acontecimentos. Contudo, ao acompanhar as histórias das pessoas que moram ali, é possível vislumbrar um mosaico universal do desejo e da fraqueza humana. No centro desta observação está Olive Kitteridge, uma senhora direta, rabugenta e absolutamente engraçada que segue surpreendendo com seu humor e sua humanidade singulares.
Professora de Matemática aposentada e viúva, Olive é o fio condutor das histórias que compõem esse romance único, inspirador e distante do sentimentalismo. Sua empatia e franqueza são o ponto de partida para se analisar como é possível lidar com a dor e a felicidade alheias enquanto ainda estamos sofrendo. “Mais Uma Vez, Olive” é um romance magistral e comovente sobre a solidão, o amor e o recomeço. De Elizabeth Strout, o livro tem 328 páginas e é da Editora Companhia das Letras.

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas