04 de maio | 2020

Cidades patrimônio do Brasil, um belo roteiro!

Compartilhe:

1 – A cidade de Goiás, ou Goiás Velho, como também é chamada, guarda um patrimônio arquitetônico e cultural dos mais ricos do País / Divulgação

 

2 – Outra cidade patrimônio do Brasil é São Luís, capital do Estado do Maranhão que fica na ilha de mesmo nome. Foi fundada em 1612 pelos franceses, que tinham a intenção de criar a "França Equinocial" / Divulgação

 

3 – Talvez uma das cidades patrimônio mais visitadas por turistas do mundo inteiro é Salvador, a capital baiana. Na foto, o tradicional Farol da Barra / Divulgação

 

4 – Ouro Preto fixou-se como um verdadeiro relicário da História. É o maior patrimônio da arquitetura e da arte colonial brasileira / Divulgação

 

5 – Brasília também é cidade patrimônio tombada pela UNESCO. Na foto destaque para o Congresso Nacional / Divulgação

 

6 – Olinda é um lugar para se passear a pé pelas ruas, conhecendo suas igrejas e museus e admirando cenários que mesclam mar azul, o verde da vegetação e construções históricas / Divulgação

 

É a Humanidade, através da Unesco, órgão da ONU, quem define o que deve e o que não deve ser preservado para todos. E o melhor, o Brasil é um verdadeiro celeiro de cidades patrimônios, ricas em histórias e lugares maravilhosos para se conhecer. O Brasil tem muitos patrimônios tombados pela Unesco e outros tantos que mereceriam, mas ainda não foram.

A cidade de Goiás, ou Goiás Velho, como também é chamada, guarda um patrimônio arquitetônico e cultural dos mais ricos do País. Tanto que, em 2001, o centro histórico foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Suas ruas tranquilas mantêm o calçamento original de pedras e os prédios históricos do Século XVIII mostram uma arquitetura colonial em que prevalece a simplicidade com poucas influências do barroco. Entre suas manifestações culturais destaque para a Semana Santa, em especial para a Procissão do Fogaréu (este ano afetada por causa da pandemia do novo coronavírus), que recebe visitantes de todo o País. A cidade também é muito conhecida pela poetisa Cora Coralina. Sua casa se tornou um museu bastante visitado. Para quem gosta de visitar belas igrejas, a cidade de Goiás é o local certo. Possui, ainda, opções de cachoeiras e rios para os visitantes se refrescarem. Uma opção é a Cachoeira das Andorinhas.

Outra cidade patrimônio do Brasil é São Luís, capital do Estado do Maranhão que fica na ilha de mesmo nome. Foi fundada em 1612 pelos franceses, que tinham a intenção de criar a "França Equinocial". No entanto, pouco tempo depois eram expulsos pelos holandeses. Em 1615, os portugueses passaram a controlar definitivamente o território.

A cidade guarda também um singular patrimônio cultural. São preservadas tradicionais manifestações folclóricas, que têm raízes nas heranças deixadas pelos povos formadores da população maranhense: africanos, portugueses e índios. Durante o ano todo, mas principalmente na época de grandes festas, a multidão sai às ruas para se divertir.

Talvez uma das cidades patrimônio mais visitadas por turistas do mundo inteiro é Salvador, a capital baiana. A herança étnica e cultural africana, mais marcante em Salvador do que em qualquer outra capital do País, envolve a cidade em clima de alegria e magia. Para além de Salvador, caminhos encantados, como a Linha Verde e a Rota do Descobrimento, conduzem a praias belíssimas, muita história, muita aventura e, sempre, muita festa.

O Estado de Minas Gerais é um belo exemplo de cidades patrimônio. São inúmeros municípios que podem ser exploradas pelos turistas. É claro que a mais conhecida é Ouro Preto.

A origem de Ouro Preto está na descoberta de enormes quantidades de ouro nos Séculos XVII e XVIII, o que gerou um dos mais importantes episódios da nossa história – a Inconfidência Mineira.  Caminhar pelo calçamento de pedra das ladeiras de Ouro Preto é fazer uma viagem no espaço e no tempo. Pode-se visitar o palácio das autoridades e as casas que pertenciam aos inconfidentes, entrar nas igrejas barrocas ornadas com ouro e imagens esculpidas por importantes artistas da época, como o Aleijadinho, e reconhecer os costumes de seus antigos moradores nos objetos expostos nos museus. E para quem gosta de natureza, existem áreas como o Parque Estadual do Itacolomi e numerosas cachoeiras nos arredores.

Já no centro do território brasileiro, está um das cidades mais originais do mundo, Brasília. Criada pelo arquiteto Lúcio Costa e inaugurada em 1960, a capital federal é um dos poucos projetos urbanos modernistas que saíram das pranchetas para se tornarem realidade. Os principais órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ocupam prédios desenhados por arquitetos de renome internacional, dentre os quais se destaca Oscar Niemeyer. Essa combinação de cidade planificada que ostenta verdadeiras obras de arte da arquitetura moderna dispostas em amplos espaços, confere à cidade uma paisagem única no mundo.

Mas Brasília não é apenas uma grande exposição de arquitetura arrojada, o que lhe valeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. As construções estão inseridas em imensos jardins e há parques, como o Parque da Cidade e o Parque Nacional de Brasília. Tem diversos museus e teatros. Seus restaurantes, que oferecem desde pratos regionais brasileiros aos da alta gastronomia internacional, estão entre os melhores do país. A vida noturna conta com bares bem abastecidos e animados. Estabelecimentos de padrão internacional fazem parte da ampla rede de hotéis.

Olinda, no Estado do Pernambuco, também está no roteiro de cidades patrimônio. A cidade ganhou esse nome, segundo se conta, quando em 1535, o fidalgo português Duarte Coelho, mandatário da Capitania de Pernambuco, buscava um lugar para fundar uma povoação. Ao encontrar uma colina com vista magnífica do mar e um porto natural protegido por recifes, teria dito: “Ó linda situação para se construir uma vila”. Verdade ou lenda, não importa. A cidade é muito bonita.

Olinda é um lugar para se passear a pé pelas ruas, conhecendo suas igrejas e museus e admirando cenários que mesclam mar azul, o verde da vegetação e construções históricas. É também uma cidade que oferece bons restaurantes, artesanato autêntico e ateliês de arte. A hospedagem é feita em pequenas pousadas inseridas no centro histórico.

Que tal conhecer esses locais tomados pela Unesco? Consulte já seu agente e planeje férias inesquecíveis, para quando a pandemia passar, recheadas com muita cultura e alegria.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas