08 de julho | 2012

Banana sequinha

Compartilhe:

Jiló é uma delícia!

Lave os jilós, retire o cabinho e corte em quatro pedaços. Cozinhe os pedaços do jiló no vapor – eles cozinham rapidamente. Á parte, num tigelinha, dissolva tempero em pó para salada em água morna. Acrescente vinagre perfumado com alho (você encontra pronto), pimenta do reino e azeite. Misture bem e corrija o sal, se necessário. Misture o tempero ao jiló e deixe marinar por algumas horas; quanto mais tempo, mais gostoso será. O ideal é que legume fique coberto pelo tempero.

 

Sal demais

Quando fizer sopa, ou outro caldo, e ficar salgado demais, acrescente batatas. Descasque-as e corte em quatro partes, elas absorveram o sal.

 

Dica antiga

No caso de abacaxi muito ácido ou melão aguado,  poderão ficar mais saborosos se as fatias da fruta forem salpicadas levemente com sal.

 

Camarão limpinho

Camarão é gostoso, mas há quem torça o nariz porque não é muito fácil limpá-lo. É preciso tirar a tripinha preta que equivale ao intestino do bichinho e é aí que mora a dificuldade. Experimente deixar o camarão de molho durante 40 minutos em água bem fria com vinagre. Isto vai facilitar o trabalho.

 

Sal por último

Quando cozinhar mandioca, coloque o sal somente quando estiver cozida a seu gosto.

 

Fritada

Se a opção é mandioca frita, cozinhe primeiro e depois passe-as no óleo quente. Antes de servir, salpique com alho frito e sal.


Banana sequinha

Banana é rica em potássio e faz muito bem à saúde. Acompanha muito bem as refeições quando fritas; experimente passá-las na farinha de trigo e depois fritá-las em óleo quente. Outra dica é “passar” as bananas na frigideira na qual fritou bifes. Fica delicioso.

 

Outra dica nutritiva

Lave bem as bananas antes de retirar as cascas e cuide para que as mesmas saiam inteiras. Alise a casca da banana com o martelo de bater carne, tempere com sal e alho (ou a seu gosto como faria com bife), passe as cascas no ovo batido e na farinha de rosca. Frite a seguir.

 

Batata bem temperada

Antes de fritar as batatas, tempere com sopa de cebola (existem várias marcas disponíveis no mercado).

 

Sem pele

Congele os tomates um a um e depois embale-os em sacos plásticos. Na hora de utilizar, retire do freezer tire a pele em água corrente; são perfeitos para molhos e refogados.

 

Verdura saborosa

Quando refogar brócolis, ou outro legume, acrescente caldo de legumes ao cozimento. Prefira os caldos em pó pois têm menos gordura. A mesma dica vale quando cozinhá-los para salada.

 

Geladeira cheirosa

Depois de limpar a geladeira, coloque algumas folha de louro. Ficará cheirando gostoso, absorvendo outros odores.

 

Sempre crocante

Quer conservar bolachas e salgadinhos crocantes por mais tempo? Coloque em recipiente bem fechado e guarde na prateleira intermediária da geladeira.

 

E falando na geladeira…

Os alimentos mais perecíveis devem ser colocados bem próximos ao congelador. A água deve ser sempre conservada em garrafa de vidro tampada.

 

Salada boa

Quer preparar um tempero especial para sua salada? Coloque óleo de boa qualidade em um recipiente que possa ser bem vedado. Junte pimenta de sua preferência, e ervas como manjerona, salsa, manjericão, enfim o que sua imaginação permitir, alho e deixe “tomar gosto” durante um mês, no mínimo.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas