03 de março | 2013
Com que roupa eu vou?
Atualmente, não basta um bom currículo para garantir uma vaga no mercado de trabalho. A aparência do candidato ou da candidata tem sido um dos itens mais observados; quase sempre os ambientes profissionais exigem certas formalidades, as quais são retratadas no figurino de seus funcionários e funcionárias / GB Imagem
Na hora de comprar roupas, preste atenção nas peças necessárias ao dia a dia no trabalho. Elas não deverão ser as mesmas que você usaria na balada ou no passeio descolado de final de semana / GB Imagem
Tudo que é envolvido numa bela embalagem é mais agradável, o mesmo acontece com o nosso corpo. A vestimenta certa no lugar certo faz toda a diferença principalmente quando o assunto é entrevista de trabalho.
Os especialistas em Recursos Humanos contam que os três primeiros meses do ano é a melhor época para se procurar emprego, mas por isso mesmo o mercado fica bem mais competitivo, sendo que atualmente não basta ter excelente currículo, a aparência do entrevistado, ou da entrevistada, virou quesito essencial. Critério injusto? Isso daria uma boa discussão.
Todos os elementos que compõem a imagem como: aparência, higiene pessoal, roupas, acessórios, linguagem corporal, postura e gestos têm um peso decisivo na hora da escolha do candidato. O futuro candidato é escolhido nos primeiros 30 segundos em que estará em contato com o entrevistador, pois tudo que tem no currículo será avaliado e comprovado na hora da entrevista e também no modo de se vestir. É assim que funciona.
Quando a seleção é interna em uma empresa a aparência do candidato também conta muito, porque as competências técnicas a empresa já conhece e geralmente as emocionais também. Tudo indica que tais regras são um pouco “mais severas” com as mulheres sendo que as roupas, acessórios, cabelo, unha e maquiagem devem ser simples e impecáveis. Os homens também devem prestar atenção; nada de bonés, calça larga mostrando o cós da cueca, pulseiras, correntes, alargadores de orelha e afins, algumas empresas não toleram adereços masculinos e muito menos barbas mal feitas.
Os especialistas recomendam ao candidato ou candidata ao emprego que estude a exigência da empresa com relação ao grau de formalidade para não errar no código de vestir da empresa. Eis aqui algumas dicas: alto nível de formalidade e/ou cargos elevados exigem terno e gravata; médio nível de formalidade pede camisa social com calça social; dependendo da empresa pode usar um jeans escuro com uma camisa.
No geral, é recomendado para as mulheres terninho e para os homens paletó e calça, ambos de alfaiataria. As cores ajudam muito nessa hora, as escuras e as neutras transmitem mais credibilidade e profissionalismo, como azul marinho, cinza chumbo e preto. As cores mais claras na parte de cima continuam sendo mais formal como a camisa, que a mulheres podem investir em um tecido mais refinado e um pouco mais feminino, mas nada de transparência nas cores creme, nude, branco, azul claro, cinza claro e rosa claro. Já os homens podem investir nas camisas tradicionais de algodão com uma camiseta branca por baixo para ajudar a conter a transpiração e evitar transparência, na cor azul claro e branco.
No entanto, é interessante ter pontos de cor no traje. Para os homens na gravata, já para as mulheres nos acessórios ou um lenço, mas, é claro, nada extravagante, porque a roupa não pode chamar mais atenção do que a pessoa.
Importante: a candidata deve evitar unhas coloridas, decote, transparência e cabelo cobrindo o rosto, dê preferência ao cabelo preso e controlado. O candidato precisa estar com cabelo controlado, barba feita, unha limpa e cortada.
E tem mais, com a vestimenta certa, tem mais algumas regrinhas sempre boas de serem lembradas, como por exemplo, chegar 15 minutos antes do horário marcado; desligar o celular; não falar gírias e palavrões, usar tom de voz firme, mas sem gritar, não interromper o entrevistador, não falar mal de pessoas e de empresas nas quais trabalhou, não gesticular demais, olhar sempre nos olhos e ser cordial.
Siga estas dicas e boa sorte!
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!