21 de junho | 2024

Com as temperaturas caindo, a dica é cuidar da pele

Compartilhe:

A poluição, as baixas temperaturas e o tempo seco são características do Inverno que influenciam no modo em que a pele deve ser tratada / GB Imagem

 

 

 

A pele, quando não é cuidada de maneira adequada tende a ficar avermelhada e irritada, ressecada, pelo alto grau de poluição que temos neste período, sendo necessários cuidados especiais / GB Imagem  

 

Com as temperaturas caindo, a dica é cuidar da pele

 

No dia 20 de junho o Inverno dá às caras oficialmente, mas em vários lugares do Brasil, o friozinho já está dando o ar das graças. Muitos até já estão com saudade do calorzão e não veem a hora do período das baixas temperaturas ir embora. Mas, uma coisa é certa, no Inverno os cuidados com a pele devem ser redobrados.

Você sabe quais os produtos usar? Usar ou não usar protetor solar? Que tal um guia para você seguir, fazer a coisa certa e chegar ao próximo Verão com a pele reluzente e saudável?

A poluição, as baixas temperaturas e o tempo seco são características do Inverno que influenciam no modo em que a pele deve ser tratada. Os especialistas explicam como a pele produz menos oleosidade natural, o ressecamento e a sensação de incômodo aparecem principalmente na pele do rosto, que é a mais exposta ao vento e a poluição. A pele, quando não é cuidada de maneira adequada tende a ficar avermelhada e irritada, ressecada, pelo alto grau de poluição que temos neste período, sendo necessários cuidados especiais. Para evitar alguns problemas, as especialistas lembram os cuidados aos quais você deve ficar atento:

Aplique protetor solar — Não tem jeito, o fotoprotetor é de uso diário e eterno. A radiação ultravioleta, também no Outono e Inverno, provoca danos que comprometem a estrutura de sustentação da pele, causando o aparecimento precoce de rugas e flacidez, além das manchas como reação à fotoexposição. A orientação continua a ser a de reaplicar o fotoprotetor de quatro em quatro horas em ambientes fechados e de duas em duas horas em fotoexposição direta. O filtro deve ter dióxido de titânio ou óxido de zinco na formulação, que são bloqueadores físicos importantes.

Não use qualquer creme – O ideal são produtos à base de Fosfolipídeos que formam uma segunda pele e protegem a pele de forma mais efetiva diminuindo a perda de água por evaporação. Invista nos hidratantes e reparadores; além buscar produtos cujos veículos sejam à base de Fosfolipídeos, é ideal investir no ácido hialurônico de alto e baixo peso molecular associados. Eles são indicados para estimular a produção de hidratação natural em todas as camadas da pele.

Lembre-se dos pés, mãos e corpo — Hidratar essas regiões é fundamental. No caso dos pés, passar o hidratante a base de fosfolipideos ou Nutriomega 3, 6, 7 e 9 e colocar uma meia de algodão ajuda a pele a absorver o produto mais facilmente. Nas mãos, invista nos ácidos hialurônicos.

Beba água e tome vitaminas — A hidratação da pele deve ser dinâmica, por isso beber bastante água é importante independente da estação. Além disso, alguns nutracêuticos também são recomendados para uma hidratação dinâmica (de dentro para fora). Fale com o seu dermatologista.

Tenha cuidado com retinóides — Para tratamento de acne, manchas e rejuvenescimento facial, os retinóides são excelentes opções — e geralmente são prescritos no Outono e no Inverno. Mas, eles devem ser usados com parcimônia e orientados por dermatologistas. Seu uso contínuo pode causar hipersensibilidade cutânea, vermelhidão e irritabilidade. Dependendo da sensibilidade da pele, algumas substâncias podem ser usadas como alternativas naturais ao retinol.

Evite banhos muito quentes — Ficar mais de 15 minutos em uma ducha quente é mais que o suficiente para comprometer a camada hidrolipídica da pele, que segura a hidratação. Dessa forma, a pele perde água e lipídeos, o que compromete sua função de barreira. O ideal é banho morno e logo após o banho hidratar a pele. Também vale a pena investir em sabonetes que tenham ingredientes hidratantes em sua formulação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas