24 de março | 2020

Brasil além de sol e praia

Compartilhe:

1- A capital paulista em meio a seus imponentes arranha-céus é conhecida por sua diversidade cultural e gastronômica. São Paulo possui diversas expressões artísticas que vão desde exposições, espetáculos de dança até circuitos culturais / GB Imagem

 

2- Curitiba, a capital do Paraná, também traz diversas atrações para o lazer dos visitantes. A cidade possui 20 parques, sendo o Jardim Botânico, com estufa de vidro e metal que lembra o antigo Palácio de Cristal de Londres, um dos mais visitados / GB Imagem

 

3- Também no Paraná, Foz do Iguaçu é a sede de uma das novas sete maravilhas da natureza – as Cataratas do Iguaçu / GB Imagem

 

4- Para quem visita Brasília uma boa opção é admirar belas esculturas. Um dos destaques fica para “Os Candangos”, de Bruno Giorgi. Concebida em 1959, na Praça dos Três Poderes é uma homenagem aos 80 mil trabalhadores responsáveis pela construção da capital / GB Imagem

 

5- No Rio Grande do Sul, Gramado é muito conhecida pelo “Natal Luz”. A cidade possui como uma das características mais fortes a dedicação da comunidade para receber bem os turistas / Divulgação

 

6- Em Belo Horizonte o turista pode conferir o Conjunto Moderno da Pampulha, patrimônio cultural da humanidade / GB Imagem

 

Em época de epidemia do novo coronavírus, viajar nem pensar! O correto é ficar em casa e evitar aglomerações, mas epidemia vai passar e logo a rotina vai voltar ao normal e você pode sim sonhar com uma viagem de descanso. Com o dólar nas alturas, uma boa opção é conhecer o Brasil. E quando se fala em Brasil, logo se pensa em sol e praia, mas várias cidades não litorâneas são bastante procuradas para o turismo. De acordo com um levantamento do Expedia Group, plataforma mundial de viagens, seis cidades do país que não possuem litoral estão entre os dez lugares mais procurados pelos viajantes, tanto brasileiros, quanto estrangeiros.

São Paulo (SP), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Brasília (DF), Gramado (RS) e Belo Horizonte (MG) dominaram a lista de buscas para o período de férias deste verão, mostrando assim que o Brasil possui diversos atrativos para atender a todos os tipos de visitantes.

De acordo com o Estudo de Demanda Turística Internacional de 2018, do Ministério do Turismo, os meses de dezembro a março concentraram mais de 50% do fluxo internacional de turistas, com viagens predominantemente relacionadas a lazer. Além de sol e praia, a busca de outras variedades do turismo tem crescido desde 2014. A visita ao Brasil pelo ecoturismo, por exemplo, teve um aumento 27,3% no período. Outro dado apontado pela pesquisa foi que 1 em cada 10 turistas internacionais vieram ao país pelo turismo cultural.

A capital paulista em meio a seus imponentes arranha-céus é conhecida por sua diversidade cultural e gastronômica. São Paulo possui diversas expressões artísticas que vão desde exposições, espetáculos de dança até circuitos culturais. Mas, quem pensa que a capital é só cultura está muito enganado. Milhares de pizzarias, churrascarias, bares, padarias e restaurantes com a culinária de mais de 50 países, elegem a cidade como um dos principais destinos gastronômicos. O turismo de negócios, também, é uma das marcas da economia local.

Curitiba, a capital do Paraná, também traz diversas atrações para o lazer dos visitantes. A cidade possui 20 parques, sendo o Jardim Botânico, com estufa de vidro e metal que lembra o antigo Palácio de Cristal de Londres, um dos mais visitados. Outro atrativo imperdível é a Ópera de Arame, que possui estrutura tubular metálica e o teto transparente, e foi construída na cratera de uma antiga pedreira. O Centro Cívico é a sede dos três poderes do estado (Executivo Legislativo e Judiciário), ao lado do Museu Oscar Niemeyer, com acervo de mais de 2.200 obras de artistas renomados.

Também no Paraná, Foz do Iguaçu é a sede de uma das novas sete maravilhas da natureza – as Cataratas do Iguaçu -, a cidade paranaense também é muito procurada por turistas do Brasil e do mundo.  A cidade, com cerca de 260 mil habitantes, tem no turismo a base de sua economia, com destaque para a Hidrelétrica de Itaipu, que atrai milhões de visitantes. O município também possui o conhecido Marco das Américas, atrativo que simboliza o encontro das três fronteiras: Brasil, Paraguai e Argentina.

Ultimamente Brasília tem sido destaque nos noticiários não pelo seu turismo, mas por causa das crises políticas, talvez tais notícias tenham despertado o interesse turístico na população. A capital do Brasil, projetada por Oscar Niemayer, foi reconhecida pela Unesco, em 1987, como primeiro bem moderno do patrimônio mundial. Em 2017, foi incluída na Rede de Cidades Criativas, com o título de Cidade do Design. Entre os atrativos naturais, três áreas verdes de Brasília estão entre as mais visitadas do Distrito Federal: o Jardim Botânico, o Parque da Cidade e o Parque Nacional de Brasília. O Jardim Zoológico e o Lago Paranoá, que banha a cidade, também estão entre as áreas de lazer disputadas pelos visitantes. Na Ermida Dom Bosco, na beira do lago, o turista tem uma bela vista do pôr-do-sol. A Chapada Imperial é um destino de turismo rural, de natureza e aventura, com trilhas, cachoeiras e cozinha caipira. E para quem gosta de apreciar artes, uma boa opção é admirar belas esculturas. Um dos destaques fica para “Os Candangos”, de Bruno Giorgi. Concebida em 1959, na Praça dos Três Poderes é uma homenagem aos 80 mil trabalhadores responsáveis pela construção da capital federal.

No Rio Grande do Sul, Gramado é muito conhecida pelo “Natal Luz”. A cidade possui como uma das características mais fortes a dedicação da comunidade para receber bem os turistas. Além dos ensaios e decoração das ruas e lojas, a montagem dos palcos para os grandes espetáculos envolve uma equipe gigantesca que transforma fantasia em realidade. São centenas de artistas entre bailarinos, cantores, músicos, atores, produtores e diretores que aliam talento e inspiração, transformando Gramado em uma cidade mágica para a temporada de Natal. Mas, diga-se de passagem, Gramado é bom para se visitar em qualquer época do ano. Por lá, você sempre terá o que fazer e o que é melhor, em um “clima europeu”.

Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, também conhecida como a capital do pão de queijo, do tutu de feijão e de tantas outras delícias tem sido bastante procurada pelos turistas. Com uma culinária singular que remete a uma tradição de décadas, Belo Horizonte vem se consolidando cada vez mais como um ativo imprescindível para o turismo gastronômico no país. A mistura da arquitetura de uma cidade grande se junta ao jeito interiorano do mineiro – tão presente na cultura dos botecos e bares da Savassi e no Mercado Central de Beagá. O turista ainda pode conferir o Conjunto Moderno da Pampulha, patrimônio cultural da humanidade.

Se você não gosta de praia, ou quer se aventurar por outros destinos nacionais, fica aí a dica. O Brasil é repleto de cidades que valem a pena conhecer!

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas