26 de dezembro | 2020

Começando o ano com saúde

Compartilhe:

Muito aguardado, o período de festas de final de ano também costuma ser o terror das dietas equilibradas. Neste ano, as reuniões familiares e com amigos estão restritas por causa da pandemia, mas é certo que o cardápio fica mais farto e mais apetitoso. E daí, escorregar na dieta é muito fácil.

A solução é ser criativo na hora de preparar a mesa. As frutas da época, como ameixa, pêssego, uvas e abacaxi podem ser aproveitadas nas sobremesas e também em pequenos lanches.  Também é possível aproveitar as carnes brancas e mais magras que já integram esse cardápio, como o peru e algumas partes do chester e do frango. Hortaliças, que dão cor ao prato, e sementes como avelãs, amêndoas, nozes e castanhas também são ricos em nutrientes e, consumidos com equilíbrio, podem fazer com que o Ano Novo seja aproveitado da melhor maneira, melhorando seus índices de colesterol bom ou HDL Colesterol.

Para que esse cardápio variado fique completo é muito importante manter a hidratação, com a ingestão de bastante água – o que não será difícil nos dias quentes do ano – além de procurar manter uma alimentação regular em pequenos períodos de tempo – de quatro em quatro horas, pelo menos. Algumas atitudes também pode ajudar a aliviar a consciência e também o condicionamento, com a prática de exercícios e a ingestão moderada de alimentos, em “preparação” aos dias festivos.

Porém, para não se preocupar em ter uma alimentação restritiva em meio a tantos estímulos, o mais importante é ter o compromisso de cuidar do corpo ao longo do ano – o que pode ser também uma resolução para 2020. Por meio de atitudes preventivas, é possível manter um estilo de vida que tenha a incorporação de hábitos saudáveis, o que inclui reeducação e consciência alimentar no dia a dia.

E falando ainda das festas de final de ano, mesmo para aqueles que costumam cuidar de sua alimentação regularmente, não tem problema uma “escapadinha” e aproveitar as guloseimas oferecidas. Importante, sim, é retomar os hábitos saudáveis o mais breve possível. E ficar de olho não somente na manutenção do peso corporal, mas também nos indicadores de saúde, tais como os índices de glicemia e colesterol.

Aliás, é bom dizer que o incentivo à ingestão de alimentos saudáveis deve fazer parte de todos os ambientes, passando pela infância, com a restrição do uso de frituras, excesso de doces e refrigerantes na merenda escolar, por exemplo, até o incentivo à ingestão de uma dieta equilibrada e fracionada no ambiente corporativo. E falando em ambiente de trabalho, cresce o número de empresas que promovem atividades como orientação e apoio para mudança de hábitos, atividade física para educação permanente, palestras e monitoramento também são importantes para manter uma vida saudável ao longo de todo o ano.


 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas